Ficha Suja: PARANÁ TEM 1.496 POLÍTICOS NA LISTA DE ‘INELEGÍVEIS’

Confira nesta reportagem se políticos de sua cidade estão na lista de inelegíveis que o TCE apresentou a Justiça Eleitoral.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) entregou nesta quarta-feira (02) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), a relação de 1496 políticos e agentes públicos que tiveram suas contas desaprovadas nos últimos oito anos e cujos processos foram finalizados. Desse total, 492 prefeitos ou ex-prefeitos, quatro vice ou ex-vice-prefeitos e 289 vereadores ou ex-vereadores. Destes últimos, 169 são presidentes ou ex-presidentes de câmaras municiais. A lista de ‘inelegíveis’ serve de base para análise da Justiça Eleitoral para validação ou não de candidaturas às próximas eleições.

A lista de inelegíveis apresentada pelo TCE, que pode ser acessada CLICANDO AQUI,  mostra informações referentes a todos os prefeitos e gestores públicos que, segundo o TRE, “demonstraram má conduta na administração do dinheiro público nos últimos oito anos”.

O encaminhamento desta pesquisa à Justiça Eleitoral deve acontecer todos os anos em que forem realizadas as eleições. A divulgação dos nomes auxilia o TRE-PR a definir os candidatos que ficarão inelegíveis nas próximas eleições. E, apesar da inclusão do nome na lista não representar, de imediato, impedimento para a pessoa concorrer ao pleito, o documento também tem o propósito de orientar o cidadão na escolha dos candidatos no momento do voto.

Neste ano, a relação terá duas novidades, sendo a primeira o levantamento georreferenciado – que traz a quantidade de registros de irregularidades por município – e a segunda, a síntese das irregularidades – que apresenta as principais causas de desaprovação.

O responsável que constar nessa pesquisa não poderá emitir certidão negativa de contas julgadas irregulares ou de contas julgadas irregulares com implicação eleitoral. Contudo, após a entrega da Lista à Justiça Eleitoral, é possível que um nome seja retirado, por decisão do próprio Tribunal de Contas ou do Poder Judiciário.

Confira a lista completa de inelegíveis feita pelo TCE:

Clique para acessar o 00329826.pdf

(Da Redação com Assessoria do TCE)

Seja o Primeiro a comentar on "Ficha Suja: PARANÁ TEM 1.496 POLÍTICOS NA LISTA DE ‘INELEGÍVEIS’"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*