COLETIVO EDUCADOR DE FOZ DO IGUAÇU PROPÕE DIÁLOGO PARA CRIAÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Gestores de EA da Bacia Paraná 3 estarão em Foz do Iguaçu na próxima sexta-feira (27), para participar junto com o Coletivo Educador Municipal  de Foz do Iguaçu – CEMFI, de um momento de formação sobre políticas publicas tendo como  Facilitadora a ANPPEA – Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental com a presença das professoras Maria Henriqueta Andrade Raymundo e Semíramis Biasoli.
 
O objetivo deste movimento é colaborar para o aprofundamento sobre políticas públicas de educação ambiental num espaço de diálogos, reflexões e construção de conhecimentos sobre políticas públicas de educação ambiental, bem como propiciar análise de diálogo sobre dimensões de monitoramento, avaliação e indicadores de políticas públicas de educação ambiental no país.
 
Para o encontro do dia 27 de outubro o CEMFI convidou diferentes segmentos do município, incluído o poder executivo e legislativo municipal, secretários municipais, instituições de ensino superior, entre outros.
 
Trata-se de um momento de grande relevância para nossa cidade, pois desde o inicio de 2017 o Coletivo participa de momentos de formação para iniciar a elaboração da Política Municipal de EA.
 
O que é o Coletivo Educador
 
Coletivos Educadores são grupos de pessoas que trazem apoio de suas instituições e se aproxima para superar lacunas e dificuldades e potencializar capacidades de seus participantes, visando promover articulação de políticas públicas e desenvolver processos formativos de educação ambiental voltado à totalidade de um território.
 
Em Foz do Iguaçu, este grupo é composto, atualmente, por 27 instituições e aproximadamente 32 pessoas, que vêm colaborando nas ações e intervenções em busca da melhoria da questão socioambiental da nossa cidade.
 
Até o ano de 2012 a instituição responsável pela coordenação do CEM foi a Prefeitura de Foz do Iguaçu, partir de 2013, outras instituições que fazem parte do CEMFI dividem esta tarefa, tendo a equipe de Educação Ambiental da PMFI como articuladora.
 
Este grupo já reúne diversas conquistas, entre elas:
  • Registro do Programa Agenda 21 Infantil em dois livros;
  • Criação do Centro Municipal de Educação Ambiental do Iguaçu – CEAI;
  • Elaboração da cartilha Carta da Terra para crianças;
  • Elaboração e edição do Jornal do Coletivo Educador;
  • Organização de eventos nas datas ambientais;
  • Produção da “Carta da Terra para crianças o filme – Um novo olhar”;
  • Atividades com a comunidade nas dadas comemorativas (dia da água, semana do meio ambiente e dia da arvore);
  • Atualmente o grupo trabalha para a construção da Política Municipal de Educação Ambiental.

 

Com PMFI

Seja o Primeiro a comentar on "COLETIVO EDUCADOR DE FOZ DO IGUAÇU PROPÕE DIÁLOGO PARA CRIAÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*