SERVIDORES MUNICIPAIS PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE EQUILÍBRIO FINANCEIRO

A prefeitura de Foz do Iguaçu com o apoio da Itaipu Binacional promoveu na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da Fundação Cultural, uma palestra sobre educação financeira direcionada aos secretários, diretores e servidores municipais.
 
A palestra foi ministrada pelo empresário, administrador e especialista em finanças pessoais, Altemir Farinhas. O evento integra a política de valorização dos servidores que o governo municipal tem executado.
 
Dívidas financeiras têm sido um dos grandes problemas dos brasileiros, e nesta lista, incluem-se os servidores públicos. De acordo com uma pesquisa realizada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), aproximadamente 70% dos servidores brasileiros estão endividados. A maioria das dívidas está relacionada aos empréstimos consignados, de acordo com o Banco Central, este tipo de empréstimo movimentou cerca de R$ 288,6 BI em 2016.
 
O endividamento é uma das fontes geradoras de alteração de humor, fadiga excessiva e estresse. As dívidas na vida de um servidor podem impactar de maneira negativa no serviço público.
 
O prefeito Chico Brasileiro, e o secretário de administração, Ney Patrício, também participaram da palestra e reafirmaram que o bem-estar social dos servidores é uma preocupação constante do governo.
 
“Esta palestra integra uma das ações que nós estamos trabalhando, para olhar para o servidor público. Pois é inadmissível que uma empresa com quase seis mil funcionários, não tenha uma política voltada para os servidores”, disse o prefeito. Ainda de acordo com Chico Brasileiro, ações voltadas para acompanhar a saúde periódica dos servidores estão sendo planejadas.
 
Durante a palestra, os servidores ouviram várias dicas sobre o uso consciente do dinheiro. Altemir Farinhas, também apresentou os Dez Mandamentos financeiros compostos pelos seguintes tópicos:
 
1. Não gastarás mais do que ganhas
2. Não utilizarás o limite do cheque especial
3. Não utilizarás o limite do cartão de crédito
4. Não atrasarás o pagamento do cartão de crédito
5. Não emprestarás cheque ou o seu nome
6. Não comprarás apenas por desejo
7. Na dúvida, não comprarás
8. Os problemas dos outros não poderão ser seus
9. Farás mensalmente o orçamento financeiro familiar
10. Pouparás hoje para que tenhas amanhã
 
Ainda de acordo com Altemir, para o servidor ter sucesso financeiro, é fundamental a participação de toda a família nas discussões de economia da casa.
 
O Diretor Financeiro Executivo da Itaipu, Marcos Vitório Stamm, que também estava presente na palestra, parabenizou o governo Chico Brasileiro em se preocupar com a educação financeira para os servidores.  
Com PMFI

Seja o Primeiro a comentar on "SERVIDORES MUNICIPAIS PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE EQUILÍBRIO FINANCEIRO"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*