CPI DO TRANSPORTE PÚBLICO FEZ AUDIÊNCIA REGIONAL NA VILA C

Entrando em sua fase final, a Comissão de Investigação Parlamentar (CPI) do Transporte Público de Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira (24), realizou a quinta audiência da Comissão, desta feita para moradores da Região da Vila C.  A exemplo das reuniões da Comissão realizadas nas outras localidades do município, foram muitas as reclamações dos moradores da Região Norte da Cidade, quanto ao deficitário serviço de transporte local de passageiros que temos.

A CPI investiga o contrato firmado entre a prefeitura municipal e o Consórcio Sorriso, que é apontado nas investigações do Ministério Público Federal e pela Polícia Federal, como fonte de financiamento da corrupção investigada pela Operação Pecúlio/Nipoti, que envolve no esquema, dentre outros, o ex-prefeito Reni Pereira e vereadores da legislatura passada.

A Comissão também investiga as possíveis irregularidades, por parte das empresas de transporte, na execução do contrato firmado entre a prefeitura municipal e o Consórcio Sorriso, que reúne as empresas de ônibus que operam o sistema.

O vereador Dr. Luiz Brito (PEN/Patriota), disse ao O IGUASSU, que o Relatório Final da Comissão deverá ser apresentado no dia 22 de setembro durante uma audiência pública na Câmara Municipal.

“Faremos uma apresentação pública do Relatório Final da Comissão que presidimos. Já observamos vários indícios de irregularidades no contrato firmado pela prefeitura em 2010 com as empresas de transporte, que vão desde a elaboração do edital, até a forma de execução do contrato pelas empresas de ônibus, que estão prestando um serviço que é alvo de reclamações e insatisfação dos usuários em todas as partes da cidade.”, afirma o presidente da CPI do Transporte.

Propostas – O vereador  Adenildo “Kako” Rodrigues (Podemos), que é morador da Vila C, lembrou que, a partir das reclamações dos usuários do transporte, algumas ações já estão sendo tomadas pelos vereadores para a melhoria do sistema e que ele mesmo está terminando de elaborar uma proposta que apresentará na semana que vem. “Queremos que todos os ônibus passem a usar uma película que reduzirá em até 30% a temperatura dentro dos ônibus e diminuirá, significativamente, os danos a saúde causados pelo raio ultravioleta do sol.”, propõe o vereador.

Queixas – Dentre as reclamações apresentadas pelos moradores na audiência realizada nesta quinta-feira, estão a falta de cobradores nos ônibus; a não devolução de troco aos passageiros pelos cobradores; falta e/ou péssimo estado dos pontos de ônibus; diminuição indevida de ônibus nos sábados posteriores a feriados e etc.

Jeferson Brayner (PRB), vereador que é o Segundo Relator da CPI, destacou que os vereadores precisam se aproximar dos munícipes cada vez mais. “Somos vereadores de toda a cidade e não só de um bairro ou região. Estamos aqui na Vila C para ouvir de vocês, quais são os problemas específicos daqui, que não necessariamente são os mesmos do restante da cidade. Nós temos a obrigação de irmos ao encontro de vocês e coletar as informações que precisamos para nosso trabalho de vereança. Temos encontrado muita dificuldade em nosso trabalho na CPI. Muitos interesses, que não os da população, tentam atrapalhar o que estamos fazendo, mas não esmorecemos e é muito importante o apoio de vocês no que estamos fazendo para melhor o transporte na cidade.”, disse o parlamentar municipal.

Relatório Final – “Já estivemos antes nas demais grandes regiões de Foz do Iguaçu. Ouvindo as reclamações dos usuários do transporte. Garantimos aos moradores das regiões do Morumbi, Porto Meira, Três Lagoas e, agora, para vocês da região da Vila C, que nosso Relatório da CPI apresentará o que a população quer e precisa para ter um transporte de qualidade, pois hoje, mesmo pagando uma tarifa cara, não temos um transporte adequado em Foz do Iguaçu. Nosso trabalho está sendo feito com muita dedicação e correção.”, disse Relator da Comissão, vereador João Miranda.

Quem fez questão de usar a palavra no encerramento dos trabalhos da CPI do Transporte, foi o presidente da Associação de Moradores da Vila C, Paulo Rodrigues “Agradeço aos vereadores por virem nos ouvir e esperamos que realmente aconteçam as melhorias que precisamos em nosso transporte.”, registrou o líder comunitário.

(Da Redação)

 

 

Seja o Primeiro a comentar on "CPI DO TRANSPORTE PÚBLICO FEZ AUDIÊNCIA REGIONAL NA VILA C"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*