Turismo: CONHEÇA FOZ DO IGUAÇU, A “TERRA DAS CATARATAS”

O “Meu Pedaço do Brasil”, programa da TV Brasil, desta semana divulgou Foz do Iguaçu, apresentando os principais pontos turísticos da região.

Da Redação com TV Brasil

A viagem começa no Parque Nacional do Iguaçu, casa das Cataratas, uma das sete maravilhas naturais do mundo. No parque, além de visitar as corredeiras, a equipe do programa ainda faz um passeio de barco pelo rio e chega bem perto da Garganta do Diabo, mais famosa queda d’água da região.

Parque Nacional do Iguaçu apresenta  uma paisagem inesquecível e única
Parque Nacional do Iguaçu apresenta uma paisagem inesquecível e única (foto: Divulgação/TV Brasil)

Bem próximo ao parque, o Parque das Aves é outra atração da cidade. O refúgio de mata nativa serve de proteção para diversas espécies de aves típicas da Mata Atlântica, muitas delas ameaçadas de extinção. No passeio o turista pode circular dentro dos viveiros e observar os pássaros livres, voando ao seu redor.

O programa também visita a segunda maior hidrelétrica do mundo, Itaipu Binacional, e apresenta todo o circuito turístico oferecido pela Usina: uma visita panorâmica que mostra a grandiosidade da barragem e uma visita especial, que leva o visitante para bem perto das turbinas.

Para completar, Meu Pedaço do Brasil ainda apresenta o perfil multicultural da cidade, através do Marco das Três Fronteiras.

Mesquita Omar Ibn Al-Khatab

“Terra das Cataratas”

O Parque Nacional do Iguaçu é Patrimônio Natural da Humanidade
O Parque Nacional do Iguaçu é Patrimônio Natural da Humanidade – (foto: Divulgação/TV Brasil)

DADOS E HISTÓRIA. As Cataratas do Iguaçu (em castelhano: Cataratas del Iguazú) é um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná), localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina, na fronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

O parque nacional argentino foi criado em 1934, enquanto o parque brasileiro foi inaugurado em 1939. Ambas as áreas de proteção com o propósito de administrar e preservar o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor. Os parques tanto brasileiro como argentino passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. Desde 2002, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos sítios geológicos brasileiros.

Historicamente, o primeiro europeu a achar as Cataratas do Iguaçu foi o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, no ano de 1541.[2] Atualmente, é o segundo local mais visitado por estrangeiros no Brasil. Em época de chuva, as Cataratas do Iguaçu chegam a ser a 3ª maior do mundo em volume de água. Sua vazão chega a aumentar 10 vezes, chegando a 11,3 mil metros cúbicos por segundo, quando o normal é 1,5 mil.

As Cataratas do Iguaçu participaram da campanha mundial de escolha das sete maravilhas naturais do mundo, organizada pela Fundação New 7 Wonders. As cataratas ficaram entre as 28 finalistas da campanha, que durou até o fim do ano 2011 quando foi atingido o número de 1 bilhão de votos. No dia 31 de janeiro de 2012, o Google preparou um doodle especial em homenagem a descoberta das Cataratas do Iguaçu por Álvar Núñez Cabeza de Vaca.

(Com informações da Wikipedia)

PROGRAMA DE VIAGEM, ASSISTA:

Seja o Primeiro a comentar on "Turismo: CONHEÇA FOZ DO IGUAÇU, A “TERRA DAS CATARATAS”"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*