GOVERNO ABRE PRÉ-CADASTRO PARA VACINA CONTRA A DENGUE NO PARANÁ

O Governo do Paraná abriu nesta terça-feira (9) o pré-cadastro de pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha estadual de vacinação contra a dengue. A campanha vai do dia 13 de agosto a 3 de setembro, em unidades de saúde de 30 municípios do estado.

Em Paranaguá, no litoral paranaense, e em Assaí, no norte, as doses estarão disponíveis para pessoas com idade entre nove e 44 anos. Nos outros 28 municípios prioritários, a vacina será para jovens com idade entre 15 e 27 anos. A escolha tem base em estudo da Secretaria de Saúde, que apontou que 30% dos casos ocorrem nesta faixa etária.

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é imunizar cerca de 500 mil pessoas com a primeira dose da vacina. Em fevereiro e agosto de 2017, serão aplicadas as doses de reforço, completando o esquema vacinal.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira, o pré-cadastro foi criado para evitar filas em unidades de saúde com grande movimentação.

“Fazendo este cadastro pela internet, a pessoa não precisará perder tempo com isso no dia da vacinação. Será necessário apenas apresentar um documento de identificação com foto e o comprovante de residência para ser vacinado“, explicou.

O pré-cadastro pode ser feito por meio desite específico para a vacina. Moradores de 28 municípios podem fazê-lo. Veja quais:
Paranaguá, Assaí, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Izabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá.

As exceções são os municípios de Maringá e Londrina, que já contam com sistemas próprios para controle de vacinas.

Quem não fizer o cadastro prévio poderá realizá-lo no momento em que comparecer à unidade de saúde, mas terá que aguardar para ser imunizado. “Já prevemos que no sábado (13), dia D da vacinação, a procura pela vacina será muito grande. Por isso, pedimos que todos façam este cadastro antecipado e evitem possíveis transtornos”, disse a superintendente de Vigilância.

Novos casos

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou 353 novos casos de dengue em uma semana, até esta terça-feira (9). Com isso, o estado tem, agora, 56.351 casos confirmados no período epidemiológico entre agosto de 2015 e este mês.

Na última semana, o número de casos autóctones (contraídos na cidade em que a pessoa mora) foi o que mais cresceu: foi de 52.345, no mesmo período, para 52.708, até esta terça-feira. O número de mortes decorridas da doença permeneceu o mesmo, em relação ao boletim anterior – 61.

Este, de agosto, é o último boletim divulgado neste período epidemiológico, de acordo com a Sesa. A partir do próximo levantamento, os números são zerados.

Com G1

Seja o Primeiro a comentar on "GOVERNO ABRE PRÉ-CADASTRO PARA VACINA CONTRA A DENGUE NO PARANÁ"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*