PREFEITURA CONSTITUI COMISSÃO SOCIOESPORTIVA CULTURAL PARA PLANEJAR AÇÕES NOS BAIRROS

O compromisso de cuidar das pessoas e da vida nos bairros integra a agenda prioritária do governo municipal. Para atuar na transformação da realidade social e melhorar a qualidade de vida dos iguaçuenses foi criada essa semana a Comissão Socioesportiva Cultural, que visa projetar ações integradas de cultura, esporte e lazer. O principal foco dessa comissão é coordenar atividades voltadas, principalmente para as comunidades mais vulneráveis. Composta pelas Secretarias de Ação Social, Esporte, Educação, Juventude e Fundação Cultural, a comissão é coordenada pela primeira-dama, Rosa Jeronymo Lima.
 
“Ao implementar ações de cultura, lazer, e esporte nas comunidades onde as pessoas vivem, a prefeitura está se voltando para os mais vulneráveis e criando condições para que os jovens tenham oportunidades”, explicou Rosa, que enquanto servidora coordenou importantes ações sociais no município.
 
A primeira ação da Comissão é realizar o levantamento dos equipamentos públicos existentes na cidade, como Centros de Convivência e espaços comunitários, além de mapear locais que possam ser utilizados para os projetos e ações da prefeitura. As Secretarias também devem compartilhar indicadores sociais e os projetos existentes a fim de integrar as ações e promover parcerias. A intenção é potencializar as ações por meio da cooperação. O Diretor Presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, exemplificou como a integração é importante para a definição de estratégias que atendam aos que mais precisam.
 
 “A compreensão das demandas sociais é crucial para que as ações de cultura integrem e ofereçam oportunidades para as comunidades vulneráveis que mais necessitam do Poder Público. Compreendemos que a cultura é um direito e um instrumento fundamental para o desenvolvimento humano, a qualidade de vida e a cidadania”, explicou.
 
 
Toda essa articulação tem como objetivo criar oportunidades voltadas à juventude. Em regiões de fronteira, essa população, cuja faixa etária vai dos 15 aos 29 anos, é a que mais está vulnerável e necessita da articulação e do comprometimento do Poder Público.
 
A ação integrada da prefeitura representa a preocupação em enfrentar os problemas e gerar novas perspectivas para os jovens. “Incluindo os mais vulneráveis em ações integradas de cultura e esporte, o tráfico e a exploração encontram mais dificuldade para entrar na vida das crianças e dos jovens”, apontou o Secretário de Assistência Social, Elias Oliveira.
 
Várias ações estão sendo desenvolvidas e têm transformado a vida de muita gente. Um exemplo é o apoio da Secretaria Municipal de Esportes aos jovens canoístas do projeto Meninos do Lago, que também tem o apoio da Itaipu Binacional. “Muitos deles vem de situação de risco e apoiar a modalidade é criar e fortalecer oportunidades para nossa juventude”,  comentou o Secretário Municipal de Esportes, Antonio Aparecido Sapia.
Com PMFI

Seja o Primeiro a comentar on "PREFEITURA CONSTITUI COMISSÃO SOCIOESPORTIVA CULTURAL PARA PLANEJAR AÇÕES NOS BAIRROS"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*