SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AVANÇA COM REALIZAÇÃO DE METAS DURANTE OS 100 DIAS DE GOVERNO

A Secretaria Municipal de Assistência Social está avançando na realização de atividades importantes que foram estabelecidas pela equipe com o início da nova gestão. Para os 100 dias de governo as principais metas foram atingidas e outras já estão sendo iniciadas, transformando toda a rede de Assistência Social de Foz do Iguaçu em uma área mais sólida e fortalecida no Município.
 
A primeira meta era reconstruir e pontuar pendências no âmbito do Estado e do Governo Federal, como também a verificação de prestação de contas e cofinanciamentos. De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Elias Oliveira, durante os 100 dias a equipe trabalhou com muito empenho para fazer essa busca e identificar cada processo. “Estamos com tudo em dia, ainda temos prestação de contas de 2015 e de 2016, mas conseguimos estruturar melhor agora”, pontuou.
 
A segunda meta era de reorganizar dos serviços da Assistência Social, mapear todos os serviços e mapear a ausência de recursos humanos e ausência de condições de prestação de serviços. “Agora estamos prestes a fazer a chamada pública do concurso do ano passado e iremos cumprir essa meta para os equipamentos que temos hoje no Município, que são os equipamentos de proteção social básica, aqueles que são a porta de entrada do SUS como os CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, serviços de fortalecimento de vínculos familiares, de fortalecimento de vínculos comunitários e estes estão fechados com suas equipes de referência completos”, destacou o secretário.
 
Uma meta considerada fundamental era de realizar a Conferência de Assistência Social, que depois de muitos anos conseguiu ganhar reconhecimento e valorização. Segundo Elias, através da Conferência foi possível fazer um diagnóstico dos problemas do Município, construir um perfil trabalhando com as demandas prioritárias e levantando demandas para o Estado e, sobretudo, conforme disse o secretário, inserir nos eixos o andamento da política. 
 
Outra tarefa realizada foi a inauguração do CRAS central, o quinto Centro de Referência de Assistência Social. CRAS Oeste vai atender uma demanda muito antiga da região central da cidade que há pelo menos 10 anos aguardava pela instalação deste equipamento e passará a dar apoio às famílias com vulnerabilidade social. O espaço foi alugado pela Prefeitura e possui salas amplas, com cozinha, sala de recepção, salas de atendimento individualizado e área de lazer para as atividades socioculturais e oficinas de qualificação. Está localizado em uma região central, próximo ao hotel Bella Itália e à igreja matriz do Jardim Maracanã.
 
“Iremos atender toda a população da região central que precisava se deslocar para outras áreas buscar atendimento em outras unidades do CRAS. Aqui atenderemos aproximadamente de 8 a 10 mil famílias, com o objetivo de trabalhar a prevenção, e o fortalecimento de vínculo. Reforçando que direito socioassistencial se garante com equipamento público, garante atendimento de qualidade, com dignidade, com acessibilidade para que as pessoas possam vir aqui e acessar seus direitos. Agora estamos em fase de reordenamento dos serviços socioassistenciais e trabalhando na construção dos planos municipais, da Pessoa Idosa, do SINASE e do Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes. Ainda como foco, nós temos a construção da primeira Conferência da Igualdade Racial e a Conferência Livre da Mulher, esta ainda a ser programada”, disse Elias.
Com PMFI

Seja o Primeiro a comentar on "SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AVANÇA COM REALIZAÇÃO DE METAS DURANTE OS 100 DIAS DE GOVERNO"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*