CAMPANHA PRETENDE IMUNIZAR 60 MIL PESSOAS CONTRA A DENGUE EM FOZ

A campanha de vacinação contra a dengue em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, começa neste sábado (13). No Dia D de combate à doença, 28 das 29 unidades básicas de Saúde estarão abertas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 60 mil pessoas com idade entre 15 e 27 anos até o dia 3 de setembro, quando termina a primeira fase da ação preventiva. No estado, outras 29 cidades receberão as doses gratuitamente.

Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento pessoal com foto e o comprovante de residência. O público-alvo foi definido pelo Governo do Estado com base no número de casos: 30% das confirmações de dengue estão concentrados nesta faixa etária, de 15 a 27 anos.

Nos postos, o período para imunização obedecerá o horário de funcionamento de cada um. Unidades que atendem das 7h às 19h farão a vacinação das 8h às 18h. Já nos postos que abrem das 7h às 13h, a dose contra a dengue será aplicada entre 8h e 12h. No posto do Lagoa Dourada, a vacina será fornecida apenas a partir de segunda-feira (15).

A vacina será levada também até os colégios estaduais. O cronograma prevê vacinação em ao menos 15 escolas.

“Todos que estiverem na faixa etária estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde poderão receber a vacina. As únicas exceções são gestantes e lactantes, que não devem ser vacinadas”, observou a coordenadora do Programa de Imunização do município, Ângela Gonzalez.

Para agilizar o atendimento, os usuários podem fazer o pré-cadastro pela internet. O sistema gera um número que deve ser apresentado no posto.

Quem não tiver acesso à internet para preencher os dados, poderá fazer o cadastro em sua unidade de saúde, e irá receber a vacina da mesma forma, desde que apresente documento pessoal com foto e comprovante de residência”, garantiu.

Na região, as doses estarão disponíveis também em São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.

Proteção

A vacina protege contra os quatro tipos de dengue. Para tanto, será preciso receber três doses com intervalo de seis meses entre cada uma delas. Os reforços deverão ser feitos em fevereiro e agosto de 2017. Estudos clínicos indicam que a imunização pode reduzir o índice da doença em mais de 60%.

Em Foz do Iguaçu, de janeiro até o dia 4 de agosto foram notificados 13.234 casos, com 6.596 confirmações. No mesmo período, 19 pessoas morreram em função da dengue, 14 eram moradores da cidade.

Com G1

Seja o Primeiro a comentar on "CAMPANHA PRETENDE IMUNIZAR 60 MIL PESSOAS CONTRA A DENGUE EM FOZ"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*