Hot Topics

Meio Ambiente: DIA DA ÁRVORE TERÁ AGENDA ESPECIAL NA ITAIPU

Bi-nacional programa atividades com colaboradores para celebrar o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro.

Neste ano, o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, terá atividades para aproximar ainda mais os colaboradores da Itaipu e a natureza. A programação para o público interno inclui a distribuição de mudas de árvores frutíferas da Mata Atlântica e de um vídeo-oficina de kokedamá (arranjos naturais da cultura japonesa).

O cronograma de celebração da data também inclui a premiação do concurso de memes sobre floresta e biodiversidade, promovido pela Educação Ambiental da Itaipu e pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. O público interno foi convidado a participar da votação, aberta à comunidade.

As iniciativas são resultado de uma ação conjunta entre as divisões de Área Protegidas e de Educação Ambiental, da Diretoria de Coordenação.

Oficina de kokedamá

Como parte da programação do dia 21, será enviado via link no e-mail corporativo um vídeo-oficina sobre a técnica japonesa de arranjos naturais suspensos chamada kokedamá. Essa oficina já foi realizada presencialmente em uma edição do aniversário do Ecomuseu, com grande procura boa avaliação.

“Por isso, a ideia é disponibilizar esse vídeo internamente para que mais pessoas tenham acesso a técnica e possam confeccionar seus arranjos em casa”, disse Cupelli.

Segundo o biólogo, o aprendizado da kokedamá “é uma forma recreativa de estimular o cuidado e a apreciação da flora e passar bons momentos em família na criação dos arranjos, que podem ser fixados nas árvores ou usados como decoração interna”.

Memes premiados

Como parte da agenda de celebração da data, o Ecomuseu receberá, às 10h30, o evento de premiação do 1º Concurso de Memes Ambientais, promovido pela Divisão de Educação Ambiental da Itaipu e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Os três finalistas receberão bicicletas como prêmio.

Os memes, que deveriam contemplar imagens fazendo alusão a uma das seguintes questões ambientais atuais, globais ou locais (florestas, mudanças climáticas ou biodiversidade), foram julgados pela comissão avaliadora.

“O concurso é uma maneira de promover a criatividade e o engajamento dos usuários das redes sociais para o tema, sensibilizando as pessoas para a importância das ações conservação da biodiversidade e para mudanças positivas na sociedade”, afirma Lucilei Rossasi da MAPE.CD.

Foram recebidos e aprovados 67 memes, de 21 municípios da região. Desses, dez memes foram selecionados para a votação popular, que acontece por meio da página do Facebook do Conselho dos Municípios Lindeiros, entre os dias 10 e 15 de setembro. A votação é aberta é disponível a qualquer pessoa.

(Da Redação com JIE)

Seja o Primeiro a comentar on "Meio Ambiente: DIA DA ÁRVORE TERÁ AGENDA ESPECIAL NA ITAIPU"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*