MAJOR OLÍMPIO PROPÕE PEC PARA ADIAR ELEIÇÕES MUNICIPAIS PARA 2022

O líder do PSL no Senado, Major Olimpio (SP), apresentou nesta 2ª feira (23.mar.2020) uma PEC (proposta de emenda à Constituição) para adiar para 2022 as eleições municipais que estão marcadas para outubro deste ano

A ideia seria unificar o pleito, já que em 2022 haverá a escolha de governadores, deputados, senadores e presidente. Para que a proposta de Olímpio comece a tramitar, contudo, são necessárias as assinaturas de 27 senadores.

O senador justifica que, por conta da crise provocada pelo coronavírus, os custos de uma eleição seriam muito altos. Ele propõe prolongar os mandatos de prefeitos e vereadores até a próxima eleição a ser realizada. Eis a íntegra da proposta (533 KB).

“A prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, levando à consequente coincidência das eleições em 2022, na forma como proponho, contribuirá de forma efetiva para a diminuição dos custos da Justiça Eleitoral, liberando gastos bilionários para a União neste momento de uma crise em virtude da pandemia do coronavírus”, escreveu no projeto.

A mesma preocupação foi externada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no último domingo (22.mar). Ele sugeriu que as eleições municipais sejam adiadas para evitar a transmissão do novo coronavírus no país.

“Faço aqui até uma sugestão. Está na hora de o Congresso falar: adia, faz 1 mandato desses vereadores e prefeitos. Eleição no meio do ano… uma tragédia, porque vai todo mundo querer fazer ação política”, afirmou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é contra o adiamento das eleições. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, ele disse que agora é hora de focar no enfrentamento da crise. “Vamos cuidar do combate ao vírus”, afirmou.

(Com MSN Notícias)

Seja o Primeiro a comentar on "MAJOR OLÍMPIO PROPÕE PEC PARA ADIAR ELEIÇÕES MUNICIPAIS PARA 2022"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*