Boca Maldita

Pré-candidatos em ação
Faltando menos de um ano para a eleição de 2018, os pré-candidatos à sucessão ao governador Beto Richa (PSDB) aceleram a agenda. O deputado Ratinho Junior, que lidera as pesquisas de intenção de voto, recebe sábado (21) o ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), em encontro de partidários do PSD em Cascavel. Kassab é presidente nacional da sigla e participa de mais uma edição do “Espaço Democrático”, encontro que reúne lideranças políticas, do setor produtivo e representantes de classe da região oeste.

No ar
O ex-senador Osmar Dias, que também pontua bem nas pesquisas, tem comemorado os bons resultados de suas inserções no espaço gratuito de TV e rádio do PDT. A produção das peças reuniu um time de primeira na produção de propaganda política do país.

Pesquisa?
Já o senador Roberto Requião, do PMDB, que já exerceu três mandatos como governador e sonha com um quarto, tem usado as redes sociais quase que freneticamente. Num destes posts, pelo Twitter, fez uma pesquisa para saber quem os paranaenses votam para senador. O resultado? Deu ele próprio como favorito.

Contato direto
Já a vice-governadora Cida Borghetti (PP), que deverá assumir o cargo oficialmente em abril do ano que vem, tem aproveitado o tempo para contatos com lideranças de todas as regiões do Estado. A intenção é fazer um raio X das demandas das cidades.

Por fora
Já o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS), corre por fora. Cesinha tem dividido o tempo entre a agenda no executivo e os contatos com lideranças do partido pelo estado.

Reaproximação
Se depender do PSB do Paraná a aproximação articulada pela senadora Gleisi Hoffmann do PT com os socialistas deve dar com burros n’água. Gleisi e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, marcaram um encontro para esta ou na próxima semana. Gleisi e Lula insistem, Siqueira se esquiva e diz que é apenas conversa e que tem mantido encontros com outros partidos.

Pastor fora
A Igreja Universal do Reino de Deus, que comanda o PRB em todo país, barrou pelo menos duas candidaturas à reeleição – uma de deputado estadual e outra de federal -, no Paraná. O primeiro que veio à público dizer que não concorre no ano que vem é o deputado estadual Pastor Edson Praczyk. Será substituído por outro pastor, Alexandre Amaro.

Bispo fora
O bispo Oliveira Filho também fica fora do jogo e não disputará cadeira de deputado federal. Foi substituído pelo bispo Aroldo Martins.

República Teocrática
As determinações que barraram as duas candidaturas são Conselho de Bispos e Pastores da Universal, que reorganiza as forças políticas da igreja para adequá-las ao grande plano estratégico, o de caminhar para eleições presidenciais em 2022, quando lançará candidato a presidente o bispo Marcelo Crivella, hoje prefeito do Rio de Janeiro. Vem aí o projeto de instalar no Brasil a Primeira República Teocrática do continente.

 
 Guardas Municipais
A Comissão de Economia, Fiscalização e Finanças da Câmara de Vereadores deu parecer favorável, nesta terça-feira, 17, ao projeto da prefeitura que inclui Curitiba no consórcio regional das Guardas Municipais. Com o aval do colegiado, a matéria segue, nas próximas sessões, para o debate entre os parlamentares antes das votações em plenário. “O consórcio vai auxiliar nas diligências em área de fronteira dos municípios”, disse o vereador Bruno Pessuti (PSD).

Guardas II
A iniciativa recebeu apoio também do presidente da Comissão de Economia, Thiago Ferro (PSDB), além dos vereadores Paulo Rink (PR), Mauro Bobato (Pode), Ezequias Barros (PRP), Mauro Ignacio (PSB) e Sabino Picolo (DEM).

Termelétrica
A Copel recebeu autorização nesta segunda-feira para restaurar em caráter temporário a operação comercial da termelétrica Araucária. A notícia repercutiu na imprensa internacional, como destacou Luciano Costa na Reuters. O retorno da geração na usina, que estava com a operação temporariamente suspensa desde agosto, é visto por autoridades do setor elétrico como importante em um momento em que chuvas mais fracas na região das hidrelétricas têm elevado o custo da geração necessária ao atendimento da demanda.

Requião x Dória
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) reagiu com irritação à proposta do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), de produzir uma ração a partir de resíduos de alimentos para alimentar a população mais pobre. “RAÇÃO ANIMAL PARA OS POBRES? Vão a PQP! Canalhas!”, postou Requião em sua conta no Twitter, conforme relatou o Blog 247. Em outra postagem, Requião ironizou: “Quinhentos eleitores de Doria serão alimentados por 15 dias com sua ração vencida. Se sobreviverem sera liberada para o canil da prefeitura”.

Faróis do Saber
O prefeito Rafael Greca reabriu Faróis do Saber das escolas Heitr Alencar Furtado (CIC), Professor Herley Mehl (Pilarzinho) e Marumbi (Uberaba). O Farol Herbert de Souza, anexo à Escola Marumbi, foi totalmente reformulado e será o primeiro Farol do Saber e Inovação.

Estudantes e Bombeiros
Mais de 1,2 mil estudantes de 58 turmas do 5º ao 9º ano das redes pública e privada de ensino irão conhecer, até a próxima semana, as instalações da 3ª Seção do Corpo de Bombeiros de Palmas, no Sudoeste do Paraná. A iniciativa, que é resultado de uma parceria com a Secretaria de Educação, busca aproximar os jovens da comunidade à corporação.

Em Itaipulândia
O jogo da noite desta quarta (18), do Foz do Iguaçu Futsal, contra o Marreco pelas quartas de final do Campeonato Paranaense, será realizado em Itaipulândia. A mudança de local ocorre devido o Ginásio Costa Cavalcanti, de Foz, estar sediando outro evento esportivo.

Na Rússia
A senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e seu marido Paulo Bernardo, o ex-ministro de comunicação, foram vaiados neste domingo (15), durante visita ao Museu Hermitage, na cidade russa de São Petersburgo. Ambos foram reconhecidos por um grupo de brasileiros que estavam em visita ao local, umas das grandes atrações de arte e de cultura da cidade. Gleisi e Bernardo estão enrolados com a Justiça e não não foram perdoados. O marido, inclusive, foi preso em 2016, na Operação Custo Brasil, mas foi libertado uma semana depois, por decisão do ministro do STF, Dias Toffoli.

Conspiração?
O presidente Michel Temer (PMDB) escreveu uma carta a deputados e senadores se defendendo de acusações contra ele. No texto, Temer diz que é vítima de “uma campanha implacável com ataques torpes e mentirosos” e que há uma “conspiração” para derrubá-lo do cargo. A missiva foi para parlamentares da base aliada e oposição no momento em que a segunda denúncia da Procuradoria-geral da República (PGR) contra ele está sendo analisada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Boca calada
O vereador mais votado do Paraná, no pleito de 2016, não é mais vereador. Por 14 votos a cinco, a Câmara de Londrina cassou no domingo (15) o mandato de Emerson Petriv, vulgo Boca Aberta, por quebra de decoro parlamentar. Ele foi acusado de usar as redes sociais para levantar dinheiro para pagar uma multa eleitoral dizendo ter sido multado por “defender o povo”.

Calada II
Para piorar a situação, Boca Aberta, que estava no primeiro mandato, também foi condenado pela Justiça Eleitoral por usar instalações públicas para fazer campanha.

Dirceu opina
O ex-ministro José Dirceu, que poderá voltar em breve para a cadeia, é uma espécie de avaliador oficial de alguns pré-candidatos do PT para as eleições de 2018, em especial os provenientes do Rio de Janeiro. As informações são da Época.

Na internet
O futuro aponta para eleições com menos comícios, carreatas e panfletagens – e cada vez mais aparições de candidatos nos perfis dos eleitores nas redes sociais, anota o Correio Braziliense. A menos de um ano da próxima disputa presidencial, a sociedade se prepara para um embate em que a internet terá papel central, apesar da aparente dificuldade que os órgãos fiscalizadores terão com essa nova realidade.

Adelmo Müller,…
… adeus! O jornalista Adelmo Müller, 65 anos, foi encontrado morto em sua casa na Prainha, em São Francisco do Sul (SC), no domingo (15). Segundo os legistas, o corpo já estava há oito dias dentro da casa.

Adelmo II
O jornalista trabalhou por muitos anos em Foz do Iguaçu, nas décadas de 1980 e 1990, como correspondente e também como diretor de jornal. Como militante ambiental, ajudou a fundar, em 1986, a Associação de Defesa Ambiental de Foz do Iguaçu, a Adeafi, que liderou a luta pelo fechamento de uma estrada que dividia pela metade o Parque Nacional do Iguaçu. Ele deixou dois filhos.

Arquivada

Este é o destino da denúncia de organização criminosa e obstrução da Justiça contra o presidente Michel Temer (PMDB), que tramita na Câmara Federal. Bom, pelo menos este é o desejo do relator da matéria, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG). Ele leu o parecer ontem (10), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, em que recomenda o arquivamento das acusações feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Arquivada II
O relatório de Andrada será apreciado pelos membros da comissão e, se aprovado na CCJ, será encaminhado para o plenário da Casa. Entretanto, independentemente do parecer apresentado na comissão, o plenário deverá decidir se autoriza a abertura de processo no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente.

Novo site
O deputado Ratinho Junior (PSD) lançou ontem (10), seu novo site – www.ratinhojunior.com.br – que vai trazer notícias, artigos e projetos. A atualização será diária. “Além das notícias e prestação de contas, o mais importante é receber ideias, sugestões e críticas sobre as ações de um novo Paraná”, disse Ratinho Junior.

Arquivamento
A coluna adiantou ontem que o ministro Edson Fachin, do STF, mandou arquivar denúncia contra o deputado federal Zeca Dirceu (PT). Pois bem, agora veio à tona que as denúncias contra os peemedebistas Romero Jucá, Renan Calheiros e José Sarney, terão o mesmo destino.

Arquivamento II
Os três tiveram áudios gravados pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, onde Jucá afirmava ser necessário “mudar o governo para estancar essa sangria”. Isto antes do impeachment da ex-presidente Dilma (PT). Renan falava sobre a necessidade de regulamentar a delação premiada e Sarney dizia prever que uma delação da Odebrecht teria o efeito de uma “metralhadora ponto 100”.

Em qualquer cenário
A vice-governadora Cida Borghetti (PP) será candidata à sucessão do governador Beto Richa (PSDB), em 2018, em qualquer cenário. É o que ela afirmou ontem, em entrevista veiculada pela imprensa.

Farmácia Escola
O prefeito Dr. Kosmos Nicolaou recebeu ontem diretores e professores do IFPR, para tratar da implantação da Farmácia Escola de Palmas. A estrutura irá funcionar junto a Farmácia Básica do Posto de Saúde e vai contribuir na formação dos acadêmicos da instituição.

Energia e ciclovia
O prefeito Rafael Greca anunciou ontem que o trecho de ciclovia no Centro Cívico, próximo ao Palácio 29 de Março, vai receber um sistema de geração de energia alternativa que funciona por meio de sensores instalados no piso da pista. “Vamos instalar em caráter de teste, pelo projeto de conscientização de energias alternativas do Vale do Pinhão”, disse.

Sul quer o novo
Mais um indicativo de que os políticos tradicionais, aqueles que já estão no cargo e irão às urnas no ano que vem, não terão vida fácil. Pesquisa encomendada pela Fundação Getúlio Vargas mostra que a região Sul concentra o maior índice de eleitores que pretende votar em 2018, em um candidato novo, que não esteja ligado atualmente à política. Entre os entrevistados na região, 40,8% demonstraram esse voto, enquanto a média nacional ficou em 29,6%.

Sul II
Ainda no Sul, 24,1% dos entrevistados pretendem votar nulo ou branco, 15,8% disseram votar em um candidato independente do partido e 12,2% votarão em candidatos de seu partido de preferência. 7,1% não sabem ou não responderam.

PMDB de volta
A repórter Denise Mello da Banda B revelou ontem (09) que terão vida dura os peemedebistas que querem apoiar Osmar Dias (PDT), ou mesmo Ratinho Junior (PSD), ao Governo em 2018. Segundo ela, o senador Roberto Requião, de 76 anos, ainda não definiu para onde irá, mas defende que o PMDB lance candidatura própria.

Volta II
“O PMDB tem a obrigação de lançar candidato próprio ao Governo no ano que vem. E também terá candidato ao Senado. Coloco meu nome à disposição do partido. É uma decisão partidária e meu maior interesse que o velho PMDB de guerra volte a governar o Paraná”, afirmou. Requião já governou o Estado em três oportunidades.

Zeca livre
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) , arquivou um inquérito da Lava-Jato que investigava o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministro José Dirceu. A decisão atendeu a um pedido do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. O caso está em segredo de Justiça, anota O Globo.

Em Assis
Trabalhar pelo desenvolvimento do Oeste do Paraná. Este foi o tema central de reunião quinta (05), em Assis Chateaubriand, entre a prefeitura e a Itaipu Binacional. “Estou vendo realizar uma luta ainda quando eu era presidente da Amop quando solicitamos a Itaipu que levasse os projetos atualmente desenvolvidos apenas nos municípios lindeiros, para o restante da área da Amop”, disse Marcel Micheletto.

Tirar o chapéu
“Tem que tirar o chapéu pro Beto Richa. O cara piscou e o helicóptero já estava parado aqui. É fora de série. Tem que tirar o chapéu pro homem”. Depoimento de testemunha de acidente em Paraíso do Norte sobre o resgate aéreo implantado pelo governador Beto Richa e que hoje está presente em todo o Paraná.

Trigêmeos
A dona de casa Scheila Vidal, 26 anos e moradora do bairro Lagoão em Palmas, no Sudoeste do Paraná, deu a luz aos trigêmeos Rafael, Gabriel e Miguel, nome dado em homenagem aos três arcanjos. O fato ocorreu na última na sexta-feira (06), após o acompanhamento integral durante o período de gestação. Este tipo de nascimento é raro e representa 0,05% dos partos no país.

Preferenciais
Um projeto de lei que está na pauta da sessão da Câmara de Maringá nesta terça (10) prevê que todos os assentos de ônibus sejam transformados em preferenciais para idosos, gestantes, deficientes e passageiros com crianças no colo. Quem não levantar para ceder o lugar poderá ser obrigado pelo motorista a desembarcar.

 
  Com censura…

… sem censura. O deputado federal Áureo (SD-RJ) botou um ‘jabuti’, como são chamadas as emendas em projetos de lei, em clara tentativa de censura prévia na internet. A medida, aprovada na calada da noite, obrigava provedores a remover conteúdos, sem demanda judicial. O dia ontem (06) foi de grita geral e no meio da tarde o presidente Temer (PMDB) anunciou que irá vetar a emenda.

Quem é?
O ativista Kim Kataguiri lança dia 16, em Curitiba, o livro “Quem é este moleque para estar na Folha?”, durante o 2º Congresso Estadual do MBL. O encontro, começa às 19h no campus Botânico da UFPR.

Criança e adolescente
A vice-governadora Cida Borghetti fez um panorama das ações do Governo do Estado para crianças e adolescentes ontem (06), durante lançamento da campanha “Zero Violência, 100% Ternura” na Pastoral da Criança, em Curitiba. De acordo com ela, garantir os direitos estabelecidos pelo ECA e políticas públicas de qualidade é uma das prioridades da gestão.

Sem aumento
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), desmente as falsas informações de que haverá aumento do ICMS para microempresas em razão de projeto enviado pelo Executivo, que prevê mudanças na forma de cálculo do imposto para empresas enquadradas no Simples nacional. A proposta apenas adapta a legislação estadual à federal.

Mais médicos
O governador Beto Richa recepcionou quinta (05), mais 141 médicos que vão atuar a partir de segunda (09), em 100 cidades do Paraná. No país, são 1.375 médicos contratados pelo Ministério da Saúde que vão atender na atenção primária e nas equipes de saúde da família.

Novas empresas
Em meio à crise nacional, Palmas, no Sudoeste do Paraná, aumentou os investimentos e reduziu a burocracia, resultando num aumento de 21% na abertura de novas empresas em 2017. De janeiro a setembro, de acordo com o Departamento de Finanças da Prefeitura, foram emitidas 393 novas inscrições no CNPJ, contra 312 no mesmo espaço de tempo em 2016.

PT lança
A senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, participa no final de de encontro do partido em São Paulo, onde será lançada a campanha “Lula Presidente com Constituinte!”.

PT quer você
Antes do ir para o encontro, informa O Antagonista, Gleisi gravou um vídeo para lançar uma campanha de filiação ao partido. “É muito fácil você se filiar, vem pra cá.”, diz a peça.

Sem registro
O TSE negou registro do Muda Brasil. A legenda vinha se articulando para lançar o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) como candidato à Presidência. Agora, ou ele fica na sigla atual ou corre atrás de outra.

Pode cultivar
Uma família do Distrito Federal conseguiu o direito de plantar Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, para o tratamento da filha. A autorização foi dada quinta (05) pelo Tribunal de Justiça.

Zona Franca
A criação da Zona Franca de Foz do Iguaçu passou ontem (04) na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados. A medida prevista no Projeto de Lei 3.418/2015 propõe área de livre comércio de exportação e de importação, baseada em incentivos fiscais, cambiais e administrativos semelhantes aos existentes na Zona Franca de Manaus. O projeto do deputado Giacobo (PR-PR), recebeu parecer favorável da relatora, deputada Marinha Raupp (PMDB-RO).

Franca II
O PL tramita de forma conclusiva e será analisado agora pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Contexto
Os benefícios à nova zona franca, segundo o projeto, serã?o mantidos até 31 de dezembro de 2073. A zona franca pode dinamizar uma área estratégica para o país, disse a relatora.

Causa própria
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) apresentou projeto no Senado para mudar a Lei de Execuções Penais. Ela propõe que não tendo vaga nas prisões, o condenado passe cumprir prisão domiciliar. “Só que a lei só valerá para políticos, ou milionários”, anotou o colunista Giba Um.

Temer ataca
“A obsessão de Rodrigo Janot, seu mal agir, foi antiético, imoral, indecente e ilegal!” Trecho da defesa do presidente Michel Temer (PMDB) entregue ontem (04) à Câmara dos Deputados, onde ele foi denunciado pela segunda vez pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Herdeiro em Curitiba
O cientista Luiz Philippe de Orleans e Bragança, herdeiro da coroa brasileira, participa no próximo dia 16 do 2º Congresso Estadual do MBL em Curitiba. O encontro, começa às 19h no campus Botânico da UFPR e terá dois painéis. “A nossa crise vai além dos porões da política. É preciso repensar os caminhos da sociedade” e “Eu, agente de mudança do Brasil”.

Homem nu na Alep
A intervenção artística no MAM de São Paulo dividiu os deputados na Assembleia Legislativa na última terça (03). De um lado os parlamentares achavam um absurdo a “performance” do homem nu no chão do MAM. De outro, membros da APP – Sindicato e petistas se manifestavam contra a censura em eventos culturais, ressaltou o blogueiro Fernando Tupan.

Nu II
A deputada Mara Lima (PSDB) disse que jamais levaria a neta em um evento como esse. Missionário Ricardo Arruda (PEN) pregou que a pornografia tem que acabar. Evandro Junior (PSDB) também reclamou da apresentação. Péricles Mello (PT) criticou o radicalismo dos companheiros e pregou que a censura não poderia voltar. Jamais!

Cavalgada
Começa amanhã (06) em Serranópolis do Iguaçu e vai até domingo (08), a 2ª Cavalgada Histórica em homenagem a visita de Santos Dumont ao Parque Nacional do Iguaçu. O trajeto terá a distância de 70 quilômetros pela Estrada Velha de Guarapuava margeando o Parque e Roteiros Turísticos Regionais.

 
 Candidatura avulsa
Em meio à tempestade política e as intermináveis denúncias de corrupção envolvendo políticos e partidos, surge mais uma para embaralhar a cabeça do eleitor. Trata-se da candidatura avulsa, ou seja, vai possibilitar que cidadãos não ligados a partidos, que nunca tiveram mandato, poderão disputar a presidência da República. Isso mesmo, e já a partir de 2018. O tema será analisado pelo na quarta (04) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Se vai vingar ou não, é outra história!

13º arquivado

Não durou 48 horas a ideia de garantir o pagamento de 13º salário e abono de férias aos vereadores, prefeito e vice-prefeito de Maringá. Ontem (02) o G1 Paraná adiantou que o presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PP), determinou sexta (29), o arquivamento da proposta, diante da recusa dos demais colegas em sustentarem publicamente o que haviam combinado a portas fechadas.

Congresso estadual
Os militantes do Movimento Brasil Livre (MBL) programaram para 16 de outubro, seu segundo congresso estadual. O ato será no auditório Professor Ulysses de Campos – UFPR (campus Botânico), em Curitiba.

Biometria lenta
A Justiça Eleitoral de Laranjeiras do Sul, divulgou ontem, que ainda faltam 55% dos eleitores de Rio Bonito do Iguaçu a fazer o cadastro biométrico. Quem não fizer o procedimento, poderá ficar sem direito a voto no pleito de 2018.

Biometria II
No sábado (30), a Justiça Eleitoral de Palmas fez plantão para cadastrar os eleitores no novo sistema. Até o final da última semana, apenas 54% haviam feito a biometria.

Pré-candidaturas PPS
Em dois encontros sexta e sábado (29 e 30 de setembro), o PPS lançou as pré-candidaturas de Cesar Silvestre Filho (prefeito de Guarapuava) e Marcelo Rangel (prefeito de Ponta Grossa) à disputa do governo do Estado em 2018. No primeiro, em Guarapuava, Cesar Filho foi saudado como o pré-candidato e o mesmo aconteceu no encontro de Ponta Grossa, com Marcelo Rangel.

Universitários
A Assembleia Legislativa recebe hoje (03), a partir das 19h, os estudantes para a aula magna que servirá de treinamento para o projeto Parlamento Universitário. Dentre os 1.303 acadêmicos que se candidataram, 54 estudantes e seus respectivos suplentes serão selecionados pelas próprias universidades e vivenciarão atividades diárias como se deputados fossem, de 30 de outubro a 10 de novembro.

Tradicional em risco
A classe política está realmente em descrédito com a população no Brasil. A Gazeta do Povo veiculou ontem dados do levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, mostrando que 59,4% dos brasileiros preferem votar em um candidato novo, mesmo que não seja conhecido em 2018. Apenas 34,4% dos eleitores disseram preferir um candidato com experiência política, entre as lideranças já conhecidas.

Sem suspeita
A mesma pesquisa mostra, ainda, que o eleitor deve ser exigente com quem tiver o nome envolvido em escândalos de corrupção. Pelo menos 73% garantem que não votariam em um candidato mencionado na Lava Jato, mesmo que a Justiça ainda não tenha demonstrado que ele é culpado.

R$ 59,7 bilhões
Este é o montante previsto para o Governo do Estado Arrecadar no exercício financeiro de 2018. O valor consta do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) que chegou ontem (29) à Assembleia Legislativa. O documento foi entregue ao diretor Legislativo, Dylliardi Alessi, pelo diretor-geral da Casa Civil, Wellington Otávio Dalmaz, dentro das determinações constitucionais que é encaminhar a proposta três meses antes do final do período legislativo.

Fatia maior
A educação terá R$ 8,5 bilhões. O montante representa 30% do orçamento, conforme prevê a Constituição. Já em saúde, o governo vai direcionar R$ 3,4 bilhões, equivalente a 12%, enquanto R$ 3,7 bilhões serão destinados à segurança pública.

Outubro Rosa
A campanha do Outubro Rosa de 2017 será aberta às 14h30 de segunda (02 de outubro), na Assembleia Legislativa. O ato, durante o grande expediente, foi solicitado pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e autora da lei que criou a campanha.

Rosa II
Antes do lançamento oficial da campanha, às 14h no Espaço Cultural da Alep, será aberta uma exposição alusiva ao Outubro Rosa, com lançamento da ação “Lenços da Solidariedade”, que visa angariar lenços que serão depois doados a mulheres em tratamento contra o câncer.

Contra a violência
A vice-governadora Cida Borghetti solicitou ao setor de radiodifusão do Estado a ampliação da divulgação de campanhas informativas de combate à violência contra a mulher e a exploração sexual infantil. “É importante a participação efetiva da imprensa na divulgação de campanhas informativas. Ações para denunciar os agressores e proteger as mulheres, as crianças e as famílias”, disse ela ontem, no 24º Congresso Paranaense de Radiodifusão em Curitiba.

Humildade
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), avaliou que os membros da Corte, como os últimos intérpretes da Constituição, devem “calçar as sandálias da humildade” e proceder com racionalidade e sobriedade ao deliberar sobre assuntos que tenham relação com os outros Poderes. Gilmar Mendes optou, segundo a imprensa nacional, por minimizar uma possível crise entre Judiciário e Legislativo.

FNDE

O diretor de Gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação, Leandro José Franco Damy, participou ontem, em Cascavel, de reunião técnica com de prefeitos e secretários de Educação da área de abrangência da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Ele falou sobre o PAR (Plano de Ações Articuladas).

Parlamento Universitário
Nada menos que 1.303 estudantes de várias instituições de nível superior se inscreveram para viver a experiência da atividade parlamentar na Assembleia Legislativa. A atividade acontece de 30 de outubro a 10 de novembro. A aula magna será terça (03 de outubro), a partir das 19h no Plenário da Casa.

 Na internet
As eleições do Coren-PR (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná) para nova diretoria (2018-2020) é domingo (1º de outubro). Será a segunda vez no Estado que o pleito acontece pela internet (computador, tabletes e telefones). Duas chapas (Chapa 1 e Chapa 3) disputam o comando do conselho pelo Quadro I (enfermeiros e enfermeiras) num colégio eleitoral de 13 mil profissionais aptos a votar.

Internet II
No chamado Quadro II e III (técnicos e auxiliares de enfermagem), com quase 37 mil eleitores, há apenas uma chapa inscrita – “Chapa 1 Unir e Avançar”.

O horror
Pesquisa do Instituto Paraná divulgada ontem (28) mostra que 43,1% dos brasileiros querem a volta do regime militar. Segundo o levantamento, apenas 51,6% afirmaram ser contra a intervenção militar provisória no Brasil. A pesquisa ouviu 2.540 eleitores de 25 a 28 de setembro e mostra que a democracia no país passa por um momento muito delicado. Fruto dos intermináveis casos de corrupção denunciados diariamente pelos veículos de comunicação.

Giacobo notifica
Coube ao paranaense Fernando Giacobo (PR), 1º secretário da Câmara dos Deputados, notificar o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) da denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, que acusa os peemedebistas de obstrução de justiça e organização criminosa.

Notifica II
“Acho que, quanto mais rápido passar essa questão, melhor para o País”, disse Giacobo ao Bem Paraná. “Continuo triste e estou aqui cumprindo meu papel institucional. Espero que isso se resolva e o combate à corrupção continue”, afirmou.

Beleza e estética
A deputada Claudia Pereira (PSC) recebeu, em seu gabinete no início da semana, Edgar Sucesso, Diretor da 11ª Feira Paraná Hair e Gilberto Martinez, Presidente da Associação dos Moradores das Vilas São Fernando e Santa Mônica (Amafemo). Na ocasião, foi convidada para participar do 1º Congresso da Beleza e Estética Aplicada do Paraná, que acontece no início de novembro em Foz do Iguaçu.

Beleza II
O evento, segundo Claudia, contará com workshops, concursos, cursos simultâneos e mini cursos. “Toda programação com objetivo de aperfeiçoar ainda mais os conhecimentos de profissionais da área da beleza e estética”, concluiu a deputada.

PRB na TV
O PRB levou ao ar ontem, em seu programa de TV, uma avaliação apontando os “acertos do governo”, como a redução dos juros e a queda da inflação. O presidente e ministro Marcos Pereira (Indústria e Comércio Exterior) defendeu o apoio ao presidente Temer. No Paraná, o partido se fortalece e será comandado por um grupo de empresários articulado pelo presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

Em Curitiba
No dia 6 de outubro, o senador Eduardo Lopes estará no encontro estadual em Curitiba e no dia 26 de outubro, o encontro municipal vai anunciar a nova direção e os novos filiados na capital. O PRB sinaliza que vai disputar as eleições de 2018 com chapa completa.

Polícia Civil
O deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD) homenageou os 164 anos da Polícia Civil do Paraná completados nesta semana. “Ser policial não é apenas exercer uma profissão, é uma vocação”, afirmou.

“O PT está carecendo, está precisando produzir não apenas novos programas, mas novos dirigentes. Gente com a cabeça no século 21, gente pensando para frente, gente mais esperta que eu, por exemplo”. Do ex-presidente Lula, em um momento muito próximo de confirmar a candidatura à presidência da República em 2018, refletindo que o quadro atual de militantes de partido está ultrapassado e, portanto, necessita de novas lideranças e ideias.

Boicote
Em discurso na Fundação Perseu Abramo, braço de formação do PT em São Paulo, onde participou do debate político “Brasil que o povo quer”, Lula abordou o assunto das lideranças quando, ao menos informalmente, petistas discutem a possibilidade de um boicote às eleições de 2018, caso o ex-presidente não consiga se candidatar.

Boicote II
O boicote, pregado publicamente pela presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, seria no sentido do partido não lançar candidato a nenhum dos cargos em disputa no ano que vem. Ou seja, o PT não teria candidato a presidente, no caso Lula, nem a governador, senador ou deputado federal e estadual.

À Câmara
Após dois dias de julgamento, por 10 votos a 1, o STF decidiu ontem pelo envio imediato à Câmara dos Deputados da segunda denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral da República (PGR) Rodrigo Janot contra o presidente Michel Temer. A partir de agora, ressalta o Jornal do Brasil, cabe à Casa decidir sobre autorização prévia para que a Corte julgue o caso, conforme determina a Constituição.

Casa própria
O governador Beto Richa e o ministro das Cidades, Bruno Araújo, entregaram ontem as chaves da casa própria para 2.089 famílias de Cascavel. Elas vão morar no Residencial Jardim Riviera, um dos maiores empreendimentos habitacionais do Brasil. Também participaram da entrega o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, e o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion e o prefeito Leonaldo Paranhos.

No trecho
O deputado Ratinho Junior (PSD) continua no trecho. De ontem até sábado (23), ele irá visitar quatro cidades no interior do Paraná. A primeira foi Apucarana, onde participou do encontro da mulher rural e encontro municipalista. Também conversou com a imprensa da região. Hoje (22) a agenda é em Rolândia, depois vai à Apucarana, visita Maringá e no sábado estará em União da Vitória.

Corrida aberta
O deputado estadual Paulo Litro cumpriu agenda ontem em municípios no Sudoeste do Estado. Em Palmas, entregou uma van para transporte sanitário. Em conversa com o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou e lideranças locais, disse que o cenário eleitoral de 2018 está aberto, com os eventuais candidatos muito próximos, como mostram as pesquisas recentes.

Beto isento
O deputado Rasca Rodrigues (PV) isentou, na quarta (20), o governador Beto Richa de qualquer tipo de irregularidade na construção de escolas estaduais que tiveram malversação de recursos. Ele afirmou ainda que a assinatura de aditivos chega ao chefe do Executivo após passar por uma série de instâncias técnicas.

Isento II
“Eu fui chefe do Departamento de Obras do governador Requião e cheguei a acompanhar 1.700 obras por mês, entre reformas, escolas novas e o procedimento é o mesmo de lá até aqui. Qual governador não assinaria após passar por todas estas instâncias? ”, indagou Rasca.

 

Culpa da Dilma
Agora vai. Anota a Folha de S.Paulo que, no último dia de sua caravana pelo Nordeste, o ex-presidente Lula admitiu que houve um “erro de dosagem” na política econômica do PT e que a atual crise econômica começou no governo de sua sucessora, Dilma Rousseff.

Dilma II
Em auditório no porto público de Itaqui, em São Luís (MA), Lula declarou que foram os excessos da política de subsídios e gastos estatais no governo Dilma que levaram à atual situação da economia.

Saída
Paradoxalmente, como solução para sair dessa mesma crise, defendeu que o país gaste agora parte de suas reservas internacionais em dólar e que ofereça mais crédito ao consumo, mesmo que isso faça a dívida pública subir acima do equivalente a 80% do PIB. E assim caminha a humanidade!

Memória da saúde
Os fatos e objetos históricos relacionados à saúde pública do Estado terão um acervo especial para sua conservação. Isto por que ontem (05), foi lançada em Curitiba a Rede Paranaense de Preservação da Memória da Saúde Pública do Paraná, que vai cuidar também de outras fontes de memória relacionados à saúde paranaense com o objetivo de preservar, registrar e contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e produção de conhecimento.

Memória II
A iniciativa é da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Secretaria da Administração e Secretaria da Cultura. “Esse é um importante esforço coletivo que vai preservar a memória da saúde em nosso Estado”, disse o secretário Michele Caputo Neto.

Criança
A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa discutiiu ontem proposta de alteração no Regimento Interno da Casa que pode ampliar as atribuições da comissão técnica. O projeto de resolução nº 7/2017 propõe a inclusão da defesa dos direitos dos deficientes entre as prioridades do grupo.

Criança II
O texto é de autoria da própria comissão que, de acordo com sua presidente, deputada Claudia Pereira (PSC), entende que as pessoas com deficiência precisam de muito mais apoio. “Um assunto pertinente, já que acabamos de comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência”, afirmou.

Amnésia seletiva
Voltou a circular na internet vídeo em que o ex-presidente Lula tece fortes elogios ao seu ex-ministro Geddel Vieira, enrolado em denúncias de corrupção. Pois bem, acontece que a senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, vem tratando Geddel como ‘ex-ministro de Temer’ e não poupa postagens para denunciar suas falcatruas.

Amnésia II
“Parece que a senadora perdeu a memória”, comenta um bocudo indignado com a postura de Gleisi. Geddel foi ministro da Integração Nacional do governo Lula, entre 2007 e 2010, e vice-presidente da Caixa Econômica Federal de março de 2011 a dezembro de 2013, quando a presidente era Dilma.

Amnésia III
O vídeo em questão é de 2010, quando Geddel deixou o primeiro escalão para disputar o governo da Bahia, Lula fez campanha para ele.

 
 Geração Atitude
A edição 2017 da iniciativa será lançada nesta segunda-feira (4), a partir das 14h30 no Plenário da Assembleia Legislativa. Além dos deputados, participam o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia; o promotor de Justiça Eduardo Cambi, coordenador do projeto no Ministério Público do Paraná; o diretor-geral da Casa Civil Wellington Dalmaz; a superintendente da Educação Ines Carnieletto; e o assessor especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude, Edson Lau Filho.

Cultura
A Assembleia começa votar segunda o projeto de lei nº 266/2017, do Poder Executivo, que institui o Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC-PR). A proposta, que tramita em regime de urgência, define as políticas públicas do segmento para os próximos dez anos, assegurando o estabelecimento de um sistema de gestão pública e participativa.

Cultura II
O plano prevê ainda o acompanhamento e a avaliação das políticas culturais, a proteção e a promoção do patrimônio e da diversidade cultural, e a inserção da cultura através de modelos sustentáveis.

Medicina
O deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB) participou quinta (31 de agosto), em Guarapuava, de audiência pública promovida pela Câmara Municipal para debater a implantação do curso de Medicina gratuito na Unicentro. Segundo ele, é uma necessidade mais do que demonstrada, considerando o vazio assistencial na área da saúde que há na região. O curso já está aprovado pelo Governo desde 2014.

Leite
A bacia leiteira de Palmas vai contar com uma série de medidas de apoio e serviços disponibilizados pela Prefeitura. O anúncio foi feito quinta pelo prefeito Dr. Kosmos Nicolaou, em reunião com produtores de leite. Entre os benefícios está a contratação do médico veterinário para atender especificamente o segmento.

Oficiais e praças
O governador Beto Richa assinou ontem (1º), no Palácio Iguaçu, decreto que efetiva a promoção de oficiais e praças da PM do Paraná. O ato contou com a presença da vice-governadora Cida Borghetti; do chefe da Casa Militar, coronel Elio de Oliveira Manoel; o comandante da PM, coronel Mauricio Tortato, e o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Fábio Mariano de Oliveira.

Oficiais II
O decreto beneficia 75 oficiais e 210 praças que vão ocupar novas funções dentro dos quadros da PM e do Corpo de Bombeiros. “Meus cumprimentos a esses profissionais, que têm todas as condições de exercer com dignidade e honradez o trabalho de servir as famílias paranaenses”, disse Richa.

Em Curitiba
No próximo dia 15, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, estará em Curitiba para palestrar na Associação Comercial do Paraná e no Instituto Democracia e Liberdade. No encontro, adianta Fábio Campana, o Alckmin também receberá os títulos de “Cidadania ACP” e “Defensores da Liberdade”.

Delação
A revelação dos teores da delação premiada de Eduardo Lopez de Souza, dono da Construtora Valor, investigada na Operação Quadro Negro, agitou os bastidores da política do Paraná ontem (01). À imprensa, os citados negaram as acusações afirmando que a manobra é uma tentativa do empresário “amenizar” suas penas.

Ratinho na Alep
Setembro será um mês decisivo na corrida à sucessão do governador Beto Richa (PSDB). Isto por que o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, que aparece liderando as pesquisas de intenção de voto, decidiu retomar o mandato na Assembleia Legislativa. A data para o regresso é terça-feira (05). De acordo com comentários de bastidores da Casa de Leis, Ratinho Júnior passa a cuidar exclusivamente de sua campanha como candidato ao Governo do Estado em 2018.

Super-bancada
Na Assembleia Legislativa, Ratinho Júnior vai comandar a maior bancada de parlamentares. São oito do PSD e cinco do PSC – Alexandre Guimarães, Cobra Repórter, Delegado Recalcatti, Guto Silva, Hussein Bakri, Luiz Carlos Martins, Márcio Nunes e Ney Leprevost (PSD) e Claudia Pereira, Gilson de Souza, Evandro Araújo, Palozi e Wilmar Reichembch (PSC).

Suplente
Quem fica sem mandato, com a volta de Ratinho Júnior para a Assembleia Legislativa, é o deputado Luis Raimundo Corti, primeiro suplente do PSC.

Nem aí
Esta semana voltaram a circular boatos de que Beto Richa não será candidato a uma das vagas ao Senado no ano que vem. A fonte da boataria, segundo um bocudo de plantão, é de dentro do Palácio Iguaçu. O interessado, claro, quer ficar no cargo até o final de 2018, já temendo ser defenestrado quando Richa renunciar ao cargo em meados do primeiro semestre do próximo ano.

Veto derrubado
A deputada Claudia Pereira (PSC) comemorou, nesta segunda (28), a derrubada do veto ao projeto de lei 482/16, assinado em coautoria Pastor Praczyk e Gilson de Souza, que disciplina a utilização do colar de proteção e de blindagem na realização de exames com emissão de radiação. “Os itens de blindagens de radiação servem para proteção da tireoide, gônadas e cristalino durante exames de radiografia”, ressaltou.

Derrubado II
De acordo com Claudia, existe uma portaria do Ministério da Saúde, que regulamenta e determina o uso e a proteção das pessoas. “Nosso projeto reforça a obrigação dos profissionais de saúde de orientar os pacientes sobre a necessidade de usar o colar de proteção”, alertou. O veto recebeu apenas um voto favorável. “Agora o presidente da Assembleia deverá promulgar a lei, que passará a valer em todo o Paraná”, concluiu a deputada.

Cerveja e futebol
A Assembleia Legislativa aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 50/2017, que libera a venda e o consumo de cerveja nas arenas desportivas e estádios de futebol do Paraná. O projeto passará ainda por uma votação de redação final antes de seguir para sanção do governador Beto Richa.

Futebol II 
De acordo com o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), um dos autores da proposta, a proposta garante o direito do torcedor que vai ao estádio para lazer e por admirar o esporte. “O interesse disso é justamente do torcedor que, pacificamente, acompanha seu time e o esporte como um todo”, disse.

Última forma
Bateu na trave, por assim dizer, a intenção do presidente Michel Temer (PMDB), de extinguir uma área de conservação na Amazônia. Depois da polêmica, os minisros de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, e Meio Ambiente, José Sarney Filho, anunciaram que o governo revogará o decreto para acabar com a reserva e publicará um novo texto em que detalha as condições para exploração mineral da área da Renca (Reserva Nacional de Cobre e Associadas). Localizada nos Estados do Pará e Amapá, a Renca ainda será extinta pelo novo decreto, previsto para ser publicado ainda ontem (28).

Ameaçada
A área de quase 4 milhões de hectares equivale ao tamanho do Espírito Santo ou da Dinamarca e tem grandes reservas naturais e terras indígenas, repercutiu a imprensa nacional. Criada em 1984, ainda durante o regime militar, mantinha área de alto potencial para exploração de ouro e outros minérios (como ferro, manganês e tântalo) em posse da União.

Expointer 2017
O prefeito de Palmas, Dr. Kosmos Nicolaou, aproveitou o giro pelo Rio Grande do Sul para visitar, em Esteio, a 40ª Expointer. No evento, se reuniu com o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo e criadores de Palmas. “Definimos metas para colocar nossa cidade no cenário nacional. Além disso, aproveitei para prestigiar e visitar os amigos que estavam fazendo sucesso por lá”, disse.

Ao Papa
Agora vai! Mesmo sendo evangélico, o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso em Curitiba, se sentiu obrigado a recorrer ao representante máximo da Igreja Católica. Sua queixa é pela recusa do ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no STF, de colocar seu pedido de liberdade em julgamento.

Ao Papa II
Em carta, Eduardo Cunha ‘confessa’ em tom de insinuação que Fachin tem relações com os donos da JBS e reclama da lógica por trás das negociações dos acordos de delação premiada, que, no seu caso, mostraram-se infrutíferas até agora.

“Eu topo”
“Hoje não tenho pretensões políticas, fui convidado por quatro partidos, mas educadamente recusei. Não descarto no futuro servir em diferentes posições públicas ou privadas”. Do procurador Deltan Dallagnol, responsável pelo polêmico power point contra o ex-presidente Lula (PT), admitindo pela primeira vez uma eventual candidatura política.

Em Nova York
A bandeira do Paraná foi hasteada ontem (28) em frente ao prédio da Bolsa de Valores de Nova York, em razão do Copel Day. A data marca os 20 anos do começo da venda das ações da estatal na Bolsa. O governador Beto Richa participou do evento que apresentou o potencial do Paraná para investidores

Vinhos
Faltando poucos dias para a o início da terceira edição da Feira Oda al Vino, ainda dá tempo de adquirir a entrada para participar do maior evento dedicado ao vinho das Três Fronteira. O encontro acontece nos dias 1º e 2 de setembro, no Iguassu Urban Mall, em Puerto Iguazú, Argentina.

 

Zonas eleitorais
O presidente do Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira e integrantes da bancada paranaense entregaram ao presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, nesta semana em Brasília, uma proposta alternativa para evitar a extinção de zonas eleitorais no Estado. O documento evita que 87 dos 103 pontos de votação sejam eliminados. No encontro, eles lembraram que Gilmar Mendes se compromeveu, em junho, manter a estrutura e servidores da Justiça Eleitoral do Paraná. A intenção é evitar o prejuízo dos municípios, principalmente os com menos eleitores.

Sem campanha
O Tribunal Superior Eleitoral (TST) paralisou a campanha salarial dos funcionários dos Correios, referente ao Acordo Coletivo de Trabalho 2017/18, até 31 de dezembro deste ano. A medida atendeu recomendação do vice-presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira e foi anunciada ontem (22), após audiência de mediação entre trabalhadores e diretoria do órgão, numa tentativa de resolver conflitos sobre o plano de saúde da categoria.

Sem cobrança
Os trabalhadores dos Correios são contra a cobrança de mensalidade do plano de saúde cujo custeio já é compartilhado entre a Empresa e os funcionários

Menos Itaipu
O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, informou ontem que a Itaipu Binacional deve ficar de fora da privatização da Eletrobras. Ele explicou que Itaipu vai ficar de fora porque o tratado internacional que rege a parceria de Brasil e Paraguai supera as leis dos dois países e uma mudança exigiria a aceitação do vizinho.

“Absurdo”
Aliás, sobre a privatização da Eletrobras, o deputado Luciano Ducci (PSB-PR) reagiu com indignação ao anúncio do ministro. “As ineficiências acumuladas nos últimos 15 anos decorrem de um problema de gestão, a solução não é vender a estatal”, diz.

Avanço
O governador Beto Richa afirmou segunda (21) que com diálogo, respeito e políticas públicas de atração de investimentos, o Paraná avançou na geração de empregos em comparação ao resto do País. “Apesar da recessão nacional que deixou 14 milhões de brasileiros desempregados, segundo o Caged, tivemos uma geração positiva de emprego todos os meses do ano”, disse.

Collor vira réu
O STF decidiu ontem aceitar a denúncia proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente e senador Fernando Collor (PTC-AL), no âmbito da Operação Lava Jato. O julgamento, segundo o Estadão/Veja, ocorreu na Segunda Turma do STF e foi resolvido por unanimidade: os ministros Edson Fachin, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli votaram para que Collor se tornasse réu.

Dança
Começa sexta (25) e segue até domingo (27), no Canal da Música, o 34º Festival de Dança de Curitiba com a participação de 62 grupos, 90 espetáculos nas categorias infantil, juvenil, adulto e terceira idade em diversas modalidades de dança. “Vamos valorizar a diversidade cultural”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

 
Tucanos fora
Lideranças do PMDB e do Centrão, grupo que reúne parte do PP, PSD, PR e PRB, subiram o tom e passaram a cobrar publicamente que o PSDB entregue os quatro ministérios que possui – Cidades, Secretaria de Governo, Relações Exteriores e Direitos Humanos. A reação veio após programa partidário dos tucanos, veiculado quinta (17) em rede nacional. Na peça, lideranças do PSDB tecem duras críticas ao governo Michel Temer (PMDB). O deputado João Arruda do PMDB do Paraná, também cobrou de Temer uma “punição” ao PSDB.

Coerência
Na avaliação de João Arruda, é uma “falta de coerência absurda” do presidente concordar com a punição aos seis deputados do PMDB que votaram a favor da denúncia por corrupção passiva contra ele na Câmara e não punir os tucanos que o criticam. “Não tem sentido agir com rigor em relação aos colegas e passar a mão na cabeça de quem ocupa espaço enorme e ainda critica o modelo de gestão”, disse.

Leiloeiro
Os deputados votam nesta segunda (21), em segunda discussão, projeto de lei do líder do Governo, Luiz Claudio Romanelli (PSB), que dispõe sobre o exercício do ofício de leiloeiro público oficial. De acordo com a proposta, a realização de leilões deve atender às normas da Junta Comercial do Paraná, bem como das legislações que regem os atos de leiloeiro, sob pena do cancelamento da matrícula do leiloeiro responsável.

Transparência
A imprensa nacional destacou, no final de semana, a reação da presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministra Cármen Lúcia, que publicou portaria que obriga tribunais de Justiça a enviar ao órgão, em um prazo de dez dias, dados sobre pagamentos a juízes. As informações ficarão disponíveis no site do CNJ e poderão ser usadas em procedimentos internos de investigação.

Reação
A medida foi adotada após a polêmica em torno de altos valores pagos a juízes de Mato Grosso. A portaria estabelece que os tribunais encaminhem as folhas de pagamento de janeiro a agosto deste ano, especificando separadamente os valores referentes aos salários e as verbas especiais.

Nada disso
Para 74,3% dos 2.802 entrevistados pelo Instituto Paraná Pesquisas, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não persegue o presidente Michel Temer (PMDB). Outros 22,7 afirmaram que Janot persegue Temer e 3% não responderam ou não sabem. A pesquisa foi feita entre os dias 15 e 17 de agosto.

Sem chance
O Instituto perguntou a 2.802 brasileiros a opinião sobre o financiamento público de campanha: 87,4% responderam contra e somente 8,9%, a favor, outros 3,7% não souberam responder ou não opinaram. A pergunta foi feita entre os dias 15 e 17 de agosto.

Aí não
“Eu sou a favor do fundo eleitoral desde que [o dinheiro] chegue a todos aqueles que pretendem ser candidatos. Porque se for para concentrar só no dirigente do partido político, aí fica injusto. Se no PMDB do Paraná tiver dez candidatos e o Requião for dar dinheiro só para o filho dele, aí não resolve”. Do deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR), em entrevista, dizendo ser a favor dofundo eleitoral público para as campanhas de 2018.

Abre alas
A senadora Gleisi Hoffmann (PT) está na linha de frente das investigações da Operação Lava Jato. Ela será ouvida no final deste mês pelos ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) no processo em que a Procuradoria-Geral da República a acusa de receber R$ 1 milhão em propina para a sua campanha ao Senado, em 2010. Esse é o primeiro interrogatório de réus agendado pela Corte nos processos da Lava Jato que tramitam em Brasília, adianta Kelli Kadanus na Gazeta do Pogo.

Abre II
Gleisi é ré desde setembro do ano passado e o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato na Corte, já ouviu todas as testemunhas de acusação e defesa indicadas na ação penal. Não há prazo para que o processo chegue ao fim, mas interlocutores de Fachin preveem que uma sentença pode sair até dezembro deste ano.

Oportunidade
Mais de 2,7 mil candidatos irão participar, neste domingo (20), do Processo Seletivo Simplificado (PSS) de Palmas. Estarão em disputa 106 vagas para 17 diferentes funções. As provas serão das 9h às 13h.

Em queda
A taxa de desocupação no Paraná caiu de 10,3% para 8,9% entre o primeiro e segundo trimestre de 2017, mostra pesquisa divulgada quinta (17) pelo IBGE. Para Julio Suzuki Júnior, presidente do Ipardes, os dados confirmam a retomada do mercado de trabalho no Estado, já verificada pelos dados de emprego formal medidos pelo Caged/Ministério do Trabalho.

Hospital da PM
Antigas reivindicações do Hospital da Polícia Militar, em Curitiba, começam a sair do papel. O deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD) assegurou junto ao Governo Estado investimentos de R$ 220 mil na unidade que atende praças, oficiais, inativos e seus familiares, no bairro Jardim Botânico.

Turismo
A Assembleia Legislativa vota, em redação final na segunda (21), o projeto de lei 307/2016 dos deputados Claudia Pereira (PSC) e Ademar Traiano e Paulo Litro (PSDB), que institui a Região Turística “Vales do Iguaçu”. A iniciativa abrange Ampére, Barracão, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara D’Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Pérola D’Oeste, Pranchita, Realeza, Renascença, Santo Antonio do Sudoeste, São João, São Jorge D’Oeste, Sulina, Verê e Vitorino.

No campo
Técnicos do Incra estão, desde quinta (17) na região de Rio Bonito do Iguaçu, realizando em parceria com professores e a coordenação do MST, o cadastro de mais de 600 famílias acampadas nos espaços do Guajuvira, Eucaliptos e Herdeiros 1, no Herdeiros da Terra.

Aeroporto
O Aeroporto Regional Sílvio Name Júnior, em Maringá, vai receber cerca de R$ 120 milhões para obras de ampliação da pista e outras melhorias. O termo de compromisso foi assinado ontem (18) pela vice-governadora Cida Borghetti, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella; e o prefeito de Maringá, Ulisses Maia.

Temporais
Os órgãos de meteorologia emitiram ontem (18) um alerta para a chegada de uma frente fria e a formação de áreas de instabilidade, que vão provocar uma grande mudança no tempo no Sul do Brasil. Existe a possibilidade de temporal em toda a Região.

Temporais II
Neste sábado (19), muitas nuvens vão se formar logo cedo aumentando no decorrer do dia com previsão de chuva forte a qualquer hora. No oeste de Santa Catarina e do Paraná, o dia começa debaixo de chuva, inclusive em Foz do Iguaçu. Existe possibilidade de geada na segunda (21).

Vamos parar
A reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fez chegar aos estudantes que vai parar as atividades já em setembro, o que inclui as aulas nos cursos de graduação e pós-graduação, pagamento de bolsas e atendimento no restaurante universitário, limpeza e manutenção dos prédios e campus. A instituição alega que não tem mais dinheiro para pagamento de funcionários terceirizados, de fornecedores, entre outras despesas e pediu apoio do DCE (diretório central dos estudantes) e centros acadêmicos. E culpa, é claro, o atraso nos repasses do governo federal.

Cidadania
O Mutirão da Cidadania do Estado e prefeitura de Curitiba, no Bairro Novo, terminou sábado (12) com 35 mil atendimentos em mais de 130 serviços nas áreas da saúde, educação, segurança, trabalho, assistência social e meio ambiente, Copel, Sanepar, Detran e Procon. O governador Beto Richa foi até o local, junto com o prefeito Rafael Greca, e avaliou o sucesso do mutirão e confirmou novas ações do porte em todas as regionais da capital.

Cidadania II
Aproximadamente 3,6 mil carteiras de identidade e 600 carteiras de trabalho foram feitas no mutirão no mutirão.

Sem chance
Em nota divulgada sábado, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o Mercosul rejeita o uso da força para restabelecer a democracia na Venezuela, informa a imprensa nacional. A declaração ocorreu um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter dito que considera muitas alternativas para a Venezuela, incluindo uma opção militar.

Diálogo e…
… diplomacia. “Os países do Mercosul consideram que os únicos instrumentos aceitáveis para a promoção da democracia são o diálogo e a diplomacia. O repúdio à violência e a qualquer opção que envolva o uso da força é inarredável e constitui base fundamental do convívio democrático, tanto no plano interno como no das relações internacionais”, afirmou o Itamaraty na nota.

Prudentópolis
A deputada Claudia Pereira (PSC) destacou os 111 anos de emancipação da cidade, comemorados sábado (11). No Facebook, lembra que Prudentópolis é conhecida como “terra das cachoeiras” e “Capital do Feijão Preto”, título concedido por ela em projeto aprovado na Assembleia Legislativa. “Parabéns Prudentópolis e toda população que constrói no dia a dia, a história dessa bela cidade!”, disse.

Bye, bye…
… Brasil. Se você pudesse escolher, continuaria a morar no Brasil ou se mudaria daqui? O Instituto Paraná Pesquisas fez essa pergunta para 2.468 brasileiros na semana passada e constatou que um terço já se imagina em outro país. Segundo Lauro Jardim, em O Globo, 34,6% disseram que morariam no exterior, enquanto 62,8% não desistiriam do Brasil (2,6% não opinaram).

Não mesmo
A pouco mais de um ano das eleições para a Presidência, os governos estaduais e o Congresso Nacional, os brasileiros manifestam rejeição generalizada à classe política, independentemente de partidos, e ao atual modelo de governo. Segundo pesquisa do instituto Ipsos, apenas 6% dos eleitores se sentem representados pelos políticos em quem já votaram, revela Daniel Bramatt ,no Estadão.

Da ovada…
… à gemada! “(…) tinha aprendido a fazer do limão uma limonada. E agora, na área pública, eu aprendi que da ovada, se faz a gemada”. Do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), ao anunciar a doação de 10 mil ovos pela Granja Mantiqueira, dias após levar uma ovada em Salvador. Com a doação, foram feitas 5,5 mil omeletes doadas à moradores de rua de São Paulo.

Zona Franca
A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara aprovou ontem (10), por unanimidade, o parecer favorável ao projeto de lei que propõe a criação de uma Zona Franca em Foz do Iguaçu. A proposta, do primeiro-secretário, o deputado federal Giacobo (PR), será analisada também pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; de Constituição, Justiça e Cidadania, e está sujeita à apreciação conclusiva pelas comissões, ou seja, sem a necessidade da votação no plenário da Casa.

Livre comércio
O projeto da Zona Franca em Foz prevê uma área de livre comércio de exportação e de importação e de incentivos fiscais especiais. A intenção é abrir caminho para a formação de um polo industrial na região.

Deixa para lá
A Polícia Federal isentou o senador Aécio Neves (PSDB-MG), no caso Furnas. Em relatório enviado ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o delegado Alex Levi Rezende concluiu que ‘não é possível atestar que senador realizou as condutas criminosas que lhe são imputadas’.

Para lá II
“A partir do conteúdo das oitivas realizadas e nas demais provas carreadas para os autos, cumpre dizer que não é possível atestar que Aécio Neves da Cunha realizou as condutas criminosas que lhe são imputadas”, diz a conclusão do inquérito. Assim caminha a humanidade!

Vigilância Sanitária
A deputada Claudia Pereira (PSC) defendeu esta semana, a participação do diretor do Centro Estadual de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Paulo Costa Santana, no papel principal da Vigilância Sanitária. “Esta é uma questão importante para a saúde pública dos paranaenses e o Paulo Santana tem todas as condições de desenvolver um excelente trabalho”, disse.

163 anos
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli (PSB), destacou ontem o trabalho dos policiais militares no Paraná. “A Polícia Militar do Paraná comemora hoje 163 anos de muito trabalho e dedicação à segurança dos paranaenses”, disse.

Sem chance
O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou um novo pedido do ex-presidente Lula (PT) para declarar o juiz Sergio Moro como suspeito em processos da Lava-Jato que o envolvem. Assim, Fischer concordou com decisão anterior do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Por Loures
A Advocacia-Geral da União se somou à defesa do ex-deputado Rodrigo da Rocha Loures (PMDB) para defender o ato da Câmara dos Deputados que determinou que ele recebesse salário mesmo depois que teve o mandato suspenso pelo STF. Uma ação popular pede que Loures devolva os valores. As informações são de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.

Na Urbs
Adianta o blogueiro Fernando Tupan que o 2º secretário da Câmara de Curitiba, Bruno Pessuti (PSD), colocou seu nome para ser substituto de José Andreguetto, na Urbs. Até agora o prefeito Rafael Greca (PMN) não se manifestou sobre o assunto.

 
No trecho
O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, continua correndo o trecho. Esta semana cumpriu agenda com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Xisto Pereira e também com o presidente estadual do PSDB e presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano. Os temas tratados oficialmente foram a manutenção de zonas eleitorais ameaçadas de extinção pelo TSE e projetos futuros de interesse da população do Paraná. Ratinho é pré-candidato ao Governo do Estado em 2018.

Três pedidos
O senador Roberto Requião já acumula três pedidos de expulsão do PMDB e um deles é assinado pelo presidente da Secretaria Nacional da Juventude, Francisco de Assis Costa Filho. Os pedidos foram enviados ao Conselho de Ética do partido e aguardam indicação do relator pelo presidente nacional da sigla, Romero Jucá. Após o documento ser formalizado pela relatoria, Requião será notificado.

Debate e…
… atividades extraclasse. Os estudantes da rede pública de Palmas querem mais debates em sala de aula e atividades extraclasse, como passeios orientados e visitas técnicas. Os dados integram pesquisa inédita realizada com duas turmas do 2° ano do médio.

Entre os 15
Dois deputados federais do Paraná estão entre os melhores do Brasil em suas avaliações entre os parlamentares do Congresso, pelo site Ranking de Políticos, dedicado a classificar e comparar gestores de todo Brasil. São eles Evandro Roman e Sandro Alex (ambos do PSD). Eles ocupam o 13º e 15º lugares na lista.

Sem chance
O PMDB terá candidatos aos governos estaduais em todos os estados em 2018. A estratégia servirá para fortalecer provável candidatura própria para presidente em 2022. Se depender do presidente nacional, Romero Jucá, estarão proibidas as coligações com PT e PCdoB.

Vingança pornô
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado aprovou ontem (09), substitutivo ao projeto que torna crime a “vingança pornográfica” que consiste na divulgação e na exposição pública da intimidade sexual. O autor da proposta, já aprovada na Câmara, é o deputado João Arruda (PMDB-PR).

De saída
Por motivos pessoais, o presidente de Urbs, José Antonio Andreguetto, pediu o desligamento do cargo e será substituído interinamente pelo diretor de Transporte Antonio Carlos Pereira de Araújo. Há 30 dias, Andreguetto encaminhou um pedido de afastamento ao prefeito Rafael Greca.

Democracia contemporânea
A Assembleia Legislativa promove hoje (10), em parceria com o programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR, o “II Seminário da Escola do Legislativo – Poder Legislativo e Democracia Contemporânea”. O evento começa às 9h no Plenarinho.

É presidente
O TRE-PR certificou que o prefeito Rafael Greca é o novo presidente municipal do PMN de Curitiba. De acordo com Fernando Tupan, no Bem Paraná, Greca substitui o ex-vereador Chico do Uberaba. Agora a legenda será reestruturada, deverá crescer e aumentar os números de filiados. Para a eleição do ano que vem, o partido pretende eleger pelo menos 3 deputados estaduais e um ou dois federais.

Araupel
Vai longe a novela envolvendo área rural em Quedas do Iguaçu. O TRF da 4ª Região confirmou em parte a sentença da 1ª Vara Federal de Cascavel, que decidiu que a Fazenda Rio das Cobras, em Quedas do Iguaçu, é propriedade da União. A área de 63 mil hectares está no centro de um conflito entre o Incra e a empresa Rio das Cobras Florestal Ltda, que pertence a Araupel. Apesar de entender que o território não pertence a madeireira, a decisão entendeu que a empresa deve receber R$ 75 milhões pelas benfeitorias na fazenda.

Da União
De acordo com o Incra, a propriedade originalmente era da União.

Ferrovia
Em 1889, por um decreto imperial, ela foi transferida para a Cia. Estrada de Ferro para a construção do ramal ferroviário Porto União – Foz do Iguaçu, que acabou não sendo construído. Com isto, o governo federal Provisório declarou, em 1931, a caducidade das concessões, retornando o patrimônio ao poder público federal.

Com Osmar
A instável relação no clã Requião teve mais um movimento nesta segunda-feira. Depois de perder a eleição do diretório do PMDB de Curitiba para o filho do senador Roberto Requião, o sobrinho e deputado João Arruda visitou o ex-senador Osmar Dias que, assim como Requião, é pré-candidato ao governo do Estado em 2018.

Panos quentes
“A conversa foi sobre a reforma política, a ser debatida nos próximos dias no Congresso Nacional, com novas as regras que entrarão em vigor para as eleições de 2018”, adianta nota da assessoria de Osmar Dias.

Na mira?
Enquanto busca seu espaço, João Arruda vai levando alfinetadas dentro do partido e também da família. A esposa do senador Roberto Requião, dona Maristela prega fidelidade absoluta. Em uma rede social, escreveu que deputados que votarem (ou votaram) a favor de Temer não mereceriam confiança.

Farra aérea
O ex-deputado Dr. Rosinha, atual presidente do PT do Paraná, está na lista de 72 ex-deputados denunciados pelo Ministério Público Federal por desvio de dinheiro (peculato) e uso irregular da cota de passagens aéreas. São 28 denúncias criminais contra eles, anota Eduardo Militão, no Estadão. Entre os denunciados estão dois ex-ministros dos governos petistas, Ricardo Berzoini e Aldo Rebelo e o ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha.

Aérea II
As denúncias criminais apontam R$ 8,36 milhões gastos irregularmente com 13.877 bilhetes aéreos usados entre 2007 e março de 2009. Dr. Rosinha usou 212 passagens no período ao custo de R$ 104.157,40. Um grupo de seis ex-deputados gastou mais de R$ 200 mil cada um com as passagens nos dois anos.

Sustentabilidade
A deputada Claudia Pereira (PSC) participou, na última semana ao lado do diretor da Itaipu, Fernando Vianna e outras autoridades, de reunião para tratar sobre um projeto novo que pode ajudar, além do meio ambiente, ONGs, entidades e associações na captação de recursos. “O projeto trata da coleta coordenada de óleo usado. O recipiente é um funil com tampa, em forma de esfera na cor azul. É um estímulo à boa prática ambiental”, disse Claudia.

Dia 28
Esta é a data definida para o depoimento da presidente nacional do PT e senadora, Gleisi Hoffmann (PR), e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, no Supremo Tribunal Federal. O casal é processado pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Eles foram acusados de ter articulado o recebimento de doação ilegal no valor de R$ 1 milhão para a campanha da senadora em 2010.

Contra o câncer
O Tecpar vai produzir e fornecer ao SUS o Trastuzumabe, medicamento usado para o tratamento do câncer e que hoje é importado pelo Brasil.

Em alta
Pesquisa do Instituto Desenvolver aponta a aprovação de 79% do prefeito de União da Vitória, Santin Roveda. O levantamento no mês de julho, mostra ainda que a saúde é a área com melhor desempenho. Para 32%, a saúde é o “serviço no qual a atual administração está se saindo melhor”. Educação (10%), calçamento e asfalto (8%), e limpeza urbana (6%) seguem como as áreas melhor avaliadas,

Fica aí
O Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) prorrogou por mais um ano a força-tarefa que atua na Operação Lava Jato em Curitiba. A decisão foi proferida durante reunião do colegiado, em Brasília. A força-tarefa que atua na capital do Paraná, lembra o Estado de S.Paulo, é coordenada pelo procurador Deltan Dallagnol e investiga processos sob tutela do juiz federal Sérgio Moro. O grupo foi criado em abril de 2014, quando começaram as operações da Lava Jato, que apuram o esquema de corrupção na Petrobras e seus desdobramentos.

Agora vai
Por que as coisas são assim. O pré-candidato ao Palácio Iguaçu, Osmar Dias (PDT), já tem um bom motivo para deixar o PDT e ir para o Podemos: o apoio do partido à ditadura de Nicolas Maduro, na Venezuela. Em um artigo, ele se diz indignado com “a posição adotada pela cúpula” da legenda, ao apoiar a Assembleia Constituinte, para Maduro se perpetuar no poder.

Vai II
Deputados consideram que esta foi a gota d’água para ele puxar o time. PDT, PT e PCdoB apoiaram a decisão do presidente venezuelano.

Dois para cá …
… dois para lá! Após uma parada de 15 dias, os deputados estaduais retomam as sessões plenárias nesta terça-feira. O semestre começa com articulações para o governo do Paraná. Nos bastidores da Assembleia, revela o blogueiro Fernando Tupan, o que importa são os movimentos dos parlamentares. Um grupo acena para o pré-candidato Ratinho Junior (PSD), outro, para Osmar Dias (PDT). As possíveis candidaturas de Roberto Requião (PMDB) ou de Cida Borghetti (PP), não tem empolgado muitos.

Investimento
A Renault investe R$ 750 milhões em uma nova fábrica de injeção de alumínio e na expansão da sua unidade de motores em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento é apoiado pelo programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado. O protocolo de intenções foi assinado nesta terça-feira, 1º de agosto.

Agosto Azul
O incentivo ao cuidado com a saúde do homem é lei no Paraná. Em 2012, o Agosto Azul foi instituído pela lei nº 17.099 e desde então, a Secretaria Estadual de Saúde organiza ações de promoção à saúde voltadas ao público masculino. Para 2017, a campanha incentiva a paternidade responsável com o mote ‘Pai, seja presente!’.

Trutas
A temporada de pesca de trutas em Palmas começou ontem. O período de abate vai até o final de dezembro. Para este ano, de acordo com o criador João de Amadeu Furkin, serão disponibilizadas aproximadamente 10 toneladas do peixe.

Seja o Primeiro a comentar on "Boca Maldita"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*