CONFIRA RELAÇÃO DE NOMEADOS EM CARGOS QUE DEVERIAM SER OCUPADOS POR TÉCNICOS NA PREFEITURA DE FOZ

“Eu não tenho armas, minha arma é a caneta e a munição é a palavra…” 

(Marçal Filho)

CONTATOS COM A COLUNA NOSSA VOZ

Para críticas e sugestões para este espaço de informação, nosso e-mail é: nossavoz.foz@gmail.com

 

 __________________________

A próxima atualização da coluna Nossa Voz, será na sexta-feira, 18.

 __________________________

 

EX-PREFEITO PAULO MAC DONALD, DEPÕE NA CPI DO TRANSPORTE DE FOZ

Enfim. A Comissão Parlamentar de Inquérito ouviu nesta quarta-feira (16) o ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, que foi o único interrogado na oitiva desta quarta. Os trabalhos da CPI do Transporte Coletivo, foram marcados exclusivamente para o depoimento de Mac Donald, que já havia deixado de comparecer em duas outras convocações, sob a alegação de outros compromissos no Judiciário e por motivo de viagem.

EX-JUIZ CARIOCA, CONDENADO PELA JUSTIÇA, ADVOGANDO EM FOZ

Coincidentemente com a crescente onda de criminalidade e de ações de facções criminosas (como o Comando Vermelho do Rio de Janeiro) na “apavorada” Tríplice Fronteira, uma fonte disse a esta coluna que um ex-juiz carioca, condenado pela Justiça naquele estado, estaria atuando em Foz do Iguaçu, onde, entre seus clientes, estariam desde criminosos comuns, até políticos de alto coturno. Nossa fonte ficou de nos repassar mais informações a respeito ainda nesta semana. Atualizaremos as informações desta nota, assim que os dados nos sejam encaminhados.

CONFIRA NOMES DOS NOMEADOS EM CARGOS QUE DEVERIAM SER OCUPADOS POR TÉCNICOS NA PREFEITURA DE FOZ

Dando continuidade ao que está coluna de informação e opinião vem noticiando sobre as nomeações de cargos comissionados que deveriam ser ocupados por pessoas com qualificação técnica para as respectivas funções no governo Chico/Bobato, nesta atualização trazemos adiante, a relação dos nomes de quem ocupa hoje essas assessorias técnicas (que anteriormente eram secretarias-adjuntas, as quais foram extintas para que aqueles cargos passassem a ser de assessoria técnica – ocupados por técnicos -, o que, tudo indica, não aconteceu e nem acontece…).

As polêmicas nomeações chamaram a atenção também no Legislativo Municipal, onde o vereador Dr. Brito (PEN), teve requerimento aprovado nesta terça-feira (15), pelo qual pede o vereador informações ao prefeito municipal quanto ao perfil de escolaridade; local de lotação; funções desempenhadas e nome dos ocupantes dos cargos técnicos criados (os nomes o Dr. Brito pode conferir a seguir, em primeira-mão, aqui na coluna “Nossa Voz”…). 

Seguem os nomes, fornecidos por fontes desta coluna, dos ocupantes das assessorias técnicas:

GABINETE PREFEITO

EDSON SALEZ Assessoria Técnica Especial 62.218
CARLOS FERREIRA DOS SANTOS (Motorista…) Assessoria Técnica Especial 62.633
ALINE DA SILVA CHIAPPA Assessoria Técnica Especial 63.281
VALDOMIRO VARIZA Assessoria Técnica Especial 63.282
MARIANA GONZALEZ Assessoria Técnica Especial 63.276
RAFAEL DALLA ROSA Assessoria Técnica Especial 63.302
GABRIEL RUGONI MACHADO Assessoria Técnica Especial 63.275

 

GABINETE VICE-PREFEITO

INES DE PAULA PADILHA Assessoria Técnica Especial 63.154

 

PGM/PROCON

DANIELLE MAGNABOSCO

(Advogada – Técnica)

Assessoria Técnica Especial 62.467
JACY DE FREITAS  

(Advogado – Técnico)

Assessoria Técnica Especial 63.109

 

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

REGILAINE MARQUES DE AMORIM

 (Contabilista – Técnica)

Assessoria Técnica Especial 62.585
HELENA MARIS LAVRATTI ECKERT

(Administradora de Empresas – Técnica)

Assessoria Técnica Especial 62.681

 

SECRETARIA DA SAÚDE

JULIANO DE OLIVEIRA DOBLER

(Advogado – Técnico)

Assessoria Técnica Especial 62.606

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO

CLEONICE GRIEBEL Assessoria Técnica Especial 63.235

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

ELISEU MOURA Assessoria Técnica Especial 61.934
HERALDO SOARES JUNIOR Assessoria Técnica Especial 62.218

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO

ROBERTO ANTONIO DE ARAÚJO FILHO Assessoria Técnica Especial 62.724

 

SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA

PAULO RICARDO PIMENTEL DE CORDOVA Assessoria Técnica Especial 63.146

 

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

JOSE FRANCISCO MARIANO DE FARIA FILHO Assessoria Técnica Especial 62.682

 

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA

CRISTIANO CRISPIM DE MOURA Assessoria Técnica Especial 61.943
JOSENILDA ALVES RIBEIRO Assessoria Técnica Especial 62.724

Em Tempo: Conforme mostrado acima, alguns dos cargos são efetivamente ocupados por técnicos (destacamos alguns nomes que são de profissionais com as respectivas qualificações para a função), mas, ao que tudo indica, a maioria dos nomeados pela administração Chico/Bobato, não deve possuir o perfil técnico (segundo nossa fonte, tem até motorista, vide detalhes acima…) que se propôs quando da criação de tais cargos. Na próxima edição traremos os nomes de quem indicou os nomes que foram nomeados nos cargos objeto desta nota. 

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Os vereadores de Foz do Iguaçu, foram enganados, quando votaram a extinção das secretarias-adjuntas para a criação de assessorias técnicas na prefeitura, assessorias que segundo se justificou na apresentação do respectivo Projeto Lei do prefeito, seriam ocupadas por técnicos e isso não é a realidade?

CAIU O COMANDANTE DA COMISSÃO INTERVENTORA DO ESTADO NO  HOSPITAL MUNICIPAL DE FOZ

Moisés Warszawiak

Chegou a informação a está coluna, que o governo do estado demitiu/exonerou o coordenador da comissão de intervenção do Hospital Municipal Germano Lauck, Moisés Warszawiak. Segundo nossas fontes, haveriam denúncias de supostas irregularidades em licitações e despesas de responsabilidade de Warszawiak a frente do HMFI.

DEPUTADO SÉRGIO SOUZA RETIRA PROPOSTA QUE REGIONALIZARIA A UNILA

Sérgio Souza, também queria Túlio Bandeira (na foto com o parlamentar) como prefeito de Foz

Após forte reação de grande parte da sociedade iguaçuense, o deputado federal Sérgio Souza (PMDB/PR), retirou a proposta dele que tramitava no Congresso Nacional, a qual objetivava a regionalização da UNILA. A tal proposta, agora retirada, foi apresentada sem que houvesse nenhum tipo de consulta prévia a população iguaçuense.

Foi a segunda tentativa de ingerência do deputado Sérgio Souza nas questões locais em Foz do Iguaçu, onde o parlamentar não possui nenhum tipo de compromisso significativo. Da outra vez, em 2016, ele veio a Foz do Iguaçu pedir votos para o então candidato a prefeito, Túlio Bandeira, que acabou preso durante a campanha eleitoral e, mais tarde, foi novamente presi na Operação Pecúlio/Nipoti. Veja adiante o documento de retirada da proposta de regionalização da UNILA:

________________________

 

EM FOZ, CARGOS COMISSIONADOS TÉCNICOS NA PREFEITURA, NÃO FORAM OCUPADOS POR TÉCNICOS

Era só que faltava. Chegou ao conhecimento desta coluna que, ao invés de nomeações de profissionais com formação técnica para as assessorias técnicas que anteriormente eram cargos de secretário-adjunto, foram nomeados para essas funções pelo governo Chico/Bobato, pessoas que não teriam qualificações técnicas, conforme o que foi usado como argumento da proposta de Lei encaminhada a Câmara Municipal, a qual transformou os tais cargos de secretário-adjunto em assessorias técnicas. Segundo nossa fonte, haveria até gente sem o segundo grau completo nas assessorias técnicas nomeadas pelo prefeito, nas quais os salários são algo em torno de R$ 5 Mil mensais. Vamos nos aprofundar no assunto.

DIA DA JUVENTUDE PASSOU EM BRANCO EM FOZ DO IGUAÇU

Sábado passado (12), se comemorou o Dia Internacional da Juventude, dia que também foi definido como Dia Nacional da Juventude. Pois bem, mesmo tendo o atual governo municipal criado uma secretaria municipal da Juventude, não conseguimos achar informação de uma só atividade oficial do município alusiva a data, que, pelo visto (ou não visto, como os Leitores queiram…), passou ao largo do interesse da administração Chico/Bobato e aí, nos surge a dúvida sobre qual é a real prioridade que se dá e dará aos jovens iguaçuenses na atual administração. Nossos votos de boa sorte ao secretário da pasta municipal da Juventude, o dinâmico advogado Sidnei Prestes, que nada pode ou poderá fazer sem os necessários recursos e apoio para seu trabalho.

PARA AJUDAR NA CRISE, VEM AÍ AUMENTO DE IMPOSTOS MUNICIPAIS PARA OS IGUAÇUENSES 

“Poizé”. Não bastasse a crise econômica pela qual passamos no país, a qual é mais acentuada em nossa cidade, e tendo que enfrentar os altíssimos impostos federais e estaduais que pagamos, a atual administração municipal, está preparando aumento nos impostos na Terra das Cataratas. Na próxima atualização desta coluna de informação e opinião daremos maiores detalhes.

VEREADORES PODERÃO TER FALTAS DIVULGADAS NO SITE DA CÂMARA DE FOZ

Deve entrar na pauta da Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (15), requerimento do vereador Dr. Brito, que requer que as faltas não justificadas dos edis locais sejam publicadas e atualizadas no perfil de cada vereador no Portal da Câmara, conforme informa o jornal Gazeta na edição desta segunda-feira (14). Confira adiante a capa do mais tradicional e importante jornal da cidade: 

CHICO BRASILEIRO PODERÁ RESPONDER AÇÃO DE IMPROBIDADE

Tivemos acesso a informação de que está no “forno” uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro. Segundo nossas fontes, a ação deverá ser apresentada tão logo seja aprovada o Projeto-Lei do Executivo, pelo qual não se pagará honorários de sucumbência aos procuradores do município, aprovação que é tida como quase certa, em razão da ampla maioria que tem o prefeito na Câmara Municipal.

Corroborando o direito dos procuradores em receber as citadas sucumbências, estão a determinação emanada pelo Tribunal de Contas do Paraná; pareceres jurídicos externos e internos solicitados no Legislativo local. A Ordem dos Advogados do Brasil em Foz do Iguaçu também formalizou posicionou posicionamento favorável a legalidade do direito dos procuradores ao pagamento.

Em Tempo: Há quem diga que a questão do não pagamento do que é de direito dos procuradores do município, seria “causa pessoal” do vice-prefeito Nilton Bobato (PCdoB), que no passado, segundo nossas fontes, teria perdido algumas “quedas de braço” com os procuradores e, pelo visto, parece não ter gostado das tais derrotas…

100 DIAS DE TRABALHO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE FOZ

A partir da próxima atualização desta coluna, começaremos a divulgar um resumo das atividades das secretarias municipais de Foz do Iguaçu, começando pela de Saúde, comandada por Inês Weizemann. Assim, nossos Leitores poderão saber melhor o que se está fazendo em cada uma das pastas e fazer sua própria avaliação sobre o que será apresentado. Para essas informações que divulgaremos, esperamos poder contar com o apoio da Comunicação Social do governo Chico/Bobato ou das assessorias de cada respectivo secretário municipal, caso a Comunicação da prefeitura não consiga nos fornecer as informações que pretendemos publicar.

E POR FALAR EM COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PREFEITURA DE FOZ…

“Éprácabá”. Uma antenada fonte nos confirmou que um certo blog policialesco/politiqueiro/bate-pau, teria recebido dinheiro da prefeitura para divulgar campanha institucional no ano passado e que o tal responsável pelo espaço cibernético foi pago sem que a respectiva comprovação de veiculação fosse apresentada. Esse, aguardem, é mais um dos assuntos que entrarão na pauta…

 

___________________________

 

EX-COMANDANTE DA GM DE FOZ PODERÁ SER NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DE CHICO

O fim de semana começa com o nome do ex-comandante da Guarda Municipal, Reginaldo José da Silva, como muito bem cotado para assumir a secretaria municipal de Segurança de Foz do Iguaçu, é policial civil e fez um muito bom trabalho quando esteve a frente da GM no governo do ex-prefeito Paulo Mac Donald. Segundo nossas fontes, o atual secretário de Segurança, Jussier Leite Silva, continuará no comando da Guarda Municipal local, cargo que exerce hoje, concomitantemente a interinidade a frente da secretaria de Segurança.

SAÚDE É O PRINCIPAL RESULTADO POSITIVO NA ADMINISTRAÇÃO DE FOZ

Inês Weizemann, secretária municipal de Saúde

Após os 100 dias de governo Chico na Terra das Cataratas, é inegável que algumas áreas da gestão tiveram bom desempenho, como nos casos do Planejamento, pasta comandada por Elsidio Cavalcante; a Ação Social com Elias de Oliveira; o Turismo com Gilmar Piolla e a Saúde, área que avaliamos como sendo o principal destaque, haja vista uma série de ações iniciadas na gestão da então prefeita e hoje secretária de Saúde, Inês Weizemann, que soube manter e ampliar a parceria com o governo do Paraná, para o enfrentamento do principal problema da população iguaçuense.

As ações conjuntas do governo estadual na Saúde de Foz (em especial na gestão do Hospital Municipal), vem mostrando melhoria significativa na área, além de desonerar o município, de gastos que certamente não seriam suportados pelos falidos cofres municipais. 

Em Tempo: Oportunamente iremos nos aprofundar aqui, quanto ao desempenho de cada uma das pastas do governo Chico/Bobato.

TJ SENTENCIA, EM SEGUNDA INSTÂNCIA, SOBRE CONDENAÇÃO DO VEREADOR BENI RODRIGUES

Já condenado em primeira instância por improbidade administrativa, o vereador Beni Rodrigues (do PSB de Reni Pereira), deve estar com os “nervos à flor da pele”. Acontece que, segundo nossas fontes, está para ser publicada em diário oficial a sentença de segunda instância quanto a citada condenação que ele possui. Oportunamente daremos mais detalhes aqui.

VEREADOR DR. BRITO QUER QUE POPULAÇÃO SAIBA QUEM SÃO OS VEREADORES QUE FALTAM NOS TRABALHOS DA CÂMARA DE FOZ

Conversamos com o vereador Dr. Brito e ele nos adiantou que nesta sexta-feira (11), ele protocolizará iniciativa que visa com que o cidadão saiba quais são as faltas injustificadas de vereadores, a quem pagamos para trabalhar (é bom lembrar…), em Sessões Ordinárias e/ou Extraordinárias e em reuniões de Comissões Permanentes e/ou Temporárias.

O Dr. Brito quer que essas informações estejam disponibilizadas e constantemente atualizadas no perfil de cada vereador no Portal da Câmara Municipal.

“A população tem direito e precisa saber e fiscalizar se os seus representantes no Legislativo estão se dedicando devidamente ao trabalho para o qual somos devidamente remunerados.”, diz o vereador que também é médico.

CÂMARA MUNICIPAL REALIZOU SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, SÓ QUE NÃO

“Éprácabá”. Nesta quinta-feira (10), aconteceu, só que não aconteceu, mais uma Sessão Extraordinária na Casa de Leis dos iguaçuenses. Explicamos melhor: geralmente esse tipo de Sessão (a Extraordinária) é solicitado para que se examine assuntos urgentes que o prefeito manda para o Legislativo.

Acontece que, apesar da suposta urgência, volta e meia, como ocorrido na cotada Sessão Extraordinária que foi realizada na quinta sem que nada houvesse na pauta (ou seja, não tinha nada de urgente…), vereadores, servidores do Legislativo, imprensa e população, são mobilizados para a realização de tais Extraordinária e nada existe a ser tratado. E já está marcada uma outra dessas Extraordinárias para o dia 20 de agosto, para quem quiser ir lá na Câmara e se arriscar a perder tempo de novo…

_____________________________

PARA QUEM QUER SABER DO GOVERNO DE FOZ

Nesta quinta-feira (10), as 18h. na Fundação Cultural, o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro e seu companheiro, apresentarão um relatório sobre o governo deles nos primeiros 100 dias na prefeitura local. É bom que quem vá lá chegue no horário, para não perder o evento que, pelo jeito, vai ter curta duração…

NÃO ME ENGANE, QUE EU NÃO GOSTO

E podem parar com essa “estória” de que a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu pararia, se a investigação contra os vereadores Beni Rodrigues (PSB) e Protetor Jorge (PTB) tivesse sido aprovada, pois, mesmo com a processo que culminou com a cassação dos 5 ex-vereadores (Anice, Edilio, Darci, Queiroga e Rudinei), os edis tiveram “produção recorde” de indicações e requerimentos, além dos Projetos de Lei, Moções de Aplauso, Audiências Públicas, CPI´s e etc. que lá aconteceram, concomitantemente aos trabalhos do citado processo legislativo contra os, agora, 5 ex-vereadores. E investigar, para quem não sabe (inclusive, edis), também é trabalho, além de dever de ofício de vereador. Portanto, não venham de conversa mole!

FALANDO EM VEREADORES…

Nesta quarta-feira (9), encontramos com o Protetor Jorge rapidamente, que nos disse que “a Casa” pensa diferente do que foi escrito aqui nesta coluna, sobre a denúncia com ele e o vereador Beni Rodrigues. Registramos a ele, ainda naquele dia, que respeitamos a forma com que pensa a atual legislatura da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, mas que também esperamos ter nosso direito de livre pensar respeitado!

O LIVRE PENSAR DO IGUAÇUENSE

Conferimos na postagem intitulada “CÂMARA DE FOZ NEGOU NOVA INVESTIGAÇÃO CONTRA 2 VEREADORES CONDENADOS”, publicação que está na Fanpage do O IGUASSU no Facebook (https://www.facebook.com/oiguassudelparana/), o “livre pensar” dos iguaçuenses sobre a decisão da Câmara Municipal de não investigar os vereadores Beni Brodrigues e Protetor Jorge.  Quem conferir na forma como pensam os cidadãos que lá se manifestaram, comentando “adjetivamente” na postagem citada, verá que nem todo mundo, a exemplo desta coluna de informação e opinião, pensa da mesma forma que os vereadores de Foz do Iguaçu… E passa a régua!

É HOJE !!!

É HOJE, DIA 10 DE AGOSTO, quinta-feira, as 16 horas em ponto, Jair Bolsonaro, acompanhado do Presidente Nacional do PEN (PATRIOTA), Adilson Barroso, fará uma transmissão ao vivo em sua Fanpage. Bolsonaro falará de sua vinda para nossa agremiação partidária para ser candidato a Presidente da República. A transmissão (Live) será no Facebook.

PREFEITURA ABRE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

Oportunidade. A Prefeitura de Foz do Iguaçu abriu processo seletivo para contratação de estagiários. A publicação do edital saiu no Diário Oficial com data de 7 de agosto. São vagas são para maiores de 16 anos, para o ensino superior e médio profissionalizante, com carga horária de quatro, cinco e de seis horas. O município oferece bolsa auxílio como remuneração mais o auxílio transporte. As inscrições vão de 14/8 à 6/9 e poderão ser realizadas junto ao Protocolo Geral do Município, localizado na Praça Getúlio Vargas, nº 280, no centro, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Mais informações pelo link: http://www.pmfi.pr.gov.br/noticia/?idNoticia=41387

 

____________________

 

PREFEITO DE FOZ ADITIVA CONTRATOS COM EMPRESAS DA OPERAÇÃO PECÚLIO

Chegou ao conhecimento desta coluna que o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), mesmo após os 4 meses de governo de transição de Inês Weizemann (PSD) e dos 100 dias de governo Chico/Bobato, estaria aditivando contratos de empresas denunciadas pelo Ministério Público Federal no âmbito da “Operação Pecúlio”.

Conferimos o portal da prefeitura, para ver se haveria lá publicado um resumo das ações dos 100 dias de Chico/Bobato com explicações do porquê de tais aditivos contratuais, mas não encontramos nada. Vamos nos aprofundar nesta questão, haja vista muito nos chamar a atenção o fato de que os 4 meses de governo da ex-prefeita do partido de Chico Brasileiro e dos 100 dias dele com Nilton Bobato (PCdoB), não foram suficientes para providenciar uma solução para os contratos com as “Empresas da Pecúlio”. 

INCÊNDIO SUSPEITO DESTRÓI ESCRITÓRIO DE “EMPRESA DA PECÚLIO” EM FOZ

Na noite desta terça-feira (8), um misterioso incêndio destruiu o escritório da Empreiteira SR, situado na Av. Por do Sol, no Bairro Jardim São Paulo. A empresa é a responsável pelas obras da Av. Felipe Wandscheer, apontadas pelo Ministério Público Federal, como parte do esquema de corrupção da época do governo do ex-prefeito Reni Pereira (PSB). Nossas fontes revelaram que a principal dúvida das autoridades, é se o incêndio seria para destruir provas de esquema de corrupção, ou se seria uma espécie de vingança, por parte de acusados na Operação Pecúlio, pois, ao que tudo indica, o incêndio não teria sido acidental.

CÂMARA MUNICIPAL REJEITA INVESTIGAR BENI RODRIGUES E PROTETOR JORGE

Por oito votos a três a Câmara arquivou a representação que pedia abertura de processo administrativo disciplinar por quebra de decoro contra os vereadores Beni Rodrigues (PSB) e Protetor Jorge (PTB). Votaram a favor da investigação os vereadores Celino Fertrin (PDT), Dr Brito (PEN) e Jeferson Brayner (PRB).

Com isso, Beni e Jorge vão continuar normalmente no exercício da função, mesmo após condenação judicial por ato de improbidade administrativa. Contra Beni ainda pesa o fato de ter sido preso na Operação Pecúlio. Votaram pelo arquivamento os vereadores Adriana Luiz (PSD), Adenildo Kako (Podemos), Anderson Andrade (PSC), Elizeu Liberato (PR), João Miranda (PSD), Nanci Rafagnin Andreola (PDT), Rosane Bonho (PP) e Tenente-Coronel Jahnke (Podemos). O vereador Marcio Rosa (PSD) estava em viagem representando a casa.

(Com Gazeta Diário) Leia mais na edição impressa da Gazeta Diário.

Em Tempo: Muitos comentários na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, durante a votação da denúncia contra os vereadores Beni Rodrigues e Protetor Jorge, comentários, dentre os quais, davam conta de que o prefeito Chico Brasileiro teria orientado vereadores aliados dele para votarem contrariamente a investigação dos vereadores condenados. Pelo visto, nem todos os aliados atenderam o possível pedido do prefeito.

NOSSA OPINIÃO SOBRE A INVESTIGAÇÃO DOS 2 VEREADORES CONDENADOS

A decisão, ainda que fosse outra, ficou sob suspeição, haja vista o assunto não ter sido debatido pelos vereadores, que interromperam a Sessão que tratava a questão nesta terça-feira (8) na Câmara Municipal, para, secretamente, se reunirem com os dois edis denunciados (Beni Rodrigues e Protetor Jorge), Nenhum tipo de debate entre os contrários a investigação e os favoráveis a ela, foi feito, como acontece no Congresso Nacional, onde parlamentares defendem e expõem motivos para se processar ou não um político. Na Câmara de Foz, tudo foi feito às escondidas.

Especificamente em relação ao que é imputado aos vereadores Beni Rodrigues (PSB) e Protetor Jorge (PTB), sem entrarmos muito nos respectivos méritos das correlatas demandas judiciais, tivemos acesso ao processo no qual o vereador do PTB está condenado e, sinceramente, se estivéssemos no lugar dele teríamos feito a mesma coisa, registramos, por não entendermos ser ele o responsável pelo crime pelo qual foi responsabilizado, mesmo não sendo ele ordenador de despesas na prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, na época dos fatos. Jorge, ao nosso ver, é inocente no processo em que está condenado e do qual recorre. Pelo que conhecemos deste vereador, trata-se de um ser humano de excelente coração e é trabalhador.

Quanto a vereador Beni Rodrigues, nossa posição é diferente em relação a que tempos em relação ao vereador Protetor Jorge. Beni está condenado por improbidade administrativa, além de estar atolado no processo judicial por corrupção resultante da “Operação Pecúlio/Nipoti”. Esse edil, como se não bastasse, possui um mandato que merece ser muito bem avaliado quanto a relação custo benefício de seu mandato, haja vista que, segundo nossas fontes, ele renunciou a todas as comissões permanentes de trabalho que participava na Câmara Municipal; é contumaz ausente em Sessões do Legislativo; não comparece a quase nenhum audiência pública; possui baixíssima produtividade em atos investigativos da Câmara e etc. Em razão disso tudo, se dependesse de nossa opinião, Beni Rodrigues estaria cassado.

MAS, EM SUMA, SENHORES IGUAÇUENSES

“Um peso e duas medidas”. A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, salvo pelos votos dos vereadores Celino Fertrin (PDT), Dr. Brito (PEN) e Jeferson Brayner (PRB), que votaram a favor da investigação contra os edis Beni Rodrigues (PSB) e Protetor Jorge (PSD), não trataram de forma isonômica os casos dos dois denunciados citados, em relação ao que fizeram com os 05 ex-vereadores iguaçuenses cassados em abril deste ano (Anice, Edilio, Darci, Queiroga e Rudinei) e, por isso, colocou a marca da incoerência nesta legislatura atual, afinal, os vereadores denunciados, poderiam até ter sido inocentados, mas se omitir de investigar, colocou sob vergonhosa suspeição tudo o que se viu e não viu (pelas conversas de portas fechadas), nesta terça-feira naquela Casa de Leis. Lamentável.

FOZ RECEBERÁ CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES DIA 16

A 6a Conferência Estadual das Cidades deverá reunir mais de 3 mil pessoas em Foz do Iguaçu (Oeste), de 16 a 18 de agosto. Será no Hotel Carimã (avenida das Cataratas, 4.790). Entidades da sociedade organizada e representantes do poder público vão analisar e discutir as melhores soluções aos problemas das cidades e da população.

Estão inscritos 1.563 delegados, entre titulares, indicados e natos (que já têm cadeira no Conselho Estadual das Cidades). Mais 984 delegados suplentes e 87 observadores (sem voz e sem voto), assessores de prefeitos e secretários municipais. A organização da Conferência reservou mais 100 vagas para observadores que queiram se inscrever no primeiro dia do evento.

(Com AEN)

POR FIM, PERIFERIA

Que nos perdoem nossos Leitores, se nesta coluna não enchemos linguiça com notícias policialescas e com “copia e cola” de matérias de grandes revistas e jornais do país, pois não nos falta conteúdo próprio (tempo para escrever falta, mas não conteúdo…). Quem nos lê, busca informação e nossa opinião sobre os bastidores da política de Foz do Iguaçu, principalmente quanto ao que não é publicado por aí ($abe-se lá porquê)…

 

____________________________

 

100 DIAS DE CHICO EM FOZ 

Nesta terça-feira (08) se completam 100 dias da administração de Chico Brasileiro/Nilton Bobato á frente da prefeitura de Foz do Iguaçu. Espera-se que um balanço com realizações desse período seja divulgado nesta data ou na quarta-feira (09). Enquanto isso, o ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi deve estar preparando o “balanço” dele sobre esses 100 dias do novo governo de Foz e deverá apresentá-lo no seu contumaz programa de sábado em rádio…

PEDIDO DE CASSAÇÃO DE VEREADORES BENI E PROTETOR JORGE VAI A PLENÁRIO NESTA TERÇA (8)

O Plenário da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu recebe nesta terça-feira (8), a representação por possível “quebra de decoro” contra os vereadores Beni Rodrigues (PSB) e Protetor Jorge, representação que, se aceita pela maioria simples dos edis presentes na Sessão, será encaminhada para o Conselho de Ética do Legislativo local.

A denúncia, caso aceita, poderá resultar até na Cassação dos citados vereadores, assim como aconteceu em abril deste ano, com os ex-vereadores Anice Gazzaoui, Darci Siqueira, Edílio Dall´Agnol, Luiz Queiroga e Rudinei de Moura. 

Os Edis, Beni Rodrigues e Protetor Jorge, por serem eles os denunciados na representação que será submetida no plenário, não podem votar na admissibilidade da mesma e, em caso de aceitação da denúncia, deverão deixar suas funções no Conselho de Ética.

FALECEU CARLOS TAVARES, DIRETOR DO SINDHOTEIS DE FOZ

Faleceu aos 55 anos de idade nesta segunda-feira (7), o Diretor Executivo do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (SINDHOTEIS), Carlos Alberto Tavares. “Carlão”, como era carinhosamente tratado pelos muitos amigos que tinha, faleceu vítima de infarto, que sofreu enquanto estava em seu local de trabalho. Ele presidiu o SINDHOTEIS por três vezes. O velório está sendo realizado em capela do Cemitério São João Batista, onde deverá haver o sepultamento nesta quarta-feira (8). Nossos pêsames a família enlutada.

FOZ DISCUTE PLANO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

A secretaria municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu, realiza nesta terça-feira (8), discussão aberta sobre a elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi agendado para às 9h, no auditório da Fundação Cultural. Nossos cumprimentos pela iniciativa ao secretário da pasta, Elias Oliveira e toda a competente equipe da Assistência Social do município.

Sugestão: Eventos dessa importância deveriam ser organizados para horário e dia em que pudesse haver o máximo de presenças possíveis, inclusive de autoridades do Legislativo (a Câmara realiza Sessão Ordinária na mesma data e hora). O próprio Legislativo entendeu a importância de uma maior participação geral em audiências públicas organizadas pela Câmara Municipal e, dando um bom exemplo, mudou as habituais audiências que (até então) ocorriam pela manhã, para horários após as 18h, quando as pessoas não precisam sair de seus respectivos compromissos profissionais e/ou públicos, para reuniões no seu horário de expediente. Fica a dica.

PREFEITO DE FOZ ESTUDA CRIAÇÃO DE MAIS UMA SECRETARIA MUNICIPAL

Fontes palacianas nos revelaram que a administração Chico/Bobato estuda a criação de uma secretaria “direitos humanos e igualdade racial”, para a qual estaria cotada a primeira dama do município, Rosa Jeronymo Lima.

Em que pese a importância da igualdade racial e dos direitos humanos, temos alguns dos argumentos do porquê nos parece inapropriada tal iniciativa em Foz do Iguaçu, pelo menos, neste momento de crise:

– Direitos humanos e igualdade racial, são temas normatizados no âmbito do governo federal e não municipal;

– No país, a legislação vigente é considerada eficiente, tanto no que tange a direitos humanos, quanto a igualdade racial;

– Em Foz, não são expressivos, ao ponto de se criar uma “secretaria municipal”, salvos melhor juízo, casos de violação de direitos humanos ou de desigualdade racial;

– É muito maior e complexa do que a questão dos direitos humanos e da igualdade racial em Foz, a problemática das drogas (enquanto sua nocividade para a saúde e também os impactos na segurança pública, dentre outros aspectos, inclusive sociais…) e nem por isso temos uma secretaria municipal antidrogas para coordenar ações governamentais para trágica questão da droga;

– O município está com os cofres municipais quebrados e mais uma secretaria não ajudaria a reverter esse quadro de deficiência de recursos;

– Existe no município, o Conselho Municipal de Direitos Humanos e, caso não haja um Conselho de Políticas Públicas sobre igualdade racial, pode se criar um. Nos citados Conselhos de Políticas Públicas pode-se muito bem discutir e propor, sem ônus para os combalidos cofres municipais, o que se pretende com a criação (em estudo, segundo nossa fonte) da tal secretaria de “igualdade racial e direitos humanos”;

– No governo federal, existem pastas (secretarias) que tratam de desigualdade racial e de direitos humanos, as quais muito bem podem interagir com os Conselhos Municipais de Políticas Públicas de Foz do Iguaçu, sem que haja necessidade de criação de uma secretaria municipal para esses importantes assuntos e

– Etc…

Para encerrar o tema, destacamos que a própria estrutura existente no governo municipal de Foz existe um exemplo muito bom coordenado pela própria primeira dama do município, sobre como se pode tratar de forma integrada e sincronizada um importante tema, sem que se crie uma secretaria de articulação das ações governamentais para uma determinada demanda: Trata-se da Comissão Socioesportiva Cultural, constituída para “cuidar das pessoas e da vida nos bairros”, comissão que é integrada pelas Secretarias de Ação Social, Esporte, Educação, Juventude e Fundação Cultural, pastas essas afetas ao tema objeto desta muito boa iniciativa, que serve de exemplo de como, sem custo e de forma exemplar de vontade política, se pode tratar da questão da igualdade racial e dos direitos humanos em nossa cidade.

COMUNICAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE FOZ DANDO EXEMPLO

Registramos aqui, até como referencial para a Comunicação Social da Prefeitura de Foz do Iguaçu, o bom trabalho que vem sendo feito pela Diretoria de Comunicação do Legislativo local. O esmero e a pronta resposta dada aos meios de comunicação em geral, vem sendo um dos destaques positivos do trabalho da equipe de comunicação da Câmara. E não é só. Estão avançadas as tratativas para que a TV Câmara passe a ser transmitida em “canal aberto” e a migração do portal do Legislativo local para o Interlegis do Congresso Nacional, além de melhor os serviços do portal, trarão economia anual superior a R$ 50 Mil. Essas são alguns dos avanços da Comunicação daquela “Casa de Leis”. Parabéns a toda a equipe que vem “mandando” muito bem lá…

 

__________________________

 

CONSELHO DE ÉTICA DEVE SER REUNIR PARA DISCUTIR CASSAÇÃO DE MAIS 2 VEREADORES DE FOZ

O Conselho de Ética da Câmara Municipal agendou reunião para hoje (7) as 8.30h, para tratar de assuntos pendentes. Na oportunidade, os membros devem ser tomar conhecimento oficial de um pedido de abertura de processo disciplinar contra os vereadores Beni Rodrigues (PSB) e Protetor Jorge (PTB). Leia mais no site da Gazeta Diário (http://gdia.com.br/05-16/4577) e na edição impressa do mais importante meio de comunicação impressa de Foz do Iguaçu e Região. 

EX-PREFEITO PAULO MAC DONALD É CONDENADO NOVAMENTE 

A 2ª Vara da Fazenda Pública de Foz do Iguaçu, condenou o ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, por atos de improbidade administrativa cometidos em 2012. De acordo com ação civil pública ajuizada pela 6ª Promotoria de Justiça da comarca, o então prefeito cometeu irregularidade ao levantar as cauções que pesavam sobre terrenos do loteamento Don Giuseppe – os imóveis só poderiam ser liberados após a construtora responsável concluir todas as obras de infraestrutura do empreendimento.

Segundo as investigações do MPPR, embora tenha realizado a maior parte das obras, a construtora, da qual o ex-prefeito era sócio, não concluiu a pavimentação do loteamento, de modo que a liberação das cauções foi irregular. Segundo a decisão, a conduta “se tornou possível, justamente em razão da função pública exercida pelo réu, que, aproveitando-se do fato de ser gestor municipal na época dos fatos, valeu-se de tal condição para favorecer terceiros, […] sem que se tivesse findada a execução total das obras do loteamento e […] favorecendo de igual forma interesse seu, posto que se tratava de empresa de sua propriedade que restou favorecida”.

O ex-prefeito foi condenado à perda de função pública que por ventura esteja exercendo, ao pagamento de multa civil equivalente a 20 vezes o valor da última remuneração recebida como prefeito de Foz do Iguaçu e à suspensão dos direitos políticos por quatro anos. Cabe recurso da decisão.

TRANSMISSOR DE RÁDIO NO PARAGUAI DEVERÁ INTERFERIR NAS TRANSMISSÕES DE RÁDIOS DE FOZ

Acompanhamos pelas redes sociais neste fim de semana, a informação de que um potente transmissor de rádio já foi instalado em Ciudad del Este e iniciará seu funcionamento, provavelmente nesta semana. O tal transmissor, segundo a informação divulgada pelo comunicador Jota Paulo Gasques (Rádio Foz FM 103,7), deverá interferir nas transmissões das tradicionais rádios Cultura e FM 97. Esse parece ser mais um capítulo da briga entre as rádios com transmissores nos países vizinhos e as rádios locais. O próximo capítulo da encrenca, ainda segundo Jota Paulo, deverá acontecer no Judiciário. 

HIROSHIMA 6 DE AGOSTO. NAGASAKI, 9 DE AGOSTO. COREIA DO NORTE, HOJE

Uma bomba atômica de urânio (Little Boy) foi lançada sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945, seguido por uma explosão de uma bomba nuclear de plutônio (Fat Man) sobre a cidade de Nagasaki em 9 de agosto. Dentro dos primeiros 2 4 meses após os ataques atômicos, os efeitos agudos das explosões mataram entre 90 mil e 166 mil pessoas em Hiroshima e 60 mil e 80 mil seres humanos em Nagasaki; cerca de metade das mortes em cada cidade ocorreu no primeiro dia.

Corpos das vítimas de Hiroshima (1945)

Durante os meses seguintes, vários morreram por causa do efeito de queimaduras, envenenamento radioativo e outras lesões, que foram agravadas pelos efeitos da radiação. Em ambas as cidades, a maioria dos mortos eram civis, embora Hiroshima tivesse muitos militares. E hoje temos um maníaco na Coréia do Norte, de posse de brinquedinhos atômicos inventados (e usados) pelos Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial. Será que os “Yankes” provarão do próprio veneno? E o que vai sobrar disso para nós, restante do mundo, dessa encrenca?

Kim Jon Um, o “homem bomba” da Coreia do Norte

Em Tempo: Muito se conjectura que os americanos não quiseram jogar as bombas atômicas em áreas desertas do Japão (ao invés de jogar em Hiroshima e Nagasaki em 1945), o que também faria com que o Japão se rendesse (haja vista que considerariam os efeitos das bombas, se jogadas em suas cidades…) porque queriam ver os efeitos das bombas nas pessoas…

 

ROSA DE HIROSHIMA, PARA NÃO SER ESQUECIDO

NÃO DOE PARA O CRIANÇA ESPERANÇA. DOE DIRETAMENTE PARA UMA ENTIDADE FILANTRÓPICA DE SUA CIDADE

Poucos sabem que, quando alguém doa para o Criança Esperança, que tem dedução de impostos é a Globo e não o doador. Quando um doador faz a doação diretamente para uma entidade sem fins econômicos, ele tem direito a dedução no imposto de renda. Consulte seu contador sobre isso. 

GLOBO REPASSA APENAS 10% PARA UNESCO

Um tremendo escândalo envolvendo a rede Globo de televisão é denunciando pelo Wikileaks e divulgado pelo Anonymous Brasil. Segundo documentos revelados pela organização, desde 1986 a rede globo tem repassado apenas 10% do que é arrecadado pelo “Criança Esperança” à “Unesco”, o restante é utilizado pela emissora como dinheiro de giro e para cobrir investimentos. Até o momento, a emissora não se pronunciou sobre o assunto.

(fonte: http://jnettropical.blogspot.com.br/2013/08/globo-repassa-apenas-10-para-unesco.html)

____________________________________

 

EX-PREFEITO DE FOZ RECORRE DE SENTENÇA JUDICIAL

O ex-prefeito da Terra das Cataratas, Samis da Silva, está recorrendo de uma decisão judicial, pela qual foi condenado a pena de 4 anos de detenção em regime aberto. A sentença não impede o ex-prefeito de exercer cargo público. O processo teve absolvição em decisão de primeira instância em Foz do Iguaçu, mas o Ministério Público Estadual recorreu para Tribunal de Justiça do Paraná, onde a sentença foi proferida. Samis da Silva recorrerá, em liberdade, ao Superior Tribunal de Justiça em Brasília.

FOTÓGRAFO FLAGRA DEPUTADO QUE TATUOU O NOME DE TEMER PEDINDO ‘NUDES’ NO WHATSAPP

“Mostra a tua bunda…”, assim começa a mensagem enviada, desde a Câmara dos Deputados, pelo deputado federal Wladimir Costa (SD/PA), aquele que uma tatuagem com o nome de Michel Temer para homenagear o presidente.

Confira a imagem captada pelo fotógrafo:

INFOCHARGE  

 

COMANDO NACIONAL DO PODEMOS (EX-PTN) EXPULSA EX-VEREADORES ANICE E DARCI, ALÉM DO EX-PRESIDENTE DO PARTIDO EM FOZ

Recebemos da assessoria do senador Álvaro Dias (PODEMOS/Paraná) no início da noite desta quinta-feira (04-08), a informação dos ex-vereadores do partido em Foz do Iguaçu, Anice Gazzaoui e Darci Siqueira foram, por unanimidade, expulsos da agremiação partidária que antes era chamada PTN.

Além deles, a Executiva Nacional do Partido, também explicou por unanimidade, o ex-presidente do partido em Foz, Luiz “Luizinho” Pereira. Segundo nossas fontes locais, o grupo político dos agora expulsos do PODEMOS, analisam a possibilidade de migrarem para o PDT de do ex-prefeito Paulo Mac Donald, partido outro esse, com o qual “Luizinho” Pereira e os demais membros do grupo, possuem histórico alinhamento político.

Em Tempo: Com a expulsão dos ex-vereadores do PODEMOS, considerando a legislação em vigor, agora, além de terem que recorrer ao Judiciário para tentar anular a cassação do mandato deles e, com isso, tentar retomar o mandato deles no Legislativo iguaçuense, Anice Gazzaoui e Drci Siqueira, também terão que entrar com outra ação para reverter na Justiça a expulsão deles do partido no qual foram eleitos em outubro do ano passado. 

VEREADORA ROSANE BONHO EM AÇÃO

REFIS com mais tempo.  Emenda da vereadora Rosane Bonho (PP) dá mais prazo para contribuinte acertar dívidas vencidas com a Prefeitura. Com a emenda apresentada pela vereadora Rosane Bonho, o prazo final que era até novembro, passou para dezembro.

O Projeto de Lei Complementar 06/2017 que institui o Programa de Recuperação Fiscal de Foz do Iguaçu para 2017, possibilita ao contribuinte parcelar suas dívidas. 

São débitos vencidos até 31 de dezembro de 2016. De acordo com a lei aprovada pela Câmara de Vereadores, quem aderir ao Refis terá desconto de juros, multa, multa de dívida ativa para quem pagar em parcela única.

O prazo até 29/9 oferece 100% sobre juros e multas, até 31/10 95% e até 11/12 são 90% de desconto. Os contribuintes podem procurar a Secretaria Municipal da Fazenda, no prédio anexo ao Banco do Brasil, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. (Com CMFI) 

JOEL CAMARGO, OS DESENGANOS DO PRIMEIRO BRASILEIRO A JOGAR PELO PSG

Assim como Neymar, era negro, tratava bem a bola e brilhou no Santos, mas, após levantar bandeira contra o racismo, morreu pobre, doente e esquecido.

https://ep01.epimg.net/brasil/imagenes/2017/08/03/deportes/1501788594_350773_1501788782_noticia_normal_recorte1.jpg

Joel Camargo, semanas antes de sua morte, em 2014

Por sua elegância ao correr com passadas largas, praticamente flutuando sobre o gramado, e ao subir com os braços bem abertos para cabecear, Joel Camargo ganhou o apelido de “Açucareiro”. Era um zagueiro de técnica privilegiada, talvez o mais habilidoso de sua geração. Embora implacável ao desarmar os atacantes, tinha doçura nos pés. Integrou por quase dez anos o célebre time do Santos de Pelé, foi campeão do mundo com a seleção brasileira em 1970 e, muito antes de Neymar protagonizar a transferência mais cara de todos os tempos, se tornou o primeiro brasileiro a vestir a camisa do Paris Saint-Germain (PSG). Porém, a chegada à cidade luz não teve nenhuma pompa, assim como toda sua trajetória como jogador.

O destino nunca foi generoso com o talento que transbordava de Joel, sobretudo no ano de 1970, que marcou tanto a maior glória da carreira quanto o início de sua derrocada. Aproveite o fim de semana e leia muito mais dessa história contada no El País, pelo link:

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/03/deportes/1501788594_350773.html

COMERCIANTES IGUAÇUENSES NÃO PODEM EMITIR NOTA FISCAL HÁ DUAS SEMANAS POR PROBLEMAS DA PREFEITURA

Tá difícil. Há duas semanas que os comerciantes de Foz do Iguaçu não conseguem emitir Nota Fiscal Eletrônica, em razão de problemas no sistema de emissão da prefeitura municipal. Isso tem causado sérios transtornos, haja vista o direito que tem o cidadão, em ter sua nota fiscal ao comprar algo ou por algum serviço prestado pelas empresas locais. Lamentável, Sr. prefeito.

MICHEL TEMER ESCAPA DA DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO QUE O STF NÃO PODERÁ INVESTIGAR

Veja no vídeo adiante, como votaram o deputado federal e pré-candidato a deputado federal, Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro:

PTN (PODEMOS) DE FOZ DENÚNCIA ÁLVARO DIAS PARA CONSELHO DE ÉTICA

Nesta quarta-feira (02-08), fomos informados pelo “Líder Mor” do PTN/Foz, Luiz “Luizinho” Antônio Pereira, partido que agora se chama “PODEMOS”, de que em reunião realizada nessa terça-feira (01-08), os filiados do partido resolveram denunciar o senador paranaense do partido, Álvaro Dias ao Conselho de Ética daquela agremiação partidária. Pelo visto, o caldo vai engrossar no partido dos ex-vereadores Anice Gazzaoui e Darci Siqueira.

LÍDER MOR DO PTN/FOZ, DETONA SENADOR ÁLVARO DIAS

Além da denúncia feita pelo PODEMOS (ex-PTN) iguaçuense, o senador Álvaro Dias (PODEMOS/PR), recebeu uma nota nada agradável, firmada pelo “Líder” local do partido, “Luizinho” Pereira. Confiram adiante a íntegra da detonada que o Luizinho deu no senador:

CARTA ABERTA AO SENADOR ÁLVARO DIAS 

Para um Hipócrita a Serviço da Ignorância não há diferença entre “Suspeitos” e “Condenados”  

No dia 19 último, em reunião ocorrida em Natal/RN, o donairoso Senador Álvaro Dias, acompanhado da vistosa Deputada Renata Abreu (Presidente Nacional do PTN), promoveu o lançamento do PODEMOS, prenunciando sua candidatura à Presidência da República… 

Com grande espalhafato, o partido anuncia haver mudado de nome. Apresenta-se como o novo, o inspirador. Wecan! como diriam os partidários do democrata Barack Obama… 

Ao contrário da figura presidencial norte-americana, o partido desvenda ao mundo – e aos possíveis eleitores – o sempre garboso Senador,vetusto senhor de todas as verdades. 

Com toda pompa e gravidade, Sua Excelência gabou-se de haver exigido a “expulsão sumária de dois vereadores e um ex-presidente do partido em Foz do Iguaçu envolvidos em atos de corrupção…”. Transformava, assim, meros “suspeitos” em “condenados”.

Poucas vezes se viu gesto tão grotescamente demagógico… 

No PSDB, seu legítimo ninho, viu-se obscurecido por estrelas verdadeiramente reluzentes (Alckmin, Serra, Richa, entre outros). Frustrado em suas pretensões presidenciais, decaiu para o PV… 

Tendo traído – como tantas outras vezes – seus companheiros do Partido Verde, adotou, agora, o PODEMOS como sepulcro para sua carreira… 

Sua principesca figura contrasta com sua obsolescência. Afinal, não há nada mais burlesco que o velho que se põe como novo; ou o escorpião que se traveste de borboleta. 

Como um dândi sequioso de vontades, apoderou-se de um Partido que se dizia sem caudilhos, caciques ou mandachuvas!Prometendo a seus adeptos a glória, o ápice, e a presidência, seus noviços lhes asseguraram voz e vez. 

Logo em seu primeiro pronunciamento sob a nova bandeira partidária – à nona em sua provecta carreira – discursou aos rebanhos sua fórmula (tão farsesca quanto decrépita): a “restauração da moralidade”, o “cortar na carne”, e outros blá, blá, blás de pré-campanha… 

Ainda há tolos que creem… 

Ainda há cegos que não enxergam a traição iminente… 

Mas esse ancestral político traz a seguinte novidade: a execração de indivíduos da raiz do partido, precisamente os“dois vereadores e um ex-presidente do partido em Foz do Iguaçu”, apresentados como “envolvidos em corrupção nesse município”. A guilhotina é o discurso da vez; o patíbulo é o palanque dos farsantes. 

Só o partido não percebe caminhar para o cadafalso… 

Mas como podem ser tratados como condenados, se nem houve audiência, instrução ou sentença?! 

Quem deu a esse impostor o direito de condenar por antecipação?! 

Por que, sendo Senador da República, finge desconhecer o princípio constitucional da inocência?! 

Aboletado na posição que lhe deram, o airoso Senador revela-se, apenas, mais um fariseu. 

Porém a memória se vai…mas o Google fica.

O site de buscas, desvelando toda a farsância do amaneirado Senador, informa que o ex-Deputado Pedro Corrêa, em depoimento prestado ao Juiz Sérgio Moro, da Operação Lava-Jato, revelou que o lustroso Senador se beneficiou do desvio de 10 milhões de reais dos cofres públicos. 

Está lá, no G1, do dia 26/06/2016. Noticiado há apenas 1 ano atrás. Dura só 4 minutinhos, mas já diz tudo o que se precisa saber sobre a estirpe desse senhor (http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/paranatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/senador-alvaro-dias-e-citado-em-delacao-premiada/5102336/). 

Lá, fica-se sabendo, por exemplo, que o ilustre já foi condenado a indenização exigida pela própria filha (https://www.brasil247.com/pt/247/parana247/88809/Filha-condena-%C3%81lvaro-Dias-em-caso-de-R$-16-milh%C3%B5es-cachoeira-senador-requerimento.htm) 

Essa é fábula da vida real. O conto de um cadáver político, que excrucia inocentes, só para garantir, para si, alguma sobrevida. 

O moral dessa estória é absolutamente imoral: o triunfo da  hipocrisia, a serviço da bestialidade coletiva.

Luiz Antônio Pereira

Em Tempo: Perdemos o amigo, mas não perdemos a piada, então, temos lá vai: Meeeeeedianeira!!! 

VEREADORA ROSANE BONHO É PRÉ-CANDIDATA A DEPUTADA ESTADUAL

Recebemos a informação da assessoria da vereadora Rosane Bonho (PP) de Foz do Iguaçu, é pré-candidata a deputada estadual. Segundo nossas fontes, a dinâmica e carismática edil (na foto com Cida Borghetti, vice-governadora do Paraná, também do PP), deverá dobrar com o José Carlos Schiavinato da cidade Toledo (atualmente deputado estadual), que no ano que vem deverá brigar por votos para se tornar deputado federal.

__________

 

COMANDO DO PODEMOS (ANTIGO PTN) EM FOZ FOI DESTITUÍDO

Conferindo a situação dos partidos em Foz do Iguaçu junto a Justiça Eleitoral, uma situação nos chamou a atenção: o partido PODEMOS, dos ex-vereadores Anice Gazzaoui e Darci Siqueira, que tiveram os mandatos cassados em julho deste ano, está sem Executiva Municipal constituída desde 07 do mês de julho último passado, ou seja, desde então está acéfalo de comando na Terra das Cataratas. Tentamos alguns esclarecimentos junto ao comando estadual do Podemos, mas somente nos foi informado que será emitida uma nota oficial do PODEMOS a respeito, o que deve acontecer ainda nesta quarta-feira (02-08). Também não conseguimos apurar junto a estadual do PODEMOS, em que ponto estão os processos de expulsões dos aludidos ex-vereadores do partido, conforme anunciado nas redes sociais pelo senador Álvaro Dias (PODEMOS/PR).

GM FRAGA CRIME AMBIENTAL EM FOZ

A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, atendeu ocorrência de descarte ilegal de medicamentos. A ocorrência foi na área rural do município, onde os GMs compareceram nesta segunda-feira (31), após denúncia anônima. No local do crime foram encontrados caixas e frascos de medicamentos. O que também intrigou as autoridades, foi o fato de que os medicamentos estariam dentro do prazo de validade, sendo que alguns deles eram de uso controlado. O crime está sendo investigado pelas autoridades policiais e também deverá ser apurado pela Comissão Parlamentar de Crimes Ambientais, para que se descubra os respectivos responsáveis. A Vigilância Sanitária recolheu o material para o devido descarte.

COMUNICAÇÃO DE FOZ DEVERÁ IR PARA MAIS UM CURITIBANO NO GOVERNO DE CHICO/BOBATO

Depois de anunciada aqui a nomeação do curitibano Valdomiro Variza, em importante cargo no governo municipal de Foz do Iguaçu, nos chegou a informação de que mais um “importado” virá da capital paranaense para importante cargo no governo de Chico Brasileiro (PSD)/Nilton Bobato (PCdoB). Desta feita trata-se do possível futuro secretário de Comunicação Social e, assim, mais uma fez nos parece que tal “importação” é lamentável, pois temos ótimos profissionais na imprensa local, dentre os quais existem vários nomes totalmente qualificados para a função.

Em Tempo: Essa importação de pessoas de fora do município para integrar o governo Chico/Bobato, nos faz lembrar do início do governo Reni Pereira (PSB), quando essa estratégia de “importação” também foi feita…

VEREADOR CRITICOU COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE FOZ EM SESSÃO DA CÂMARA

Para que não é somente está coluna que tem reclamações sobre a Comunicação Social do município, registramos que ontem o vereador Celino Fertrin (PDT) fez uso da tribuna durante a palavra da sessão realizada na terça-feira (01-08) no Legislativo local, quando o edil se pronunciou para reclamar, com toda razão, de que ele pediu (e não conseguiu) para a Comunicação da prefeitura, uma cópia do importante workshop no qual o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, considerado um dos melhores gestores públicos do estado do Paraná, ministrou palestra sobre gestão pública para autoridades locais, evento do qual o vereador Fertrin participou.

O edil iguaçuense disse que a ele foi dito por nossa Comunicação oficial local, que não se não gravou o evento que aconteceu na Fundação Cultural. O vereador citou que a palestra de Silvio Barros era algo que seria do interesse de vários vereadores que não puderam dela participar, mas, infelizmente, não se registrou o que o ex-prefeito Barros ministrou. Por essas e outras que se está a procura de um secretário de Comunicação para a atual gestão municipal, mas isso não precisa ser para pessoa trazida de Foz do Iguaçu.

SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DE FOZ RESPONDE AO LEITOR

“Como esclarecimento ao leitor que entrou em contato com a Coluna Nossa Voz sobre o horário de expediente de diretoria desta secretaria Municipal de Planejamento, informamos que a servidora Márcia Porto não é diretora, em que pese fazer parte de nosso quadro técnico. Quanto ao atendimento, é bom esclarecer que atualmente nossos diretores e funcionários atendem a questões técnicas às terças e quintas, haja vista as mesmas precisarem ser tratadas de forma diferenciada e com maior tempo de dedicação dos que outros assuntos corriqueiros exigem, assuntos esses que atendemos diariamente, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h. Isso foi necessário para organizar melhor os trabalhos internos que são bem intensos.

Ainda quanto ao atendimento técnico que mencionamos, agregamos nesta nota, que o mesmo o é para arquitetos, engenheiros e proprietários de terrenos, imóveis ou comércio que estão com processos em tramitação e precisam tirar dúvidas. Com essa adequação na forma de nosso atendimento, reduzimos o tempo de liberação de processos, que antes era de dois anos para apenas 15 dias incluindo as três fases do processo, precisamos que todos tenham concentração e tempo para melhor atender.

Atenciosamente,

Elsidio Cavalcanti – Secretário Municipal de Planejamento

__________________ 

 

CURITIBANO DEVERÁ SER NOMEADO EM CARGO COMISSIONADO NA PREFEITURA DE FOZ DO IGUAÇU

Quem está por ser nomeado no governo Chico Brasileiro e já está recebendo as boas-vindas pelas redes sociais de integrantes da atual administração municipal, é Valdomiro Variza Junior (na foto com Kelyn Trento e Kalito Stoeckl, do gabinete do prefeito), quem, segundo consta, é proveniente de Curitiba para integrar importante cargo na gestão do prefeito de Foz do Iguaçu. Resta saber se as funções que exercerá não poderiam ser dadas para um iguaçuense, preferencialmente, pois não devem faltar pessoas em Foz, aptas para qualquer tarefa em nossa prefeitura local. 

COMUNICAÇÃO SEM PRECEDÊNCIA NA PREFEITURA DE FOZ  

“Quem não se comunica, se trumbica!!!”, já dizia o saudoso Abelardo Barbosa, o popular “Chacrinha”

Precisamos voltar a criticar a Comunicação Social do atual governo da Terra das Cataratas. O pessoal é esforçado, reconhecemos, mas não dá para deixar passar em branco. Acontece que os meios de comunicação que buscam pauta das ações do governo de Foz do Iguaçu, ao entrarem no portal oficial do município, se deparam com matérias que não possuem opções de fotos (em geral é uma só e com baixa resolução, o que não serve para meios de informação impressa reproduzir e nem para meios digitais, haja vista que, diminuto tamanho das fotos, as vezes nem se pode ter definição correta da face das pessoas nas imagens.).

E tem mais. Não existem ferramentas no portal de informações da prefeitura, que permitam o compartilhamento direto das notícias lá divulgadas. Para piorar, nos conteúdos disponibilizados pelo portal, não é observada a prioridade de citação de autoridades participantes de eventos noticiados, salvo quando se trata dos nomes do prefeito Chico Brasileiro, do vice dele (Nilton Bobato) e diretores da prefeitura que nunca são esquecidos, enquanto as citações de deputado federal, o Diretor-Geral de Itaipu, vereador e outras autoridades, são omitidos/esquecidos de serem registrados.

Passou da hora do pessoal da Comunicação estudar a Lei Federal de Precedências (Decreto nº 70.274/1972, que trata das normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência), que explica a devida precedência de importância dos cargos. Por exemplos, vice-prefeito não é mais importante que presidente da Câmara de Vereadores (que é a segunda maior autoridade municipal de uma cidade, anotem…) e nem é mais importante que um deputado federal. Não é mais importante que um vereador, anote-se também, um diretor de prefeitura e etc…

VEREADOR DE FOZ PRIORIDADE E AGILIDADE NAS RESPOSTAS DA SAÚDE

Reposta em até 10 dias para documentos protocolizados na prefeitura de Foz do Iguaçu, relacionados a pedidos de cirurgias e fornecimento de medicamentos requeridos por usuários do Sistema Público de Saúde. Isso é o que pede ao prefeito municipal, o médico e vereador Dr. Brito, em indicação que será trada na Sessão desta terça-feira (01-08) na Câmara Municipal.

“Pacientes com graves doenças, muitas vezes terminais, ou que necessitam urgente de cirurgias que não podem esperar por uma resposta de suas reivindicações que hoje, pelo que apuramos, levam mais de 30 dias. Estamos tratando de situações que muitas vezes significam a diferença entre a vida ou morte de pessoas que hoje estão a mercê de demora burocrática. Precisamos, urgentemente, resolver essa situação. Essas pessoas precisam, rapidamente, de, pelo menos um não, para que possam recorrer ao Judiciário em busca do direito constitucional que possuem a Saúde e a vida.”, disse a esta coluna o Dr. Brito. 

ACIFI HOMENAGEOU VEREADORES DE FOZ

Em reconhecimento ao trabalho realizado na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, pelos vereadores da atual legislatura, a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI, presidida pelo arquiteto Leandro Costa, realizou um encontro com os edis iguaçuenses no final da tarde desta segunda-feira (31-07), quando a ACIFI registrou o reconhecimento pela agilidade e presteza dos vereadores locais nas ágeis votações de matérias importantes para toda a cidade, além de outros relevantes trabalhos e discussões que estão sendo realizados pela “Casa de Leis” dos iguaçuenses.

Também foi destacado na homenagem feita pelo empresariado, a cassação dos ex-vereadores acusados de envolvimento no esquema de corrupção objeto da “Operação Pecúlio”. Pelo que soubemos, não houve registro do evento por parte da imprensa. Espera-se que a ACIFI divulgue nota oficial sobre o importante encontro.

 

____________________________________

 

BOLSONARO DISPUTARÁ PRESIDÊNCIA PELO PEN  

Adilson Barroso, presidente nacional do PEN, e Jair Bolsonaro deverão vir a Foz em setembro

Foi divulgado neste fim de semana (vide matéria em destaque no O IGUASSU www.oiguassu.com), que é praticamente certa a filiação de Jair Bolsonaro ao Partido Ecológico Nacional (PEN), para a disputa pela presidência da República no ano que vem. A coluna Nossa Voz fez contato neste domingo (30) com Adilson Barroso, que confirmou que é mais de 90% certo que Bolsonaro ingresse no PEN, agremiação que estuda a mudança de nome, para se chamar “Patriota”.

Aldilson Barroso, com o vereador Dr. Brito, presidente do PEN/Foz

O PEN, que em Foz é presidido pelo vereador Dr. Luiz Brito, deverá realizar um evento em Foz do Iguaçu na semana da árvore em setembro, conforme nos informou Adilson Barroso que nos disse ainda: “Somos um dos três partidos sem nenhum envolvimento com os escândalos da Lava Jato e isso também pesou para a decisão de Bolsanaro.”

Na Terra das Cataratas. “Caso o Bolsonaro realmente confirme filiação ao PEN, convidaremos ele para acompanhar o nosso presidente nacional e o nosso presidente do partido no Paraná, deputado estadual Ricardo Arruda, no evento que deverá ocorrer aqui em setembro.”, disse o Dr. Brito a esta coluna. 

PT/FOZ DEVERÁ TER NOMEAÇÕES NA PREFEITURA DE FOZ

Uma fonte palaciana nos revelou que deverão acontecer algumas nomeações de Petistas em cargos comissionados do prefeito Chico Brasileiro (PSD). A articulação sobre as nomeações dos Petistas, ainda segundo nossa fonte, estaria a cargo do vice-prefeito Nilton Bobato (PCdoB).

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Está em marcha uma “guinada para a esquerda” na prefeitura de Foz do Iguaçu? 

APOIADORES DE MANSUR NO FOZHABITA

Um Leitor antenado nos enviou um e-mail dando conta de que, pelo menos, um grande aliado do adversário político do prefeito Chico Brasileiro na eleição de abril deste ano, Phelipe Mansur (PSDB), estaria por ser nomeado em uma diretoria do FOZHABITA, autarquia executora da política municipal de habitação de Foz do Iguaçu. O Leitor até nos enviou o nome do provável diretor, mas, como não conseguimos confirmar a informação, declinamos de citar tal nome.

PREFEITO DE FOZ E VICE OUVEM QUE SE PODE DOBRAR OS JOELHOS E ORAR PARA GOVERNAR

Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá, ministrou palestra sobre gestão para prefeito e autoridades em Foz

Durante palestra do ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu na sexta-feira (28), o prefeito de Foz, Chico Brasileiro, e seu vice, Nilton Bobato, ouviram do ilustre palestrante que não há porque se envergonhar de pedir a Deus, direcionamento sobre como agir como governante. Barros disse que não tem vergonha de se ajoelhar e pedir a Deus orientação sobre o que fazer e que isso era prática também, dentre outros governantes, de Barak Obama, o homem que foi, por duas vezes seguidas, o mandatário mais poderoso do mundo.

Barros, duas vezes prefeito de Maringá (que vem sendo considerado como o melhor entre os grandes municípios brasileiros), é considerado como um dos principais responsáveis pela conquista do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,808 para Maringá, cidade que se tornou referência de planejamento administrativo para o Brasil. Na palestra de Barros, dentre outros, também estavam representantes do Codefoz, Itaipu Binacional, Câmara de Vereadores e Acifi.

Chico Brasileiro e Bobato ouviram de Silvio Barros, orientações de gestão pública

Em Tempo: “Dobrar joelhos para Deus” para pedir direcionamento, não deve ter sido digerido facilmente pelo comunista Nilton Bobato (PCdoB), haja vista que os comunistas, em geral, por ideologia, são ateus. Quanto a Chico Brasileiro, nos é uma incógnita o como ele recebeu o conselho de cunho cristão…

CONVIDADO DECLINA DE CONVITE PARA ASSUMIR COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE FOZ

Conversamos ontem com o Edirley de Oliveira, o “depenador”, e ele garantiu que o empresário Mário Cézar Almeida, hoje na comunicação da Secretaria de Esporte, declinou do convite eu teria sido feito para ele, Almeida, para assumir a Comunicação Social do governo Chico Brasileiro. Mário Almeida é o braço direito do poderoso deputado federal Fernando Giacobo (PR) em Foz. 

RETOMADA DOS TRABALHOS NA CÂMARA DE FOZ

Nesta terça-feira (01-08), retornarão as Sessões Ordinárias da Câmara Municipal. Na pauta, polêmicas matérias como, por exemplo, a extinção do fundo no qual são depositadas as sucumbências a que possuem direito os procuradores do município. Todos os pareceres técnicos, internos do Legislativo local e os externos requeridos sobre a legalidade do recebimento da sucumbência por parte dos procuradores, apontam para a legalidade desse pagamento.

Acontece que o prefeito Chico Brasileiro, que é contra esse direito, tem a maioria no plenário da Câmara e, tudo indica, os procuradores deverão sofrer uma derrota na votação da matéria, que já tramita por uns 4 meses na nossa “Casa de Leis”.

DIRETORA “QUINTA-FEIRA” EM FOZ

Um Leitor nada satisfeito com a diretora da secretaria de Planejamento de Foz do Iguaçu, Márcia Porto, entrou em contato conosco e reclamou dizendo que a citada diretora só atende o público externo nas quintas-feiras. Se isso for verdade, passou dar hora do secretário da pasta, o competente e dinâmico Elsidio Cavalcante, tomar providencias para a solução disso que, se confirmado, é um absurdo.

POR FIM…

Desejamos uma ótima semana para todos os Leitores da coluna “Nossa Voz”, a melhor e mais bem informada, modéstia à parte, coluna digital da Tríplice Fronteira.

 

____________________

 

EMPRESÁRIO DO PARAGUAI, NEGA DOAÇÃO DE CAIXA 2 PARA RENI PEREIRA

Testemunha de defesa do ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira (PSB), o ex-dono da “Nave Informática” de Ciudad del Este (Paraguai), Pedro “Peter da Nave” Agrizzi, desmentiu nesta quarta-feira (26) na Justiça Federal, parte da delação premiada de Melquizedeque de Souza contra o ex-prefeito. Melquezedeque foi funcionário da Nave Informática de “Peter”, até assumir a secretaria de Tecnologia da Informação no governo Reni Pereira.

Segundo “Peter da Nave”, como é mais conhecido na Tríplice Fronteira o empresário, ele, “Peter”, diferentemente do que disse Mequizedeque, não teria doado dinheiro para a campanha de Reni Pereira a prefeito em 2012.

Resta saber agora, como Melquizedeque provará a suposta doação, haja vista que mentir em acordo de delação premiada pode anular esse tipo de acordo e, assim, Melquizedeque ficaria sujeito a retornar para dentro das grades.

 

PETER DA NAVE, “VITÓRIA DE PIRRO” DE RENI PEREIRA ?

Um sarcástico criminalista iguaçuense, comentou para esta coluna que, se o ex-prefeito Reni Pereira se safar da acusação de Caixa 2 eleitoral com dinheiro de “Peter da Nave”, o ex-alcaide de Foz só terá que se livrar de mais umas “oitrocentas” acusações do Ministério Público Federal contra ele, Reni Pereira. “Poizé”…

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Alguém, sinceramente, esperava que o “Peter da Nave” fosse confessar na Justiça, que, segundo acusação do MPF, dou dinheiro de Caixa 2 para Reni Pereira?

JUSTIÇA ONZE, TURMA DA PECÚLIO ZERO

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu foi notificada nesta semana, que a Justiça indeferiu mais uma tentativa de anulação do processo da Comissão de Ética do Legislativo local, o qual resultou na cassação dos mandatos dos 5 “Ex-vereadores da Pecúlio/Nipoti”, Anice Gazzaoui (PTN), Darci Siqueira (PTN), Edílio Dall´Agnol (PTN), Luiz Queiroga (DEM) e Rudinei de Moura (PEN). Pelas nossas contas, essa foi a décima primeira tentativa contra a legalidade do processo de cassação dos ex-vereadores na Câmara Municipal.

ÁLVARO DIAS ANUNCIA EXPULSÃO DE EX-VEREADORES ANICE E DARCI DO PTN (PODEMOS)

Assistam vídeo divulgado pelo senador sobre a moralidade. Dias repudia cargos no governo Temer e anuncia expulsão dos ex-vereadores Anice Gazzaoui e Darci Siqueira, cassados pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu:

ENQUANTO ISSO, O SILÊNCIO ENSURDECEDOR DO BLOGUEIRO LINGUARUDO CHAPA BRANCA

E nada do blogueiro linguarudo deserdado noticiar sobre a mais nova derrota (por 11×0) da “Turma da Pecúlio” no Judiciário. Não é a toa que ele também já está sendo conhecido como “blogueiro da Pecúlio”.

VEREADORES PARA INGLÊS, ERRO, PARA IGUAÇUENSE VER ?

A foto acima nos foi enviada por um Leitor da coluna, que questiona sobre como foi a noticiada participação (não nesta coluna digital…) de vereadores, no mutirão de limpeza e poda de árvores, realizado na semana passada no bairro Jardim Cataratas, haja vista, segundo o Leitor, a “beca” usada pelos edis no evento, trajes que estavam mais para uma sessão da Câmara do que para pôr a “mão na massa”, ainda segundo o antenado Leitor…

Em Tempo: Não soubemos responder ao Leitor.

“DESCOMUNICAÇÃO” NA PREFEITURA DE FOZ ?

Temos observado que está sendo comum nas matérias do site da prefeitura de Foz do Iguaçu e nos releases distribuídos pela Comunicação Social do governo Chico Brasileiro, se deixar de lado as citações dos nomes de membros do Legislativo local que participam em eventos noticiados pela imprensa oficial e em releases gerados pela área de Comunicação da prefeitura.

Por exemplo, na matéria sobre os 40 anos da Guarda Mirim, é citado até o nome de diretor da prefeitura no evento, enquanto se omite os nomes de vereadores que lá estiveram (em fotos de outras fontes, vimos a presenças, pelo menos, dos vereadores Nanci Rafagnin Andreolla, ainda no PDT, e de Márcio Rosa, do PSD), edis que não foram citados no que foi reportado pela imprensa oficial).

Pior foi que se chegou a mencionar, sem citar respectivo (s) nome (s), a (s) participação (ões) de deputado (s) federal (is), autoridades essas que foram menos importantes de serem nominadas, do que diretor da prefeitura. Pelo menos um deputado federal vimos em fotos de outras fontes (Evandro Roman – PSD).

Aliás, no site da prefeitura, só localizamos uma pequena foto do importante evento (imagem que aproveitamos nesta nota da coluna), que contou também com a presença, não citada (apesar de fotografada, em tamanho diminuto…), do Diretor-Geral Brasileiro de Itaipu, Luiz Vianna, dentre outras ilustres presenças não citadas. Em suma, como diria o saudoso “Chacrinha”, “quem não se comunica (direito)…”.

EX-SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO COTADO NA PREFEITURA DE FOZ

Começou a circular a informação de que o ex-secretário de Comunicação de Foz do Iguaçu, Mário Cézar Almeida, hoje exercendo função no governo Beto Richa (PARANÁ ESPORTE) em Curitiba, poderá assumir a secretaria municipal de Esporte ou ainda dirigir a Comunicação Social do governo Chico Brasileiro.

Caso se confirme a informação, certamente será um ganho para a atual administração, haja vista ser ele, Mario Cézar, pessoa competente e honesta, sem contar que ele muito ajudaria na melhoraria da qualidade da Comunicação oficial do município (urgente, por favor…).

Em Tempo: Não temos nenhum problema com o pessoal da Comunicação Social da prefeitura, muito pelo contrário. Lá só tem gente boa, mas o setor está deixando muito a desejar, conforme já relatamos no exemplo da nota anterior a esta aqui (podemos citar vários, se precisar…). 

MEGASENA ACUMULA E DEVE SORTEAR MAIS DE R$ 100 MILHÕES NO SÁBADO

Ninguém acertou os números sorteados nesta quarta-feira (26) na Megasena. As dezenas sorteadas foram: 9, 21, 26, 38, 52 e 53. O prêmio acumulou e a estimativa é que alcance R$ 105 Milhões no novo sorteio no sábado (29). 

“ÉPRÁCABÁ”

Nesta quarta-feira (26), um turista gaúcho precisou ficar sem roupas para não ficar preso em porta giratória em agência bancária em Foz do Iguaçu. A constrangedora situação ocorreu na agência do Banco do Brasil, situada na Avenida Juscelino Kubitschek – Vila Portes. Foi noticiado pelos meios de imprensa local que, segundo autoridades policiais que atenderam a ocorrência, o turista “não será penalizado”. Não vai ser “penalizado” ? ? ? Só pode ser piada de mau gosto, para não dizer sacanagem!!! O turista tinha era que ser indenizado pelo constrangimento que passou!!!

_______________________

“PETER DA NAVE” DEPÕE A FAVOR DE RENI PEREIRA

O ex-proprietário da Nave Informática (de Ciudad del Este – Paraguai), Pedro “Peter” Agrizzi, deve depor a favor de Reni Pereira (PSB), ex-prefeito de Foz do Iguaçu, nesta quarta-feira (26), na Justiça Federal. O depoimento de Peter Agrizzi, será no âmbito do processo movido pelo Ministério Público Federal contra Reni Pereira, no esquema de corrupção investigado pela Operação Pecúlio.

QUEBRADEIRA – PREFEITURA DE FOZ ENCERRA PROJETO K9 DA GM, POR FALTA DE RECURSOS

Com um custo mensal que era de R$ 7 Mil, está sendo encerrado o “Projeto K9” (cães treinados para fiscalização em operações de combate ao tráfico) utilizados pela Guarda Municipal de Foz do Iguaçu. O motivo do encerramento das atividades, previsto para a primeira semana de agosto, é a falta de recursos da prefeitura municipal para a manutenção do projeto.

Além da falta de recursos, outro motivo para o fim do K9 da GM, é o parecer da Procuradoria Geral do Município apontando que é ilegal a renovação do contrato com a empresa prestadora do serviço para o Projeto K9. Resta saber se haverá apuração sobre a ilegalidade, que foi apontada pela Procuradoria do Município, em relação ao contrato do projeto, até seu findar no mês que vem.

SUMIÇO DE CABELO NO PROVOPAR DE FOZ SERÁ INVESTIGADO PELO MP

O Ministério Público do Paraná (MP) deverá abrir apuração sobre o desaparecimento de cerca de 300 quilos de cabelo indiano doados a Ong PROVOPAR pela Receita Federal. O valor do cabelo doado em 2015 ao PROVOPAR e que de lá “sumiu”, é de cerca de R$ 400 Mil. As primeiras investigações deverão focar pessoas e empresas envolvidas com esse tipo de comércio e no quadro de voluntários e funcionários da organização não governamental. 

CONTRADITÓRIO: Segundo a direção do PROVOPAR, o “cabelo indiano” se encontra hoje armazenado naquela instituição desde 2015. Não se sabe por quê não foi vendido e/ou transformado em perucas até hoje.

POLÍCIA PRENDE JOVEM POR ROUBO DE PICANHA E VODKA EM FOZ

Uma mulher de 21 anos foi presa em Foz do Iguaçu, furtando 6 peças de picanha e uma garrafa de vodca de um supermercado. A jovem foi flagrada por funcionários do estabelecimento, localizado Jardim Festugato. Ao todo, a moça tentava roubar cerca de 20 kg de carne. Não conseguimos descobrir onde a jovem teria escondido todos os produtos para tirar do estabelecimento comercial o que tentou furtar. O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (24).

 

_______________________________

 

ROMBO NA PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DE FOZ É DE QUASE R$ 3 BILHÕES

Está passando quase que desapercebida uma “bomba atômica” prestes a explodir na “Terra das Cataratas”, sobre qual só se resta saber quando será essa explosão, haja vista não existir dúvida de que a detonação da mesma ocorrerá ainda na gestão do atual prefeito, Chico Brasileiro (PSD). Trata-se do explosivo rombo de quase R$ 3 Bilhões na previdência dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu. É uma sinuca de bico da qual, certamente, o alcaide iguaçuense não conseguirá sair, sem que haja descontentamento amplo, geral e irrestrito…

PREFEITO TERÁ QUE VENDER PATRIMÔNIO DO MUNICÍPIO PARA COBRIR ROMBO DA PREVIDÊNCIA EM FOZ

Mãe Diná. Lamentamos informar que, além de outras respectivas medidas de administrativas, o prefeito Chico Brasileiro terá que vender uma considerável parte do patrimônio do município, para cobrir um rombo herdado de gestões passadas com a previdência dos servidores municipais de Foz, rombo esse de cerca de R$ 3 bilhões. Infelizmente, isso será inevitável. Anotem!

JUSTIÇA MANDA PREFEITURA PAGAR R$ 55 MIL AO PROVOPAR

Mesmo sem cumprir com o previsto em convênio no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social, o PROVOPAR de Foz do Iguaçu recebeu R$ 55 mil relativos a junho. O pagamento foi feito por determinação judicial. A prefeitura de Foz do Iguaçu suspendeu o convênio com o PROVOPAR, em razão do mesmo não estar sendo executado conforme o previsto no que foi celebrado entre o governo municipal e aquela instituição não governamental, mas a recente decisão da Justiça fez com que o valor fosse pago. 

PREFEITURA DE FOZ, SUCUMBIR OU NÃO SUCUMBIR? 

Eis a questão.  A encrenca em torno do recebimento de sucumbência por arte do Procuradores do Município é grande e vem dando muito “pano para a manga”. De um lado estão os Procuradores, servidores concursados que, além dos respectivos salários, possuem direito, segundo a OAB/Ministério Público/Tribunal de Contas do Estado, a recebimento das sucumbências das ações em que atuam em favor do município.

Do outro lado, estão o Procurador-Geral do Município, Osli Machado, e o prefeito Chico Brasileiro, que são contrários ao pagamento das citadas sucumbências, em razão da atual situação dos “combalidos” cofres municipais. Moral da história: sobrou para a Câmara Municipal, onde tramita matéria relativa a pendenga em tela, decidir, no voto, a questão.

 

___________________________________

OS 100 DIAS DE PAZ DE CHICO BRASILEIRO ESTÃO POR FINDAR

Mac Donald deverá ser a principal “pedra no sapato” de Chico Brasileiro

Faltando cerca de duas semanas para que se completem os 100 dias de governo de Chico Brasileiro (PSD) em Foz do Iguaçu e, com isso, acaba o “democrático” e tradicional prazo sem oposição que adversários/opositores costumam dar a políticos que assumem o poder, como no caso do prefeito da “Terra das Cataratas”. E quem já começa a preparar a “caixa de ferramentas” para cima do alcaide dos iguaçuenses, é o ex-prefeito Paulo Mac Donald (PDT). E há quem aposte que no Legislativo o caldo também vá engrossar para o lado de Chico Brasileiro, que esses dias já esteve lá dando explicações sobre o não atendimento das reivindicações da população, apresentadas pelos edis.

IGUAÇUENSES PAGAM POR VEREADOR NINJA

Caso você ainda não saiba, em Foz do Iguaçu os contribuintes estão pagando salários de um vereador (e de seus 4 assessores) que não participa das Comissões Permanentes incumbidas das análises prévias de projetos a serem votados; que não comparece em quase nenhuma audiência pública de debates de importantes temas com a população e é contumaz ausência nas Sessões Extraordinárias do Legislativo local.

Estamos citando (e criticando) o vereador Beni Rodrigues, do PSB do ex-prefeito Reni Pereira, cuja atuação parlamentar, melhor, a inócua atuação, custa muito caro para o erário local. É esse tipo de edil (e os gastos gerados por ele) que precisa ser objeto de atenção e posicionamento da OAB/Foz, ACIFI e Observatório Social, instituições que, alertamos, não devem avaliar os demais vereadores, todos atuantes, da mesma forma que o edil em tela.

Resumo da Ópera: Cremos que o mandato de Beni Rodrigues é desperdício de dinheiro dos iguaçuenses e que o não feito por ele, acaba também onerando os demais edis locais. A solução é simples para o caso, afinal, devem haver suplentes em prontidão para trabalhar da forma como é esperado e necessitado por nossa cidade.

“POIZÉ”…

COMPRARAM GATO POR LEBRE EM FOZ?

Soubemos que Túlio Bandeira, ex-candidato a prefeito de Foz do Iguaçu, preso em plena campanha eleitoral de 2014, teria vendido a Rádio Globo (antiga Rádio Foz) para pessoa (s) ligada (s) a Conscenciologia do finado Waldo Vieira. Resta saber se os compradores foram previamente avisados do real tamanho do passivo (inclusive o que é executado judicialmente) da Rádio do Bandeira… Voltaremos ao assunto!

GASOLINA A R$ 2,59, APROVEITEM, IGUAÇUENSES

Quase R$ 1,50 por litro de gasolina, é a economia que faz quem abastece nos postos da vizinha Ciudad del Este (Paraguai). A economia pode chegar a cerca de R$ 75 reais para quem lá abastecer com 50 litros seu automóvel. Se abastecermos lá duas vezes num mês, teremos uma economia de R$ 150. Sem dúvida, uma economia significativa, ainda mais em tempos de crise econômica para nós, brasileiros. É bom levar o pagamento na moeda local daquele país, o guarani, e atravessar a fronteira pela Ponte da Amizade a noite, depois do horário comercial. Mais um detalhe: há quem diga que a gasolina de lá é de melhor qualidade que a nossa. Portanto… 

VÃO MUDAR O LOCAL DO BATALHÃO DO EXÉRCITO NA “TERRA DAS CATARATAS?

Volta e meia é reavivada a discussão sobre a mudança do local do quartel do Exército em Foz do Iguaçu, instalação militar que está situada no centro da cidade. Acontece que aquele imóvel, com cerca de 1,1 Milhão de metros quadrados (dos quais, a metade é de área verde), é de grande valor comercial e o Exército Brasileiro não abrirá mão do local, salvo em negociação, denominada por aquela instituição como “manobra patrimonial”, sem que o devido valor do imóvel seja, de alguma forma, compensado para o EB. Para uma eventual negociação dessas, estamos falando de algo em torno próximo a R$ 1 Bilhão de reais, nem falemos da burocracia para tanto… Alguém se habilita? Não? Então, viremos o disco…

PCC APAVORA TAMBÉM NO PARAGUAI

Tá tudo dominado. Não é de hoje que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (o PCC) vem ampliando o território de suas ações, inclusive, internacionalmente e quem está apavorado com isso são os paraguaios, que viram aumentar, em muito, os crimes violentos em seu país. Violência, esse é um produto que, infelizmente, passamos a “exportar”…

FOZ CATARATAS JOGOU E VENCEU MAIS UMA

Muito boa a campanha do FOZ CATARATAS FUTSAL na Liga Nacional de Futsal, a mais importante competição da modalidade no país. No sábado (22), no Ginásio Costa Cavalcanti, a equipe iguaçuense enfrentou e venceu por 3×1 o time da Copagril e, agora, ocupa a 4ª colocação na disputa nacional. Também pela Liga Nacional, a próxima partida do “team” iguaçuense será contra o Corinthians, na capital paulista na próxima sexta-feira (28). Nesta segunda-feira (24), também em casa, a equipe local joga contra o Cascavel, pela “Série Ouro” do Campeonato Paranaense da modalidade. Assistam adiante, o vídeo promocional do FOZ CATARATAS FUTASAL:

PIRATAS ESTÃO ATUANDO NO BRASIL

A era dos piratas não acabou. Ela apenas mudou de rota: da costa brasileira foi para os rios da Amazônia. Em vez de olho tapado e espadas, capuz, metralhadoras e fuzis AR 15. Para comunicação, sistema de rádio VHF. A nova “caça ao tesouro” agora é por combustível, que representa 70% do prejuízo de R$ 100 Milhões por ano para as empresas que fazem transporte de carga pelos rios da floresta amazônica, é o que conta a matéria de hoje no Estadão.

Também chamados de “ratos d’água”, os piratas atuam sempre em grupos. Eles ficam de tocaia e, usando rádios, articulam o ataque. O alvo predileto são embarcações que transportam combustível e eletrônicos da Zona Franca de Manaus. 

“ÉPRÁCABÁ” 

Não dá para entender. Ao invés da transparência que tanto precisamos em nosso país (devastado por políticos corruptos e seus “surdinos” esquemas), instalaram no Palácio do Planalto um sistema para misturar sons de vozes, para, com isso, neutralizar gravações de conversas do presidente Michel Temer e de toda a Presidência da República. Na verdade, todas as conversas naquele palácio deveriam ser gravadas e divulgadas, afinal, não vivemos numa República? O que há para esconder?

___________________________

 

A MILIONÁRIA INDÚSTRIA DAS MULTAS EM FOZ

Somos totalmente a favor de que sejam aplicadas, com rigor, as multas de trânsito em nossa cidade. O que nos preocupa é a destinação dos milionários recursos arrecadados com essas multas. Somente no primeiro semestre deste ano, o FOZTRANS arrecadou quase R$ 3 Milhões. Enquanto essa dinheirama toda é arrecadada, a autarquia local responsável pelo nosso trânsito, tem, por falta de fiscais, um serviço mais que deficiente na fiscalização do trânsito, principalmente no controle do ineficiente e ineficaz serviço de transporte coletivo. Voltaremos ao assunto. 

FOGO AMIGO NA POLÍTICA EM FOZ

Tem dirigente partidário que deveria se preocupar com alguns “mui amigos” que tem. Soubemos que existe um plano relacionado ao impedimento legal de um certo dirigente limitado em suas atividades pelo Justiça. Segundo apuramos, estaria sendo preparada uma denúncia que o tal dirigente teria descumprido ordem judicial para se abster de reuniões com políticos envolvidos na “Operação Pecúlio”. Outra acusação em preparação contra ele, seria a de que ele teria participado de possível “Caixa 2” de campanha. É bom o aludido dirigente colocar as “barbas de molho”, que a armação contra ele é “fogo amigo”…

E A CLÁUDIA PEREIRA, SERÁ REELEITA?

Ontem escrevemos aqui na coluna sobre nomes de possíveis candidatos de Foz do Iguaçu a deputado estadual na eleição do ano que vem e esquecemos de citar o nome da hoje deputada eleita, Cláudia Pereira (PSC). Lamentamos pelo ato falho.

Sobre as possibilidades de reeleição da parlamentar iguaçuense, não acreditamos que ela consiga sequer chegar próximo da votação que fez na cidade em 2014.

Assim, para ser reeleita, ela deverá trabalhar para manter os votos que conseguiu fora da cidade em 2014 para se eleger e ampliar esses votos nesses municípios, compensando os mais de 10 Mil votos que, projetamos (pelos acontecimentos que são de conhecimento geral e não vamos aqui repetir), deverá perder em Foz em relação ao que aqui teve em nas últimas eleições. Em suma, vai depender dela e dos recursos que tiver, sua reeleição para a ALEP.

MÃE DINÁ

Uma coisa é certa: A vereadora Nanci Rafagnin Andreolla (ainda no PDT…), não deverá votar na Cláudia Pereira…

IGUAÇUENSES DEVEM VOTAR EM CANDIDATOS A DEPUTADO DE OUTROS MUNICÍPIOS?

Claro que todos queremos ver eleitos deputados (estaduais e federais) de Foz do Iguaçu, mas temos que entender que nem todos os que serão candidatos por nossa cidade terão a simpatia e/ou a confiança do eleitor iguaçuense e, assim, é lógico que muitos candidatos “não natos” da cidade, receberão votos aqui. Como isso é inevitável, esperamos que esses votos sejam para candidatos que realmente tenham atenção especial com nossa cidade e que aportarem recursos (significativos, “merreca”, não…) e viabilizem projetos importantes para nosso município.

Mas que essa atenção que citamos seja realmente diferenciada e que isso não seja meramente na base de trazer “espelhinhos” para a cidade, do tipo “uma ambulância aqui”, “um tratorzinho ali”… E, em se tratando de dinheiro, que nenhum de nossos eleitores se impressione com emendas parlamentares “merreca”.

Emenda parlamentar de respeito começa em R$ 500 Mil, para que possa ter algum efeito prático nas graves e urgentes demandas que tem nossa cidade, caso contrário, será apenas “emenda parlamentar espelhinho” e como tal, reconhecida…

E QUAIS SÃO OS EXEMPLOS DE “POLÍTICOS DE FORA” QUE MERECEM VOTOS NA TERRA DAS CATARATAS?

Como opção para os eleitores iguaçuenses que não se identificarem com os candidatos de nossa cidade, temos, por exemplos, os nomes do secretário estadual de Saúde, Michele Caputo (PSDB), e o deputado estadual Hussein Bakri (PSD).

Bakri já foi morador de Foz do Iguaçu, onde possui familiares. O parlamentar, que é vice-líder do governo estadual na ALEP, já destinou cerca de R$ 2 Milhões para a Saúde para este ano e, certamente, novos recursos aportará aqui no ano que vem. Além disso, Hussein Bakri foi designado, formalmente, pelo prefeito Chico Brasileiro e por sua antecessora no Executivo local (Inês Weizemann), representante do nosso município na Assembleia Legislativa.

Quanto a Caputo, pré-candidato a deputado estadual, é inegável a prioridade que ele tem dado a “Terra das Cataratas” na área mais necessitada que temos: a Saúde. Sem o apoio dele, em que pese a decisão final ser do governador do Estado, o Hospital Municipal, hoje sob gestão/intervenção estadual, já teria sido devolvido para a prefeitura e com isso, teríamos que arcar com algo em torno de, pelo menos, R$ 4 Milhões mensais do falido erário municipal (algo impossível de ser feito hoje), custo inviável para nosso município, gasto, o qual, ao final de um ano, seria suficiente para a construção de uns 3 viadutos como o que é projetado para a Av. Costa Silva com BR 277…

VEREADORA DE FOZ DEVERÁ TER REFORÇO NA COMUNICAÇÃO

Tudo indica que a jornalista Adriana Cardoso deverá compor a equipe de trabalho da vereadora Rosane Bonho (PP). A informação nos foi dada por uma antenada fonte na Câmara Municipal. Sem dúvida, a profissional de imprensa tem todas as condições para fazer um bom trabalho de divulgação e consolidação da imagem da dinâmica e carismática vereadora.

__________________

 

FOZ TERÁ DEPUTADO ESTADUAL ELEITO EM 2018?

Cremos que sim. Um ou dois poderão ser eleitos deputados estaduais, entre os residentes e domiciliados em Foz do Iguaçu, caso não se limitem a ficar pedindo votos somente até a “baixada do leão” e realmente busquem votos além das fronteiras de nosso município. E é bom que comecem logo…

É preciso lembrar que o sistema do “Distritão” (vide nossa nota intitulada “FOZ, NOVAMENTE, PODERÁ FICAR SEM DEPUTADO FEDERAL ELEITO” mais adiante, sobre o que é esse sistema eleitoral que deverá vigorar para a eleição 2014), também regerá a eleição de deputados estaduais e, assim, a disputa será mais difícil do que nunca, principalmente para aqueles que não são hoje detentores de mandato, como é o caso da maioria dos pré-candidatos a deputado estadual por nossa cidade.

E QUE NOMES TEMOS EM FOZ, COM CHANCE DE ELEIÇÃO DE DEPUTADO ESTADUAL?

Já temos alguns nomes fortes para a disputa de deputado estadual por Foz do Iguaçu. São apontados como candidaturas que deverão ser confirmadas para a disputa, o professor Sérgio Oliveira (atual suplente de deputado federal do PSD); Phelipe Mansur (PSDB); a vereadora Nanci Rafagnin Andreolla (“ainda” no PDT…).

Todos esses nomes, já possuem experiências nas urnas e certamente deverão passar, fácil, dos 15 mil votos somente em Foz do Iguaçu. Tudo vai depender de quanto votos farão fora de nosso município. Temos ainda nomes como o do vereador Márcio Rosa (PSD), que pode surpreender na eleição do ano que vem.

Dentre todos os nomes citados anteriormente nesta nota como prováveis candidatos, o jovem vereador Márcio Rosa, é quem mais vem viajando por todo o estado, haja vista ser ele, há alguns anos, presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do Paraná, o que propiciou e propicia a ele, grande visibilidade e poder de articulação entre todos os Conselheiros Tutelares do Paraná (que não deverão ter outro nome na disputa).

E temos outros nomes cotados localmente para a disputa, mas consideramos esses, salvo engano, apenas projetos de sustentação partidária, com fins de alavancar candidaturas de partidos que não possuem representantes iguaçuenses na disputada para deputado federal e, por isso, precisam de candidatos a deputado estadual “dobrando” em Foz como “puxadores de votos” para candidatos a deputado federal de outras cidades.

E OS NOMES DE FORA QUE BUSCARÃO VOTOS PARA DEPUTADO ESTADUAL EM FOZ?

Sobre esse cenário, o que temos a dizer é que esperem a próxima atualização do Nossa Voz, quando escreveremos  sobre isso… 

E O GIACOBO, NÃO É DEPUTADO FEDERAL DE FOZ?

Ontem escrevemos sobre o cenário político para Foz do Iguaçu eleger deputado federal nas eleições do ano que vem, considerando a quase certa definição do sistema de “Distritão” como sendo a “regra do jogo” em 2018 (a respectiva nota está na continuidade desta coluna, após a atualização de hoje e é intitulada “E QUAIS SÃO OS NOMES PARA DEPUTADO FEDERAL EM FOZ ?”).

Pois bem, fomos questionados por um leitor com quem encontramos, se o deputado federal Fernando Giacobo (PR) é deputado de Foz. Nossa resposta, basicamente, foi:

O deputado Giacobo possui domicilio eleitoral em Foz e é deputado da cidade e de todo o Paraná. Ele obteve 144.305 em sua reeleição em 2014, dos quais, menos de 9 mil votos eram de iguaçuenses.

Ou seja, com 30 mil votos além do que necessitava para ser eleito e considerando a votação que fez na Terra das Cataratas” (onde possui domicílio eleitoral), não se pode dizer que os iguaçuenses foram responsáveis pela reeleição de Giacobo que, apesar disso, jamais deixou de ter nosso município como uma de suas prioridades de seu mandato.

O parlamentar é um grande estrategista político e Foz faz parte de seu planejamento eleitoral e ele deve ser novamente reeleito, independentemente do voto iguaçuense, pois, novamente, deverão sobrar votos para Giacobo. É o que podemos dizer, sem medo de errar.

POIZÉ

Enquanto a Câmara Municipal fez o “dever de casa” cassando os mandatos dos “Vereadores da Pecúlio” e, assim, atendeu o clamor da sociedade iguaçuense, os partidos aos quais pertencem esses políticos cassados (DEM, PSC, PODEMOS e PEN), na da fizeram para “limpar” de suas fileiras partidárias esses respectivos políticos de mandatos cassados, que lá continuam filiados.

Esse “corporativismo partidário” das legendas citadas, é tal qual no PT, onde nunca se expulsou os políticos “Petralhas” presos por corrupção (Zé Dirceu; José Genuíno, Guido Mantega; Delúbio Soares; Palloci e etc.). E como todos sabem, uma maçã podre na caixa, estraga todas as demais e, nos casos em tela nesta nota, estragam, ainda mais, a imagem desses partidos… 

DEPENARAM O LÍNGUA DESERDADO

Ui. O Edirley Oliveirinha, do popular blog “Depenando a Coruja”, depenou até o pensamento do Hélio “Língua di Trapo” Lucas. Confiram o que fez o “Depenador” pelo link:

http://depenandoacoruja.com.br/

POSIÇÃO OFICIAL DO VEREADOR DR. BRITO, SOBRE PROPOSTA DE MUDANÇAS NA UNILA, FEITA PELO DEP. FEDERAL SÉRGIO SOUZA

“Com relação à polêmica proposta do deputado Sérgio Souza para UNILA, sem entrar no mérito da questão pedagógica daquela importantíssima instituição de ensino superior, a ideia do deputado pode trazer consequências graves para nossa economia local.

Anualmente a UNILA movimenta um orçamento próprio de quase 180 Milhões em nossa cidade e emprega em torno de 1.000 pessoas de forma direta, gerando muitos outros empregos e forma indireta, sendo reconhecida como uma das 5 melhores instituições de ensino superior de nosso país.

Nos preocupa mais ainda, o fato de que de Brasília, mais uma vez, tentem impor medidas que afetam diretamente nossa cidade, sem que a sociedade iguaçuense seja previamente consultada. Isso é inadmissível. A Câmara Municipal, entendo, tem que se somar aos esforços que garantam a conquista que a UNILA foi e é para Foz do Iguaçu.”, manifesta o vereador Dr. Brito de Foz do Iguaçu.

_______________________

CPI DOS CRIMES AMBIENTAIS EM FOZ

Deve sobrar para um Shopping de Foz do Iguaçu. É gravíssima a denúncia aportada na CPI dos Crimes Ambientais, a qual é presidida na Câmara Municipal pelo vereador Dr. Brito. Oportunamente detalharemos sobre isso. E, não é só. Soubemos, que tem até atrativo turístico local sem licença ambiental, segundo nossas fontes. Vamos conferir.

CPI DOS CRIMES AMBIENTAIS II

Muita dor de cabeça, dentre outras consequências, para loteadores e responsáveis por liberações de condomínios nos quais não se respeitaram as normas ambientais. Derrubadas indiscriminada de árvores; “assassinatos” de nascentes e exploração de áreas de preservação de margens de rios e lagos, são algumas das situações que a CPI de Crimes Ambientais já está levantando. Broncas muito grandes no horizonte da “Terra das Cataratas”… Voltaremos ao assunto.

FOZ, NOVAMENTE, PODERÁ FICAR SEM DEPUTADO FEDERAL ELEITO

A Reforma Eleitoral que está no forno no Congresso Nacional, tudo indica, deverá fazer com que Foz do Iguaçu não consiga eleger um deputado federal. Acontece, que na proposta em trâmite no Congresso, a metodologia da eleição para deputado deverá ser a do “Distritão”, sistema no qual são eleitos para o Legislativo apenas os mais bem votados em cada Estado, independentemente de legenda ou partido.

Considerando que nas eleições de deputado federal de 2014, dos 30 deputados federais eleitos no Paraná, a menor votação foi de Leopoldo Meyer (PSB), que teve 59.974 votos e a mais votada foi Cristiane Yared (PR), que fez 200.144 votos e considerando ainda que, somente o  prof. Sérgio de Oliveira (PSD) de Foz do Iguaçu, hoje suplente de dep. Federal, fez votação expressiva na cidade (passou dos 30 mil votos) e que os demais candidatos, inclusive de Foz, não obtiveram sequer 20 Mil votos dos eleitores iguaçuenses, vai ser muito difícil que tenhamos um deputado federal de realmente de Foz eleito em 2018, até porque o citado prof. Sérgio, deverá disputar para deputado estadual.

Em Tempo: O “Distritão”, é um sistema que está sendo apontado como pelos parlamentares como uma forma de assegurar a própria reeleição e, consequentemente, manter o foro privilegiado em meio ao descrédito com a classe política causado por escândalos de corrupção como os revelados pela Lava Jato. Saiba mais em matéria da edição desta terça-feira (18), do jornal Estadão, pelo link:

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,camara-articula-distritao-para-manter-mandatos,70001894076

E QUAIS SÃO OS NOMES PARA DEPUTADO FEDERAL EM FOZ ? 

Inês Weizemann, secretária municipal de Saúde

Dos que possuem domicilio eleitoral e residência somente em Foz: Alguns nomes com boas possibilidades de votação em Foz do Iguaçu, são a da atual secretária da Saúde, Inês Weizemann (PSD), que é vereadora eleita licenciada e foi, por 4 meses, prefeita interina do município no início do ano. Além dela, é apontada a possibilidade do vice-prefeito Nilton Bobato (PCdB) também ser candidato.

Vereador Dr. Brito (PEN), pré-candidato anunciado a deputado

Outro nome é o do atuante vereador D. Brito (PEN), quem, mesmo tendo a pré-candidatura a deputado estadual anunciada pelo partido, poderá ser apresentado como opção para a disputa do ano que vem para deputado federal.

Dos que possuem domicilio eleitoral e residência não somente em Foz: Na “Terra das Cataratas”, também temos no cenário para a disputa de deputado federal em 2018, o carismático Nelci “Vermelho” Coguetto (PTB), atual suplente de deputado estadual (fez 26.263 votos em 2014, dos quais, menos de 9 mil votos em Foz) e Fernando Giacobo (PR), deputado federal eleito em segundo mandato consecutivo (teve 144.305 votos em 2014, dos quais, menos de 9 mil votos em Foz). 

E QUEM SERÁ ELEITO DEPUTADO ESTADUAL EM FOZ ?

Por falta de tempo, sobre os nomes para a disputa de deputado estadual em 2018, fica para a próxima atualização. 

CONVIDEM O LÍNGUA DI TRAPO PARA UMA COLUNA NA GAZETINHA, POR FAVOR

Salvo queiram que o Hélio “Língua di Trapo” tenha uma possível para cardíaca, peço que, rapidamente, convidem ele para escrever na Gazetinha (Gazeta Diário). Afinal depois dos “traumas” de saber que o Rogério Bonato receberá Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu e de saber do convite que tivemos para que a coluna Nossa Voz seja publicada na Gazetinha, não duvidamos nada que um possível ataque de inveja possa causar sérios danos a saúde do Língua di Trapo, a quem desejamos vida longa (assim ele poderá se “satisfazer” com as conquistas de seus desafetos…) e um digno emprego (soubemos que foi deserdado, erro, perdeu os microfones e câmeras da Rádio e TV onde “atua”).

O INSUSTENTÁVEL PESO DO SER

Desempregado, pelo que nos foi dito, o Língua di Trapo teve mais um revés na Justiça. O tal blogueiro andou movendo uma ação pedindo indenização do advogado Luiz Eduardo da Silva e, segundo nossas fontes, não é desta vez que o Língua levantará alguns trocados desse jeito (é meio que “costume” dele, tentar arrecadar uns “trocados” com as ações que volta e meia move no Judiciário). É bom que ele foque em arrumar um emprego, afinal, não é recomendável e nem certo para o Língua, contar com indenizações morais na Justiça…

                                  

___________________________________

 

ACEITAMOS O CONVITE/DESAFIO DA GAZETINHA

Fomos convidados e aceitamos, escrever a Coluna Nossa Voz também no mais tradicional e importante meio impresso de informação de Foz do Iguaçu, o jornal Gazeta Diário. É uma honra fazermos parte daquela equipe. Na semana que vem começaremos essa nova etapa de nossas atividades profissionais. Sorry, periferia.

VEREADOR NINJA 

Se alguém quiser se esconder do vereador Beni Rodrigues (PSB), é só ir na Câmara Municipal quando não tem Sessão Ordinária. Tá difícil ele aparecer até em Sessão Extraordinária.

Ele, Beni, não apareceu nas três últimas Sessões Extraordinárias e, pelo que se diz, pediu para não participar de nenhuma das Comissões da Câmara. E você já viu o Beni em alguma Audiência Pública???  

Assiduidade, teu nome não é Beni Rodrigues!!!

Em Tempo: Dizem que se depender da ACIFI, OAB e Observatório Social e toda a turma que compõem o “Movimento Basta de Vergonha”, o vereador Beni nem precisa mais voltar para a Câmara, muito pelo contrário…

 

SEM JETON 

Mesmo em recesso nas Sessões da Câmara Municipal, os vereadores se reuniram extraordinariamente em pleno sábado (15) para votar projetos importantes encaminhados pelo prefeito municipal, dentre eles, o REFIS para pagamento parcelado de impostos municipais. Nesta segunda (17), os vereadores se reúnem novamente de forma extraordinária para votar mais projetos de autoria do Executivo.

Detalhe: Os vereadores nada recebem de extra, por essas Sessões Extraordinárias em período de recesso de Sessões. Não dá para deixar de registrar que os Edis estão trabalhando, salvo no caso do vereador Beni Rodrigues, em relação ao que noticiamos na nota anterior…

UM TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO PARA O LÍNGUA, POR FAVOR

Peço, veementemente, que algum vereador de alma caridosa proponha um Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, para o Hélio “Língua di Trapo” Lucas, afinal, ele é um reconhecido jornalista, erro, não é jornalista. Ele é idealizador de ação filantropa que há anos arrecada recursos para instituições de caridade, erro, ele nunca fez isso. Ele participou do projeto de criação de jornal na cidade, erro, ele não fez isso. Ele é autor de livros, erro, ele não é escritor. Ele é artista plástico, erro, ele não é. Ele foi presidente da Fundação Cultural, erro, ele não foi. Ele…

Pensando bem, me confundi com o que pensei ser ou ter sido ele, quando, na verdade, era o Bonato, quem realmente fez e é tudo isso acima que não corresponde ao Língua, mas tudo bem, ainda sim peço que deem uma honraria para ele, Língua, pois me contaram que temem que ele tenha uma parada cardíaca em razão do distinto título que o Rogério Bonato receberá, com aprovação unânime dos vereadores, na Câmara Municipal.

E se ninguém, a meu exemplo, se lembrar de algo altruísta que o Língua tenha feito pela cidade ou de alguma coisa distinta que ele tenha feito profissionalmente, insisto que a ele seja dado o Título de Cidadão Honorário, ainda que para que ele simplesmente não morra de inveja do Bonato.

O QUE NÃO MATA LÍNGUA, FORTALECE

O Língua di Trapo, pelo que nos foi dito, com muito tempo ocioso a partir da semana passada com “deserdação” do microfone e das câmeras onde “atuava”, deveria aproveitar para se inscrever no CEEBJA e vai concluir o segundo grau, ou o primeiro, que dizem que ele não completou.

Depois do ensino médio, ele poderá fazer faculdade de jornalismo para poder se apresentar, sem faltar com a verdade (como atualmente faz), dizendo que é jornalista.  Mas que o Língua não espere que consiga bolsa de estudo grátis nas instituições particulares locais, porquê, pelas informações que recebemos, ele anda meio “deserdado” nesse setor da família, erro, da sociedade…

PRECISA SER RECONHECIDO
Tudo indica que o governador Beto Richa vai contemplar o município com algo em torno de R$ 16 Milhões para a obra do esperado viaduto da Costa e Silva com a BR 277. Não se fala outra coisa, mas precisamos lembrar que o governador já aportou no Hospital Municipal, desde dezembro, dinheiro suficiente para a construção de, pelo menos um viaduto deste que citado e, até o final deste ano, o aporte de recursos do governo do Estado no HMFI, representará mais que outro viaduto… Fica o registro.
_________________________
NOSSA VOZ DE VOLTA PARA O FUTURO 

Olá, caros Leitores. Sabemos que andamos devendo maior frequência em nossas atualizações aqui na coluna, mas continuamos sobrecarregados com nossos outros afazeres diários. Mesmo assim, daremos um jeito de atualizar o Nossa Voz, pelo menos, duas vezes na semana, tomara… Ainda não serão as atualizações diárias que durante muitos anos levamos a vocês em nossas colunas, mas já é um bom recomeço em nossa periodicidade. Assim, vamos “pegando no tranco” e aumentamos, gradualmente, nossa frequência nas atualizações, afinal, não nos falta (e nunca faltou) pauta. Aqui jamais foi (ou será) na base do “copia e cola do alheio”. Sorry, periferia…

 

CÂMARA DE VEREADORES DE FOZ É  ALVO DE ATAQUES NA INTERNET

Ainda existe gente muito incomodada com a forte atuação dos vereadores da Câmara Municipal no resgate da credibilidade da Casa de Leis de Foz do Iguaçu, o que começou a ser feito com a cassação dos mandatos dos “Vereadores da Operação Pecúlio” e com as medidas de redução de gastos das despesas que seguem no Legislativo local.

Para que se tenha ideia do ponto a que chegaram, um determinado blog publicou ontem insinuações de que teria havido um acordo entre o presidente da Câmara e um tradicional e importante meio de comunicação da cidade, para que não houvesse críticas ao presidente da Câmara, quando é sabido e notório que nem sequer existe verba do Legislativo para os meios de comunicação e nem tramita naquela Casa de Leis, projeto que possa favorecer direta ou indiretamente qualquer meio de comunicação. Portanto, o  resumo da ópera é: “Canalhi$$e Encomendada”.

Em Tempo: O tipo de canalhice em tela na nota acima, por ser da pior espécie (a que é encomendada…), é mesmo com $$ e não com a letra “c”…

 

DAS VÍTIMAS DO BLOGUEIRO DA TURMA DA PECÚLIO NO LEGISLATIVO DE FOZ

Não é só o presidente da Câmara Municipal, vereador Rogério Quadros, o alvo das notas “encomendadas” para tentar criar tumulto e discórdia entre os edis. Desde que ousou ser o primeiro vereador a requerer a cassação dos “Vereadores da Pecúlio”, o Dr. Brito vem frequentemente sendo atacado de forma mentirosa e covarde pelo “linguarudo cibernético”, quem, tudo indica, atua para a turma de bandidos da “Pecúlio”.

Além do Dr. Brito e de Rogério Quadros, também é alvo do tal esquema de difamação pela internet, a presidente do Conselho de Ética da Câmara Municipal, Nanci Rafagnin Andreolla, a quem se somam os demais vereadores, haja vista publicações difamatórias serem postadas, nas quais não contém nomes e são redigidas de forma subjetiva do tipo: “assessor de vereador foi descoberto… empresa de vereadora…”. Essas publicações genéricas, por não citar nomes, premeditadamente lançam suspeitas indiscriminadas sobre todos os edis, buscando, com isso, desacreditar o Legislativo junto a comunidade iguaçuense.

 

BONATO RECEBERÁ TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE FOZ

Justa Homenagem. Por iniciativa do vereador Márcio Rosa (PSD), Rogério Bonato receberá o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. A iniciativa leva também o apoio unânime dos demais edis, que firmaram a proposta da concessão do honroso título. Bonato chegou na “Terra das Cataratas” em setembro de 1980 e dentre suas atividades profissionais está sua atuação no jornalismo, tendo ele participado do projeto de criação do jornal Gazeta do Iguaçu, periódico que ele dirigiu por muitos anos. Ele também é o idealizador da “Canja do Galo Inácio”, tradicional evento anual filantropo que, desde o ano 2.000, vem captando recursos para instituições sem fins econômicos da cidade.

 

“ÉPRÁCABÁ”

Recebemos a informação de que Hélio Eduardo Lucas, mais conhecido nos meios policiais pela alcunha de “Língua di Trapo”, teria sido “deserdado” dos microfones da rádio FM e das câmeras de TV onde “verborragiava” até o meio da semana passada.

Ainda segundo nossas fontes, o motivo do afastamento do citado elemento dos meios de comunicação onde atuava, se deu em razão de ataques que o mesmo viria fazendo contra suas “vítimas”. Pelo inferno astral pelo qual passa o Língua di Trapo, que ninguém se espante se ele tiver uma espécie “parada cardíaca” ou “crise nervosa” com a notícia da concessão do Título de Cidadão Honorário para o Rogério Bonato, agraciado que é outra das muitas “vítimas” preferenciais do blogueiro. E tem mais do Língua hoje. Confiram adiante nesta coluna…

 

BLOGUEIRO DIVULGA QUE ASSESSOR PARLAMENTAR ASSASSINOU TRÊS ADOLESCENTES EM FOZ

Recordando: Língua di Trapo chegando preso e algemado no Cadeião por acusação feita contra ele em Foz. A acusação no Judiciário contra o blogueiro acabou prescrevendo, sem que o caso fosse julgado

Tivemos acesso ao Boletim de Ocorrência registrado na sexta-feira (14) pelo Assessor Parlamentar da Câmara Municipal, Josué Gueiros, contra o blogueiro Hélio “Língua di Trapo” Lucas, em razão da mentirosa publicação feita pelo Língua di Trapo na internet, publicação na qual é afirmado que o Assessor Parlamentar teria sido acusado de assassinato de 3 adolescentes e “desovado” os corpos dos mesmos na “Baixada do Leão”.

Esta coluna apurou que jamais houve a citada acusação de homicídio e a tal “desova”, fatos imputados ao “Cabo Josué”, como é mais conhecido o assessor (que é da reserva remunerada da PM), quem, após o registro do B.O. contra o Língua, deverá acionar civil e criminalmente o citado blogueiro.

Em Tempo: Por essas e outras que nada nos surpreendeu a informação que recebemos, quanto a “deserdação” do Língua di Trapo dos microfones e das câmeras em que ele “atuava”…

 

PARA QUEM NÃO SABE, OS IGUAÇUENSES SÃO QUEM MELHOR ENTENDE DE FOZ…

Não querendo entrar no mérito da proposta de extinção da UNILA, em que pese sermos favoráveis a mudanças na linha “ideológica/política” que lá existe (muito “bolivariana”, na opinião desta coluna), não há como admitir que, sem que a sociedade iguaçuense tenha discutido o tema, tentem extinguir a importantíssima instituição federal de ensino superior, sediada em nossa cidade.

A tal proposta, do deputado federal Sérgio Souza (do PMDB de Michel Temer), não poderia, defendemos, ter sido apresentada, sem que isso fosse previamente discutido com nossa sociedade local, até porque, entre outros aspectos, a UNILA é de suma importância para a economia iguaçuense, além de ser um dos pilares da consolidação de nossa cidade como Polo Universitário. Reajamos!!! 

Basta que de Brasília empurrem o que eles querem “goela abaixo” dos iguaçuenses!!!

 

JOGÃO DE ESTRELAS NO COSTA CAVALCANTI

Um “partidão”, foi o que presenciou o público que compareceu para assistir o confronto entre as Seleções Brasileira e Paranaense de Futsal na noite do sábado (15), no Ginásio Costa Cavalcanti em Foz. O placar da disputa, transmitida ao vivo para todo o Brasil pela ESPN, foi de 3×3.

Nossos cumprimentos ao vereador e ídolo do futsal iguaçuense, Anderson Andrade, que não pode comparecer no evento (de iniciativa dele), em razão da internação para o procedimento de cateterismo pelo qual passou após a Sessão da Câmara Municipal na sexta-feira (14). Melhoras para o “Anjo Louro” do, como se dizia antigamente, futebol de salão. (Foto de Roger Meirelles) 

PERDAS IRREPARÁVEIS

Foz teve tristes perdas nesses últimos dias. Faleceram pessoas muito estimadas na nossa cidade, dentre elas um jovem estudante, que teve ceifada a vida por um agressor covarde. Lyrio Mezzomo, Mário du Trevor e o jovem Lucas Bertolla, deixarão saudades. Nossos pêsames as respectivas famílias e amigos enlutados.

 

Desejamos a todos, uma ótima semana!

_____________________

 

Contratação milionária ocorreu sem licitação no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, aponta Ministério Público do Paraná

A 6ª Promotoria de Justiça de Foz do Iguaçu, no Oeste paranaense, ofereceu denúncia criminal contra o ex-prefeito que assumiu em 2013 e mais duas pessoas por conta de um contrato irregular firmado pela prefeitura de Foz com uma empresa para prestação de serviços de limpeza no Hospital Municipal.

De acordo com as investigações do Ministério Público, o então prefeito dispensou irregularmente licitação para a contratação da empresa. Além disso, prorrogou o contrato, também desrespeitando a legislação. A prefeitura de Foz do Iguaçu pagou quase R$ 1,9 milhão à contratada.

São réus na ação o ex-prefeito, o então diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, o dono da empresa e dois advogados contratados pela Fundação. A denúncia requer a condenação dos réus, entre outras, às penas do artigo 89 da Lei de Licitações (Lei 8.999/93): “Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade” (detenção de três a cinco anos e multa).

(Com MP/PR)

________________________________

EMPRESÁRIO DE COMUNICAÇÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA SUSPEITO DE HOMICÍDIO EM SANTA CATARINA

A coluna teve acesso a informação de que um empresário de tradicional família da Tríplice Fronteira e dono de veículo de comunicação, matou uma pessoa atropelada anos atrás em Santa Catarina e de lá retornou para Foz do Iguaçu, fato que manteve escondido todos esses anos, ainda segundo nossas fontes. O assunto, que agora veio a público, a partir da coluna Depenando a Coruja no mês passado (junho), passou a ser investigado. Acompanharemos o desenrolar das apurações sobre o crime.

VEREADOR QUE PEDIU CASSAÇÃO DE “VEREADORES DA PECÚLIO” VIRA ALVO DE BLOGUEIRO

Primeiro vereador a requerer a cassação dos vereadores Anice Gazzaoui (PTN), Darci Siqueira (PTN), Edílio Dall´Agnol (PTN), Luiz Queiroga (DEM) e Rudinei de Moura (PEN), o vereador Luiz José de Brito (PEN), o Dr. Brito, passou a ser alvo de uma série de ataques na internet, com publicações feitas pelo blogueiro conhecido pela alcunha e Língua di Trapo que tem divulgado acusações de que o vereador Dr. Brito seria alvo de investigações da Polícia Federal por ordem da Justiça Eleitoral.Além disso, segundo fontes desta coluna eletrônica, o Língua di Trato seria o responsável pelo boato de que o vereador Dr. Brito também seria alvo do Ministério Público, em razão de supostamente não cumprir o previsto para suas horas de atividade como médico.

CÂMARA CASSOU MANDATO DOS “VEREADORES DA PECÚLIO” – DECISÕES FORAM PUBLICADAS NO DIÁRIO OFICIAL

Os vereadores representados: Anice Gazzaoui (PTN), Darci Siqueira (PTN), Edílio Dall´Agnol (PTN), Luiz Queiroga (DEM) e Rudinei de Moura (PEN) tiveram os mandatos cassados por 13 votos a um e uma ausência, após aprovação dos projetos de resolução que tratavam da declaração da perda de mandato, na sessão extraordinária de sábado, 1° de julho.Essa sessão extraordinária foi a finalização do processo que teve início após representação por quebra de decoro parlamentar ter sido acatada pelo Plenário e encaminhada ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Os defensores dos Vereadores denunciados puderam fazer a sustentação da defesa por até duas horas (individualmente). As resoluções já foram publicadas em diário oficial de segunda-feira, 03 de julho.

(Fonte: CMFI)


CONTATOS COM A COLUNA NOSSA VOZ

Para críticas e sugestão para este espaço de informação, nosso e-mail é: nossavoz.foz@gmail.com

 

 

Seja o Primeiro a comentar on "CONFIRA RELAÇÃO DE NOMEADOS EM CARGOS QUE DEVERIAM SER OCUPADOS POR TÉCNICOS NA PREFEITURA DE FOZ"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*