2 CAMINHÕES COM AJUDA HUMANITÁRIA SÃO QUEIMADOS NA FRONTEIRA DA VENEZUELA

Tensão e conflitos permanecem; Caminhões brasileiros passaram

Dois caminhões foram queimados neste sábado (23.fev.2019) na fronteira da Colômbia com a Venezuela, quando tentaram romper os bloqueios militares para fazer entrar a ajuda humanitária.

Os caminhões faziam parte de uma caravana de 4 automóveis que tentava passar pela ponte Santander, que liga Cúcuta (Colômbia) à Ureña (Venezuela). Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a informação foi confirmada pelo Departamento de Migração da Colômbia.

Fortes confrontos estão ocorrendo nas fronteiras entre Venezuela, Brasil e Colômbia para tentar conter a entrada da ajuda humanitária. Gás lacrimogêneo e balas de borracha estão sendo usados nos conflitos.

O presidente Nicolás Maduro fechou as fronteiras com Brasil e Colômbia na 6ª feira (22.fev.2019). Para ele, o envio das doações é uma interferência externa na política e soberania da Venezuela.

Nesta tarde, Maduro afirmou que os Estados Unidos são imperialistas e que enviam ao país comida “podre e cancerígena que sobrou do Exército”.

O presidente autodeclarado da Venezuela, Juan Guaidó, que coordena a ação de chegada de suprimentos à Venezuela em diversos locais da fronteira, chamou o regime de “usurpador” pelo Twitter.

Suprimento brasileiro

O governo brasileiro enviou à Venezuela 2 caminhões com alimentos básicos –arroz, feijão, café, leite em pó, açúcar e sal– e kits de primeiros-socorros por meio de Pacaraima, em Roraima.

No fim da tarde deste sábado, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência divulgou nota (íntegra) dizendo que os caminhões “cruzaram a fronteira, adentrando o país vizinho, sem incidentes na travessia”.

“Inicia-se uma segunda fase da operação com os últimos preparativos de logística para a entrega dos produtos que se encontram armazenados na capital do estado [Roraima], Boa Vista”, diz.

Veja 1 mapa com os países e cidades que fazem fronteira com a Venezuela:

(Com Poder360)

Seja o Primeiro a comentar on "2 CAMINHÕES COM AJUDA HUMANITÁRIA SÃO QUEIMADOS NA FRONTEIRA DA VENEZUELA"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*