SECRETARIA DA SAÚDE DESENVOLVE PLANO MUNICIPAL PARA 2018 A 2021

Na última sexta (04), a secretaria municipal de saúde de Foz do Iguaçu, o GT Saúde da Itaipu Binacional e o Conselho Municipal de saúde traçaram o Plano Municipal de Saúde (PMS) para os próximos quatro anos. Os trabalhos foram acompanhados por representantes do Conselho Municipal de Saúde, vereadores, trabalhadores e usuários do SUS. As propostas serão enviadas na quinta-feira (10) ao Comus para validação
 
Para elaboração do Plano a Secretaria de Saúde ouviu a população e os trabalhadores da saúde pública durante o mês de julho. Ao todo, foram 10 reuniões das “Oficinas de Gestão Participativa”, divididas em cinco regiões. 
 
O prefeito Chico Brasileiro explica que o PMS é um feito com base na experiência das pessoas. “A saúde não pode ser um saber apenas do técnico, tem que ser um saber de quem utiliza o sistema e de quem trabalha lá. É preciso  envolver a comunidade num processo participativo que seja construído a partir da base, e que culmina esse evento, unindo trabalhadores, gestores e usuários, para ter um horizonte de uma saúde que possa atender e melhorar a qualidade de vida da população”, enfatiza.
 
A secretaria de saúde, Inês Weizemann, frisa que ouvir a população foi um fato histórico para a criação do PMS. “Quero agradecer a todos que estão mostrando a importância do SUS para a população. Quem faz uso é o povo e temos que criar programas que atendam os anseios da população. Com todas as reuniões realizadas durante o mês tivemos conteúdo para debater em cima das necessidades da população.”, acrescenta.  
 
Segundo a diretora de atenção básica, Lisete Lima, a cobrança dos usuários reflete muito os anseios dos trabalhadores. “Existe uma angústia dos trabalhadores para que as coisas melhorem, tanto de ferramentas de trabalho, quanto qualidade de atenção e também, muita preocupação com a demora dos sistemas. Recebemos uma herança ruim e existe o desafio de reconstruir. Temos um corpo de pessoas trabalhando, que querem ver melhorar e tem pressa. Essa vontade de fazer acontecer será um bom ingrediente para os trabalhos que vêem pela frente”, analisa a diretora.
 
PMS
 
O Plano Municipal de Saúde (PMS) apresenta as diretrizes, objetivos e ações que orientarão a gestão municipal no período de 2018 a 2021, propiciando a gestores, trabalhadores e usuários um amplo debate acerca das prioridades para as políticas de saúde do município. As ações propostas são representativas do comprometimento com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto política pública inclusiva e resolutiva.
Com PMFI

Seja o Primeiro a comentar on "SECRETARIA DA SAÚDE DESENVOLVE PLANO MUNICIPAL PARA 2018 A 2021"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*