TURISMO DE FOZ DO IGUAÇU TEM NOVO SECRETÁRIO

O servidor de carreira Lourenço Kurten é o novo secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu. A portaria de nomeação foi publicada no diário oficial, na edição de sexta-feira (22). Formado em administração, com pós-graduação em recursos humanos, Kurten trabalha há 26 anos no serviço público, onde desempenha a função de Analista Técnico em Projetos Turísticos.

O secretário destaca que pretende realizar uma gestão participativa, de diálogo e parceria entre a administração e o trade . Para iniciar seu trabalho à frente da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Lourenço Kurten indica prioridades, como o apoio às iniciativas decorrentes das concessões do Marco das Três Fronteiras e do Centro de Convenções, a alteração da legislação para a licença de eventos, a normatização de incentivos fiscais para empreendimentos de turismo e a implantação da linha executiva de transporte.

O secretário de Turismo conta que elaborará um levantamento para balizar as ações de divulgação e promoção do Destino Iguaçu. De acordo com Lourenço Kurten, a proposta é fortalecer a Gestão Integrada do Turismo para assegurar a presença de Foz do Iguaçu nos principais eventos e feiras do setor. O secretário explica que a proposta de planejamento também poderá nortear as atividades do futuro gestor municipal.

Ressalto que estes e outros temas serão debatidos em uma gestão participativa entre a Secretaria de Turismo, o município, na pessoa da prefeita Ivone Barofaldi, com o trade local, ou seja, o Comtur“, enfatiza Lourenço Kurten. “Pelo pouco tempo para atuar, faremos um esforço para preparar a Setur para o futuro da cidade. Estarei à disposição para receber propostas que nos auxiliem nesta caminhada”, expõe o secretário.

Centros turísticos

Sobre a conclusão dos centros de atendimento ao turista da Praça Getúlio Vargas e da avenida das Cataratas, o secretário Lourenço Kurten informou que entrou em contato com o engenheiro responsável pelas obras. Segundo Kurten, as equipes do governo estadual e do Ministério do Turismo (MTur) avaliam as condições de execução das construções e novas informações deverão ser apresentadas nesta semana.

Esclareço que a execução da obra é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Paraná Turismo e da Paraná Edificações. Entretanto, o município é o maior interessado, pois disponibilizou as duas áreas e realizou trabalhos importantes para as obras“, explica o Lourenço Kurten. O término dos centros de atendimento estão entre as revindicações do segmento turístico de Foz do Iguaçu.

Diálogo e integração

Enfatizando a gestão de diálogo e parceira que pretende realizar, Lourenço Kurten explica que todos os temas relacionados ao turismo serão debatidos entre a Prefeitura Municipal e o trade turístico iguaçuense. “Muitos que me conhecem sabem que sempre defendi a participação integrada no turismo. O Conselho de Turismo será o nosso grande parceiro“, diz o secretário de Turismo.

Kurten reafirma a importância da Gestão Integrada do Turismo, instrumento de gestão planejada e articulada que envolve os segmentos que atuam no turismo de Foz do Iguaçu. “A Gestão Integrada foi uma das maiores inovações em gerenciamento de turismo no Brasil nos últimos anos. Com a evolução global e também do turismo, temos que estudar se há necessidade de adequações neste processo ou se ele atende às nossas necessidades“, finaliza.

Histórico

Com 45 anos de idade, Lourenço Kurten formou-se em Administração na Facisa, atualmente, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). No serviço público, sempre atuou no meio turístico, ingressando na Secretaria Municipal de Turismo em 1989, como contratado, efetivado no órgão no ano seguinte. Como quadro de carreira, trabalhou na Foz do Iguaçu Turismo S.A. (Foztur) até a extinção da autarquia, em 2001, quando foi aprovado em concurso público para exercer cargo técnico em turismo, na Setur

Com H2FOZ

Seja o Primeiro a comentar on "TURISMO DE FOZ DO IGUAÇU TEM NOVO SECRETÁRIO"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*