NENHUM CASO DENGUE É CONFIRMADO NO PARANÁ EM AGOSTO, DIZ SAÚDE

Nenhum caso de dengue foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no novo período epidemiológico, que começou a ser contabilizado no Paraná no dia 1º de agosto de 2016. O primeiro boletim deste novo período foi divulgado pela pasta nesta terça-feira (16) e apontou 208 casos notificados da doença.

De acordo com a Sesa, nesta época do ano, é comum que os casos confirmados de dengue apresentem redução, por causa do frio. A secretaria informou que os números começam a subir a partir de novembro, com pico entre os meses de janeiro e abril.

Um caso do vírus da zika foi notificado, mas ainda não confirmado. Casos de chikungunya não foram notificados, nem registrados.

Entre agosto de 2015 e julho deste ano, o Paraná teve 56.351 casos confirmados de dengue e 61 mortes causadas pela doença –  todos os óbitos aconteceram neste ano.

Vacinação
A campanha de vacinação contra a dengue em 30 cidades do estado começou no sábado (13) e segue até o dia 3 de setembro. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar cerca de 500 mil pessoas com a primeira dose da vacina, que está sendo fornecida de graça para parte da população.

Em Paranaguá, no litoral paranaense, e em Assaí, no norte, as doses estão disponíveis para pessoas com idade entre nove e 44 anos. Nos outros 28 municípios prioritários, a vacina é destinada aos jovens com idade entre 15 e 27 anos. A escolha do público-alvo tem base em estudo da secretaria, que apontou que 30% dos casos ocorrem nesta faixa etária.

Pré-cadastro
Para agilizar o atendimento, a orientação é que as pessoas preencham o pré-cadastro, que pode ser feito pela internet. Moradores de 28 municípios podem fazê-lo. Veja quais:

Paranaguá, Assaí, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Isabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo,Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho,Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira,Itambaracá, Cambará e Maripá.

As exceções são os municípios de Maringá e Londrina, que já contam com sistemas próprios para controle de vacinas.

Com G1

Seja o Primeiro a comentar on "NENHUM CASO DENGUE É CONFIRMADO NO PARANÁ EM AGOSTO, DIZ SAÚDE"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*