PREFEITURA REATIVA BARRACÃO PARA COLETA DE PNEUS

A prefeitura de Foz do Iguaçu, através da secretaria municipal de meio ambiente, reativou o barracão para coleta de pneus inservíveis, que estava desativado há dois meses. O barracão era totalmente mantido pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticas (ANIP) através de um contrato firmado com a Xibiu Reciclagem de Pneus, entretanto, há 60 dias a Xibiu fechou as portas do barracão e a prefeitura, através de negociação, solicitou a reabertura. 
 
Desde quarta-feira (2) o espaço localizado na Rua Major Azambuja, 126, voltou a receber os pneus das borracharias do município e durante duas semanas atenderá em horário comercial, devido à grande quantidade de pneus acumulados nas borracharias nos últimos 60 dias. Após o prazo de duas semanas o espaço receberá os inservíveis das 8h às 14h. 
 
Durante a nova negociação entre a prefeitura e a empresa de reciclagem, o atual acordo é que o aluguel do barracão onde funciona o depósito continue sendo pago pela Xibiu Reciclagem de Pneus até dezembro deste ano.
 
O diretor do departamento de serviços urbanos da secretaria de meio ambiente, José Augusto Carlessi, explica que o pneu é um dos maiores contaminantes que existe e exigiu uma negociação delicada para reabertura do barracão sem onerar para o município. “O pneu é o esconderijo perfeito para animais peçonhentos, em qualquer posição que parar o pneu, vai acumular água. Por isso, o inservível tem sido objeto de cuidado pelo Centro de Controle de Zoonoses e pela secretaria de meio ambiente, através do monitoramento ambiental. Para reabertura nós dispomos de um servidor que ficará no local recebendo os pneus”, informou. 
 
Segundo a secretaria de meio ambiente, Ana Biesek, caso o barracão continuasse fechado, a falta de local adequado para destinação poderia aumentar em até 30% índice de dengue no município. “Deixar os pneus inservíveis sem a destinação correta poderia ocasionar em uma infestação de mosquito de dengue. O barracão está recebendo todo material atrasado nesses 60 dias e já encaminhando para a destruição”, disse Biesek.
 
Barracão
 
O barracão existe desde 2010 em Foz do Iguaçu. A ANIP fez uma logística reversa, de acordo com a Lei 12.305/2010. A lei exige que o fabricante de todo produto que seja contaminante ou ambientalmente incorreta a destinação, tenha uma logística reversa até chegar à destinação correta. “Quando o consumidor tira o pneu velho e substitui por um novo, o velho se tornou inservível, a partir daí começa a funcionar a logística reversa, a borracharia deve levar até o barracão”, acrescenta o diretor José Augusto Carlessi.  
 
As cargas de caminhões são retiradas semanalmente e enviadas ao Rio Grande do Sul, onde os pneus são queimados por uma empresa especializada. 
Com PMFI
 

Seja o Primeiro a comentar on "PREFEITURA REATIVA BARRACÃO PARA COLETA DE PNEUS"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*