LANÇADA OFICIALMENTE A CAMPANHA OUTUBRO ROSA EM FOZ DO IGUAÇU

A tradicional campanha Outubro Rosa de conscientização ao câncer de mama e outras doenças foi oficialmente lançada em Foz do Iguaçu no final da tarde de ontem (28), no Hotel Bella Itália. O prefeito Chico Brasileiro, a primeira-dama Rosa Maria Jeronymo e a secretária municipal de Saúde, Inês Weisemann receberam as mulheres dos clubes de mães dos bairros, servidoras das unidades básicas de saúde, da educação, de outras áreas e da comunidade em geral. Cerca de 200 pessoas acompanharam a cerimônia de lançamento.
 
Entre as presenças, as vereadoras Nanci Rafagnin Andreola, Rosane Bonho e Adriana Luiz representaram a Câmara de Vereadores de Foz, como também Lisete Palma, diretora da Atenção Básica e outras mulheres líderes e representantes de entidades que são parceiras à campanha deste ano. 
 
O lançamento é um marco da campanha que acontece durante todo mês de outubro, com atividades e realização de exames em todas as unidades básicas de saúde. É um chamamento para a conscientização da prevenção ao câncer e à outras doenças. 
 
Durante a cerimônia teve palestra educativa, relato de mulheres que enfrentaram a doença e apresentação musical. 
 
“Nossa expectativa com o lançamento da campanha é lançar um alerta de prevenção. E importante destacar que além das atividades e dos exames que serão realizados nas UBS durante o mês de outubro, os atendimentos são feitos o ano todo e as mulheres podem e devem procurar esse atendimento em qualquer época do ano, não só durante outubro que é o mês mundial da campanha. O Importante é a prevenção e é o cuidado com a saúde sempre”, disse a primeira dama, Rosa Maria Jeronymo.
Ao final do evento foi servido um coffee break aos participantes. 
 
Campanha
 
O Câncer de mama é um dos que mais matam no Brasil e no mundo. Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
 
O INCA (Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde) participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.
 
Câncer de mama
 
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
 
No Brasil, em 2016, foram esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Com PMFI

Seja o Primeiro a comentar on "LANÇADA OFICIALMENTE A CAMPANHA OUTUBRO ROSA EM FOZ DO IGUAÇU"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*