MUNICÍPIO PRETENDE CRIAR AGENDA DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA DESENVOLVER PROJETOS DE MEIO AMBIENTE EM PARCERIA COM ITAIPU

Uma série de parcerias conjuntas para a realização de projetos de meio ambiente deverá ser definida entre os comitês gestores, do Município de Foz do Iguaçu e da Itaipu, para o desenvolvimento de ações sustentáveis por meio do programa Cultivando Água Boa.
 
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Elsídio Cavalcante, a intenção da Prefeitura, com a nova gestão, é de poder aumentar a possibilidade de realização de projetos conjuntos, em parceria com a Itaipu Binacional. Os projetos de meio ambiente que atendam a preservação, conservação e a conscientização ambiental deverão ser definidos entre os dois comitês gestores responsáveis e deverão ser realizados por meio do programa Cultivando Água Boa, que acontece em 29 municípios da região da Bacia Hidrográfica do Paraná 3, entre eles, Foz do Iguaçu.
 
“Nossa intenção é de aumentar essa parceria com a Itaipu e que os projetos possam sair do papel. Os projetos ambientais serão realizados por meio do programa Cultivando Água Boa e hoje estamos reunidos para poder traçar e definir uma série de parcerias conjuntas que poderão ser realizadas. De todos os municípios que compõem do Cultivando Água Boa, Foz ficou por vários anos sem aproveitar essa parceria e deixou de realizar projetos importantes na área do meio ambiente”, disse Elsídio. 
 
Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Biesek, esse é o momento de Foz abraçar essa ideia. “Iremos traçar uma programação que envolve todas as secretarias do município, instituições que trabalham com meio ambiente para poder desenvolver projetos ambientais na cidade, pois iremos atingir o social, o econômico e o ambiental e são ações que iremos fazer para atender a toda comunidade local. Estamos montando ações de conscientização ambiental, agregando o projeto da coleta seletiva, oficinas e tantas outras atividades”, destacou. 
 
O primeiro encontro com a nova administração do Município que reuniu representantes e integrantes dos comitês, do Programa e do Município, aconteceu na tarde desta segunda-feira (7), no auditório do Centro de Educação Ambiental, no Bosque Guarani. 
 
Cultivando Água Boa
 
(CAB) é um programa fundamentado em documentos nacionais e planetários que contempla diversas ações socioambientais relacionadas com a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, e com a promoção da qualidade de vida nas comunidades da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (região conectada pelos rios e córregos com o reservatório da usina de Itaipu). 
 
Premiado com o Water for Life da ONU-Água como melhor prática de gestão dos recursos hídricos (categoria 1) em 2015, o CAB é um movimento de participação comunitária permanente,em que a Itaipu, além de mitigar e corrigir passivos ambientais, trabalha com a sociedade para mudar os seus valores.
Com PMFI

Seja o Primeiro a comentar on "MUNICÍPIO PRETENDE CRIAR AGENDA DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA DESENVOLVER PROJETOS DE MEIO AMBIENTE EM PARCERIA COM ITAIPU"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*