Hot Topics

Política: LULA VOLTA AO RINGUE POLÍTICO E SE PREPARA PARA TESTAR INFLUÊNCIA NAS MUNICIPAIS

Ex-presidente usou data pátria para polarizar com Bolsonaro. Frente ao alcance do auxílio emergencial, tem o desafio de manter viva a memória da “bonança” dos anos petistas.

Na semana em que se comemorou a independência do Brasil, um movimento atraiu as atenções. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) claramente mostrou que estava de volta ao ringue político-eleitoral. Ele aproveitou a data patriótica do 7 de Setembro para, em um vídeo divulgado nas redes sociais, fortalecer a polarização com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Lula, apostou como nunca num discurso pró-minorias, teceu críticas ao Governo e ao manejo da pandemia, falou de economia e política externa. Ensaiou apontar soluções. Fez questão de publicar versões do discurso em espanhol, inglês e francês.

Com seus 23 minutos de vídeo, o ex-presidente lançou de vez um questionamento: Lula será candidato à sucessão presidencial em 2022?

A pergunta foi feita até pela consultoria de risco político internacional Eurasia. No que depender do Judiciário, a resposta hoje seria não. Ele tem condenações por corrupção em segunda instância na Justiça e, portanto, é considerado ficha-suja. Pelas regras atuais, quem for condenado por um colegiado de juízes não pode disputar o pleito.

E os embates com a Justiça estão longe de acabar. Além de ser réu em seis processos, nesta segunda a força-tarefa da Operação Lava Jato resolveu fazer uma nova denúncia contra Lula, acusando-o de lavagem de dinheiro ao receber doação da Odebrecht para seu instituto.

A defesa do petista rebateu: disse que os procuradores não têm nenhuma prova nas mãos e apenas reagem aos reveses recentes que a Lava Jato sofreu no Supremo Tribunal Federal.

(Da Redação com El País)

Seja o Primeiro a comentar on "Política: LULA VOLTA AO RINGUE POLÍTICO E SE PREPARA PARA TESTAR INFLUÊNCIA NAS MUNICIPAIS"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*