Ponte da Amizade: BRASIL E PARAGUAI REABRIRAM PONTE DA AMIZADE NESTA (15)

Diário Oficial da União publicado na noite de quarta-feira (14) confirmou abertura da ponte que liga Foz do Iguaçu a Ciudad de Leste. Automóveis e pedestres já circulam pela ponte.

Desde o fim da madrugada desta quinta-feira, 15, já eram significativas as presenças de pessoas e automóveis nas aduanas brasileira e paraguaia na Ponte da Amizade, respectivamente em Foz do Iguaçu e Ciudad del Leste. Marcada para ser hoje, a reabertura da Ponte da Amizade foi confirmada pelos governos dos dois países na quarta-feira (14).

Informações, obtidas pelo O IGUASSU as 09:30h desta manhã, dão conta de que não estaria sendo permitido o trânsito de pedestres. Somente quem transita em veículo automotor pode cruzar as fronteira para Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.

O fluxo de automóveis na ponte, já foi restabelecido desde as 5h desta quinta-feira (foto: ABC Color).

Para formalizar sua autorização para a reabertura da Ponte da Amizade, o governo brasileiro publicou respectivo despacho presidencial na Edição Extra do Diário Oficial da União (D.O.U), na noite de quarta-feira (14).

Confira o ato publicado (vide destaque nosso em VERDE) no D.O.U. de 14-10-202:

Paraguai também confirmou

Da mesma forma que o Brasil,  governo do Paraguai também confirmou na quarta-feira, 14, que a Ponte da Amizade, principal passagem da fronteira com o Brasil, será reaberta hoje.

A confirmação por parte do governo paraguaio, foi feita na quarta-feira (14) pela diretora-geral de Migrações do governo paraguaio, Maria Ángeles Arriola (foto lateral), que esteve presente na zona aduaneira de Ciudad del Este pela manhã.

O acordo é para liberar a passagem dos cidadãos, mas haverá limitação, pois os mesmos somente poderão chegar até o quilômetro 30 da rodovia PY02.

“A ponte será reaberta amanhã [15] de 5h, sem mais trâmites, até as 14h, período em que se permitirá a entrada das pessoas que terão tempo para sair até a meia-noite”, disse Arriola, ao chegar a Ciudad del Este.

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Federico González, anunciou na terça-feira (13), após uma reunião com o presidente Mario Abdo Benítez, que “provavelmente, nas próximas horas, se confirme a reabertura de outras cidades fronteiriças [com o Brasil], como Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá”.

Já em relação à Argentina, González afirmou que as negociações sobre a reabertura das fronteiras ainda estão em curso.

O Fim do bloqueio na Ponte da Amizade, imposto há seis meses por causa da pandemia, está previsto para ocorrer em meio a protestos de comerciantes prejudicados pelo impacto econômico causado pelas restrições.

O ministro das Relações Exteriores paraguaio, Federico González, confirmou a reabertura da ponte que liga Ciudad del Este e Foz do Iguaçu. A passagem será permitida, a princípio, somente para veículos e caminhões de carga, e de 5h às 14h, seguindo protocolos de saúde.

Agentes paraguaios atuam na fronteira com o Brasil Foto: Governo do Paraguai

A liberação da passagem vinha sendo exigida por comerciantes e produtores de Ciudad del Este, capital do Departamento de Alto Paraná, devido ao prejuízo causado pelos meses em que a ponte ficou fechada.

Gonzalez antecipou que, em breve, também será confirmada a reabertura de trechos da fronteira com o Brasil nas cidades de Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá, que também dependem do comércio com o país vizinho. “Estamos bem encaminhados para reabrir a fronteira”, disse González aos jornalistas.

A ponte é a principal ligação entre as duas nações e antes de seu fechamento recebia tráfego de 40 mil veículos por dia, além de 100 mil pessoas a pé.  No dia 21 de setembro, o governo paraguaio aprovou o protocolo sanitário para uma reabertura controlada da fronteira terrestre com o Brasil.

Pandemia – O Paraguai registra um total de 51.197 pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, das quais 1.108 morreram, de acordo com os últimos números divulgados pelo governo do país, enquanto no Brasil, mais de cinco milhões de pessoas foram infectadas e mais de 150 mil morreram de COVID-19, segundo o Ministério da Saúde.

(Da Redação com Agências EFE e Sputnik)

Seja o Primeiro a comentar on "Ponte da Amizade: BRASIL E PARAGUAI REABRIRAM PONTE DA AMIZADE NESTA (15)"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*